Home  ›  Gestão do tempo  ›  Controle de ponto  ›  Registro de ponto | Tudo o que precisa de saber
Controle de ponto Gestão do tempo

Registro de ponto | Tudo o que precisa de saber

Registro de ponto

O registro de ponto dos funcionários é uma medida que procura proteger a força de trabalho e, se bem utilizado, pode se tornar uma poderosa ferramenta motivacional.

O registro de ponto dos colaboradores devidamente implementado pode fazer a diferença na carreira do funcionário e, consequentemente, na organização.

A gestão de ponto visa proteger os trabalhadores, combater a insegurança no trabalho e ajudá-los a ter um melhor desempenho. No entanto, implica uma série de obrigações que tornam muito importante a escolha do método certo e a sua correta implementação. Descubra como conseguir isso com nosso software de registro de ponto.

O que é um registro de ponto?

O registro de ponto é uma forma de monitorar e de controlar as horas de trabalho dos colaboradores. Durante todo o dia de trabalho, um funcionário registra as horas de entrada e saída, assim como os intervalos, descansos e as horas extras.

Registro de ponto online

E o sistema ou solução que é responsável pela coleta e gestão destes dados é chamado sistema de registro de ponto ou software de registro de ponto.

Guia para o registro de ponto de colaboradores | 6 passos para a sua implementação

Conhecer bem a lei de gestão de ponto

Em primeiro lugar, para poder adotar corretamente um sistema de registro de ponto dos funcionários, é importante ter um bom conhecimento dos regulamentos aos quais deve ser adaptado.

Neste momento, segundo a legislação em vigor:

  • As empresas com mais de 20 colaboradores são obrigadas por lei a implementar um sistema de registro de ponto;
  • Nenhum sistema de registro de ponto pode restringir a marcação do ponto a um determinado horário. Do mesmo modo, também não pode permitir que esta marcação seja feita de forma automática;
  • O colaborador deve registar sempre, e de forma fiel, o horário cumprido em cada dia;
  • A lei não contempla especificamente os atrasos, mas as empresas podem ter as suas próprias políticas relativamente a isso;
  • Colaboradores externos, com altos cargos nas empresas ou colaboradores em regime de home office, podem estar isentos do registro de ponto.
O que é o ponto eletrônico
Legislação e uso deste dispositivo físico para registro

Análise dos postos de trabalho

Dependendo das tarefas e funções de um funcionário, ele pode precisar estar no escritório ou pode desempenhar suas funções remotamente.

Por exemplo, uma empresa pode ter uma equipe de técnicos de TI que tem que estar no local durante todo o dia de trabalho para lidar com incidentes que possam ocorrer. Entretanto, se esta empresa fosse, por exemplo, um jornal, muitos de seus funcionários poderiam trabalhar remotamente.

O software de registro de ponto online é adaptado a estas necessidades e permite a configuração de horários pré-definidos de acordo com a posição de cada trabalhador.

Informe a sua equipe

A introdução de um registro de horas trabalhadas no dia-a-dia da empresa pode ser um fator de estresse no trabalho, pois é uma nova ferramenta de gerenciamento de tempo e muitos terão dúvidas sobre como ela funciona e quão útil é.

E alguns funcionários podem até se sentir controlados por uma ferramenta que, se assim for, levantará suspeitas. Para evitar isto, a empresa deve adotar uma atitude educacional onde a comunicação se torne um pilar da empresa.

Controle de Ponto Online

Assim, o primeiro passo é fornecer um breve treinamento ao pessoal sobre as bases de como registrar o ponto dos funcionários em sua rotina e depois informá-lo por que isso é feito, como fazer o registro de ponto e para que serve.

Verificar como funciona o registro de ponto online

Após um período experimental, a empresa deve verificar se a ferramenta de registro de ponto está funcionando corretamente. O importante aqui é detectar possíveis falhas a fim de poder corrigir esses erros e evitar que eles se repitam.

Um software de registro de ponto online tem um lembrete automático e uma função de alerta que avisará quando o registro mensal das horas de trabalho dos trabalhadores não tiver sido concluído. 

Aproveitamento dos dados obtidos do registro de ponto dos trabalhadores

Manter um controle da jornada de trabalho mais exaustivo dos trabalhadores em tempo integral fornece à empresa uma nova fonte de informações para obter o tempo trabalhado e o desempenho de cada funcionário. Desta forma, podem ser identificadas necessidades que antes eram invisíveis para os gerentes. 

relatórios de registro de ponto

Encontre o sistema de registro de ponto mais adequado

Para selecionar o método que melhor se adapta à empresa para o registro de horas trabalhadas, devemos avaliar corretamente cada uma das opções e analisar como nossa empresa funciona, como os dias de trabalho são distribuídos e qual a estrutura organizacional que temos.

ponto eletrônico digital

Uma opção flexível que pode ser adaptada a qualquer tipo de empresa é a incorporação de software de registro de ponto e atendimento para registrar o horário de trabalho dos trabalhadores. Um sistema simples, flexível e intuitivo utilizado por PME’s e grandes empresas, tanto para trabalho presencial como para teletrabalho, pois se integra com todos os tipos de sistemas e métodos.

Tipos de sistemas de controle de presença
Por que combinar controle de presença e controle de ponto

Registro de ponto: vantagens para os trabalhadores

Individualmente

  • Autoconsciencialização e autonomia: Cada funcionário tem acesso a dados verificados sobre como gasta seu tempo e em que tarefas é mais e menos produtivo. Assim, pode conhecer-se a si mesmo e identificar melhor seus pontos fortes e fracos.
app de ponto eletrônico
  • Definição de objetivos: Graças ao controle de frequência, a organização está mais consciente de como funciona. Pode começar a trabalhar sobre seus pontos fracos e fortalecer seus pontos fortes, a fim de planejar objetivos futuros e elaborar uma estratégia para alcançá-los a médio e longo prazo.
  • O registro de ponto dos funcionários permite manter um registro diário das horas passadas em seu local de trabalho. É possível compreender melhor os picos de produtividade de seus funcionários e utilizá-los em seu benefício. 
  • Controle de hora extra: Como é o próprio trabalhador que registra as horas, ele será capaz de vê-las claramente e documentadas para seus superiores hierárquicos. As horas são remuneradas conforme estabelecido no contrato.
  • Divisão de tarefas mais eficiente: Ter uma fonte confiável de informações sobre o tempo gasto em cada tarefa ajudará o gerente a alocar projetos e objetivos de forma mais uniforme.
Sistema de escala de trabalho

Em equipa

  • Menos desigualdade: Porque se tornam evidentes os desequilíbrios na carga de trabalho, o registro de ponto torna imediatamente óbvio quais equipes ou assuntos têm mais tarefas atribuídas a eles do que o resto de seus colegas. 
  • Equipas de trabalho mais equilibradas: Todas as informações armazenadas com as fichas de horas dos funcionários permitirão aos gerentes analisar e identificar lacunas nas equipes, permitindo-lhes reconfigurar tudo para a formação de equipes de trabalho mais equilibradas e complementares.
  • Melhor ambiente de trabalho: Há empresas que permitem que seus funcionários escolham seus horários de trabalho e assim evitam o ambiente ruim que ocorre quando as empresas comunicam seus horários de trabalho em um prazo muito curto ou sem levar em conta a opinião de seu pessoal. Isto melhora o ambiente de trabalho.
Software de Controle de Ponto

Benefícios para as empresas do gestão de ponto

A implementação de um software de registro de ponto confere uma série de vantagens não só para os colaboradores, mas também para as empresas. Aqui, destacamos sobretudo três:

Software de controle de ponto: como escolher?
7 características de um bom sistema.

5 erros cometidos pelas empresas no registro de ponto

Para que a implementação de um sistema de registro de ponto aconteça sem contratempos, é importante que as empresas tenham em conta alguns aspetos. Pequenos erros que podem conduzir ao fracasso deste processo:

  1. Falha em manter registros de horas trabalhadas para todos os funcionários da empresa;
  2. Delegar ou subcontratar o serviço de controle de ponto – Algumas empresas podem pensar que, a fim de facilitar a implementação deste registo, a melhor opção é subcontratar outra empresa para cuidar deste aspecto;
  3. Não disponibilizar relatórios aos funcionários ou não os guardar;
  4. Não ser flexível no que diz respeito a trabalhadores em regime de home office ou com algum tipo de mobilidade;
  5. Implementar um sistema de gestão de ponto confuso: As empresas que não estão acostumadas a manter um registro do horário de trabalho de seus funcionários muitas vezes pensam que qualquer sistema de coleta de informações é válido. Portanto, muitas empresas adotam erroneamente a planilha (excel) como suporte para o registro diário do dia de trabalho. 
Gestão de horas extras

Em vez de optar por esta solução, é muito mais prático e eficiente escolher um software de registro de ponto online. Uma plataforma automatizada onde você pode registrar de forma confiável o horário de trabalho de seus funcionários.

Sistema Controle de ponto

Deixe um comentário