Home  ›  Gestão do tempo  ›  Controle de ponto  ›  Registro de ponto | Qual é a solução ideal para sua empresa?
Controle de ponto Gestão do tempo

Registro de ponto | Qual é a solução ideal para sua empresa?

Registro de ponto

Conheça os diferentes tipos de registro de ponto e qual é o melhor método para sua empresa

O registro de ponto é uma prática comum, e em alguns casos obrigatória, em muitas empresas, que visa controlar a jornada de trabalho dos funcionários. A sua importância está relacionada com a garantia do cumprimento das leis trabalhistas, além de ser uma forma de mensurar a produtividade dos colaboradores.

Com a evolução tecnológica, os métodos de controle de jornada de trabalho têm se modernizado e se adaptado às necessidades das empresas. No entanto, ainda existem muitas dúvidas e desafios sobre a sua correta aplicação.

Por isso, este artigo tem como objetivo esclarecer as principais questões a respeito do registro de ponto e apresentar soluções para que as empresas possam utilizá-lo de forma eficiente e legal.

Tabla de contenidos

O que é o registro de ponto?

O registro de ponto é uma forma de registrar, monitorar e de controlar as horas de trabalho dos colaboradores. Durante todo o dia de trabalho, um funcionário registra as horas de entrada e saída, assim como os intervalos, descansos e as horas extras.

Esta é uma forma de garantir que as leis trabalhistas são cumpridas. O registro de ponto e da jornada de trabalho é importante para evitar horas extras não remuneradas e garantir a segurança do trabalhador, que pode ser exposto a riscos em jornadas excessivas.

Além disso, o controle de ponto também é importante para a gestão de recursos humanos das empresas, pois permite controlar a produtividade dos colaboradores e identificar possíveis problemas, como atrasos e ausências. Com essas informações, é possível tomar decisões e implementar medidas para melhorar o desempenho da equipe.

Controle de ponto | O melhor guia com tudo o que você precisa!
7 características de um bom sistema.

Benefícios do registro de ponto

O registro de ponto é uma ferramenta importante para a gestão de recursos humanos em empresas de todos os tamanhos. Ele permite o registro e controle da jornada de trabalho dos colaboradores, garantindo o cumprimento da legislação trabalhista e evitando problemas jurídicos.

Entre as suas principais vantagens, destacam-se:

1. Registro da jornada de trabalho

Com o registro de ponto, é possível registrar e controlar a entrada e saída dos colaboradores, garantindo que eles cumprem a jornada de trabalho prevista em contrato. Além disso, também é possível controlar o horário de intervalo para descanso e alimentação.

2. Redução de custos

Com o controle da jornada de trabalho, é possível evitar horas extras desnecessárias e controlar o banco de horas dos colaboradores. Isso pode resultar em uma redução de custos para a empresa.

banco de horas

A funcionalidade do banco de horas de nosso software de controle de ponto permite que você devolva horas extras a seus funcionários para que eles tenham horas livres ou dias de descanso, caso não tenham sido compensadas e remuneradas anteriormente.

3. Cumprimento da legislação trabalhista

O controle de ponto é uma obrigação prevista na legislação trabalhista. Sua adoção garante o cumprimento das normas e evita problemas jurídicos para a empresa.

O que é a Consolidação das Leis do Trabalho
Qual a importância da CLT no controle de ponto?.

4. Maior transparência

Com o registro de ponto, a empresa ganha mais transparência em relação à jornada de trabalho dos colaboradores. Isso pode ajudar a evitar conflitos e melhorar o clima organizacional.

Outra característica chave de nossa tecnologia é a capacidade de gerar e exportar relatórios dos horários de trabalho. Tudo é registrado para apresentar os dados para inspeção.

relatórios de registro de ponto

Além disso, os gerentes podem verificar facilmente se houve trabalhadores que trabalharam menos horas ou se alguém trabalhou horas extras.

5. Gestão de recursos humanos mais eficiente

Com o registro de ponto, é possível acompanhar o desempenho dos colaboradores e identificar possíveis problemas. Isso pode ajudar na gestão de recursos humanos e na tomada de decisões estratégicas.

6. Autonomia dos colaboradores

Cada funcionário tem acesso a dados verificados sobre como gasta seu tempo e em que tarefas é mais e menos produtivo. Assim, pode conhecer-se a si mesmo e identificar melhor seus pontos fortes e fracos.

Mas a chave é a opção de autogestão do horário. Os funcionários podem registrar sua jornada de diferentes maneiras (e de qualquer dispositivo, tempo e lugar graças à app) e, por sua vez, solicitar licenças, ausências que os gerentes podem aprovar em tempo real ou simplesmente que existe um ajuste para aprovação automática.

app de ponto eletrônico

Há comunicado de não registro de ponto com workflows para avisar que o dia de trabalho não foi registrado ou notificações de mudanças de turno para que não haja erro.

7. Equipas mais equilibradas

Todas as informações armazenadas com as fichas de horas dos funcionários permitirão aos gerentes analisar e identificar lacunas nas equipes, permitindo-lhes reconfigurar tudo para a formação de equipes de trabalho mais equilibradas e complementares

8. Divisão de tarefas mais eficiente

Sistema de escala de trabalho

Ter uma fonte confiável de informações sobre o tempo gasto em cada tarefa ajudará o gerente a alocar projetos e objetivos de forma mais uniforme.

Gestão dos turnos de trabalho |
Como funcionam e o que diz a CLT

O que diz a lei sobre o registro de ponto

De acordo com o art. 74º da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), todas as empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a realizar controle de ponto.

A CLT estabelece, também:

  • Duração máxima da jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais;
  • 30 dias de férias remuneradas;
  • Salário mínimo, obrigatoriedade de pagamento de hora extra e subsídio noturno;
  • Empresas obrigadas a depositar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em nome do trabalhador;
  • Normas para garantir a segurança do funcionário no seu posto de trabalho;
  • Direitos especiais para mães trabalhadoras.

Além da CLT, podemos mencionar, também, a Portaria 671, que veio trazer algumas mudanças relativamente ao registro de ponto. Até então, existiam apenas dois tipos de registro de ponto, mas esta nova portaria define três modelos:

  • REP-A — o registro de horário de trabalho é registrado através de um conjunto de equipamentos e programas de computador;
  • REP-C — modelo de registro de ponto convencional;
  • REP-P — que significa sistema de registro eletrônico de ponto via programa. Basta ter acesso à internet e poderá facilmente registrar o horário de trabalho.

Embora parecidos, os sistemas REP-A e REP-P têm algumas diferenças. A maior delas é que o primeiro apenas registra o ponto, enquanto o segundo faz também o seu tratamento.

Além desta alteração, a Portaria 671 estabelece também normas mais detalhadas relativamente a: prorrogação de jornada em atividades insalubres, carteira de trabalho e registro de colaboradores e auxílio-creche.

Portaria 671 | O que deve saber
Tudo sobre a nova lei de Registro de ponto.

5 erros cometidos pelas empresas no registro de ponto

Para que a implementação de um sistema de registro de ponto aconteça sem contratempos, é importante que as empresas tenham em conta alguns aspetos. Pequenos erros que podem conduzir ao fracasso deste processo:

1. Não registrar o ponto corretamente

Um dos principais erros cometidos pelas empresas é não registrar o ponto corretamente. Isso pode acontecer de diversas formas, como esquecer de registrar a entrada ou saída de um funcionário, não conferir as informações registradas, entre outros.

Esse tipo de erro pode gerar problemas trabalhistas, já que a legislação exige que o registro de ponto seja feito de forma correta e completa.

2. Não dar o devido valor ao registro de ponto

Outro erro comum é não dar o devido valor ao registro de ponto. Muitas empresas consideram o registro de ponto como uma obrigação burocrática e não como uma ferramenta importante para a gestão de pessoal.

No entanto, o registro de ponto pode fornecer informações valiosas para a empresa, como horas extras trabalhadas, atrasos, faltas, entre outros.

3. Não utilizar um sistema adequado de registro de ponto

Muitas empresas ainda utilizam sistemas de registro de ponto manuais, como cartões de ponto, planilha de controle de ponto ou folhas de ponto. No entanto, esses sistemas são suscetíveis a fraudes e erros, além de serem mais trabalhosos para gerenciar.

Utilizar um sistema de controle de ponto digital pode ser mais eficiente e seguro, além de facilitar a gestão das informações.

4. Não respeitar a jornada de trabalho dos funcionário

Outro erro comum é não respeitar a jornada de trabalho dos funcionários. A legislação trabalhista estabelece que a jornada de trabalho não pode ultrapassar 44 horas semanais e 8 horas diárias.

Além disso, é preciso respeitar as pausas obrigatórias, como o intervalo para refeição e descanso. Não respeitar essas regras pode gerar problemas trabalhistas e prejuízos financeiros para a empresa.

5. Não manter os registros de ponto arquivados corretamente

Por fim, outro erro comum é não manter os registros de ponto arquivados corretamente. A legislação trabalhista exige que as empresas mantenham os registros de ponto arquivados por um determinado período de tempo. Além disso, é preciso garantir que esses registros estejam disponíveis para consulta, caso seja necessário comprovar as horas trabalhadas pelos funcionários.

Uma forma prática e eficiente de resolver este tipo de erro passa por implementar um software de registro de ponto online. Uma plataforma automatizada onde você pode registrar de forma confiável o horário de trabalho de seus funcionários.

Software de Controle de Ponto

Formas e soluções para registro de ponto

Quer implementar uma ferramenta para registro de ponto e desconhece que opções tem disponíveis? Com o software de registro e controle de ponto da Bizneo HR pode gerir de forma simples e eficaz a jornada de trabalho dos seus colaboradores, de acordo com as sua preferência e as necessidades da sua empresa.

Registro de ponto a partir de qualquer local ou dispositivo

  • Web;
  • App móvel;
  • Totem com tablet;
  • Conexão com sistemas de ponto eletrônico, controle de acesso e presença;
  • Dispositivos de reconhecimento biométrico.
ponto eletrônico digital

Registro de ponto para equipes em regime de home office ou com flexibilidade de horário

  • Registro esperado do dia em um clique;
  • Registro de ponto semanal em lote;
  • Entrada e saída flexível;
  • Cronômetro (registro de início, pausas e saídas).
Registro de ponto online

Registro de ponto com controle de acesso e de presença

controle de presença e acesso

6 passos para a implementação do registro de ponto

Conhecer a lei de gestão do ponto

Em primeiro lugar, para poder adotar corretamente um sistema de registro de ponto dos funcionários, é importante conhecer bem a lei sobre este tema.

Análise dos postos de trabalho

Dependendo das tarefas e funções de um funcionário, ele pode precisar estar no escritório ou pode desempenhar suas funções remotamente.

Por exemplo, uma empresa pode ter uma equipe de técnicos de TI que tem que estar no local durante todo o dia de trabalho para lidar com incidentes que possam ocorrer. Entretanto, se esta empresa fosse, por exemplo, um jornal, muitos de seus funcionários poderiam trabalhar remotamente.

O software de registro de ponto online é adaptado a estas necessidades e permite a configuração de horários pré-definidos de acordo com a posição de cada trabalhador.

Informar as equipes

A introdução de um registro de horas trabalhadas no dia-a-dia da empresa pode ser um fator de estresse no trabalho, pois é uma nova ferramenta de gerenciamento de tempo e muitos terão dúvidas sobre como ela funciona e quão útil é.

E alguns funcionários podem até se sentir controlados por uma ferramenta que, se assim for, levantará suspeitas. Para evitar isto, a empresa deve adotar uma atitude educacional onde a comunicação se torne um pilar da empresa.

Controle de Ponto Online

Assim, o primeiro passo é fornecer um breve treinamento ao pessoal sobre as bases de como registrar o ponto dos funcionários em sua rotina e depois informá-lo por que isso é feito, como fazer o registro de ponto e para que serve.

Verificar como funciona o registro de ponto online

Após um período experimental, a empresa deve verificar se a ferramenta de registro de ponto está funcionando corretamente. O importante aqui é detectar possíveis falhas a fim de poder corrigir esses erros e evitar que eles se repitam.

Um software de registro de ponto online tem um lembrete automático e uma função de alerta que avisará quando o registro mensal das horas de trabalho dos trabalhadores não tiver sido concluído. 

workflows para controle de ponto

Aproveitamento dos dados obtidos do registro de ponto dos trabalhadores

Manter um controle da jornada de trabalho mais exaustivo dos trabalhadores em tempo integral fornece à empresa uma nova fonte de informações para obter o tempo trabalhado e o desempenho de cada funcionário. Desta forma, podem ser identificadas necessidades que antes eram invisíveis para os gerentes. 

Encontrar o sistema de registro de ponto mais adequado

Para selecionar o método que melhor se adapta à empresa para o registro de horas trabalhadas, devemos avaliar corretamente cada uma das opções e analisar como nossa empresa funciona, como os dias de trabalho são distribuídos e qual a estrutura organizacional que temos.

sistemas de controle de acesso

Uma opção flexível que pode ser adaptada a qualquer tipo de empresa é a incorporação de software de controle e registro de ponto e atendimento para registrar o horário de trabalho dos trabalhadores. Um sistema simples, flexível e intuitivo utilizado por PME’s e grandes empresas, tanto para trabalho presencial como para teletrabalho, pois se integra com todos os tipos de sistemas e métodos.

Descubra a solução +TOP para registro e controle de ponto em sua empresa Como isso ajuda na supervisão e motivação de seus funcionários

Perguntas frequentes sobre o registro de ponto

O que acontece se a empresa não registrar o ponto dos funcionários?

Se a empresa não registrar o ponto dos funcionários, fica sujeita a multas e outras sanções legais. Além disso, os funcionários podem reivindicar o pagamento de horas extras e outros direitos trabalhistas com base em estimativas de horas trabalhadas, o que pode ser mais difícil de provar sem um registro de ponto adequado.

Cargos de confiança precisam fazer registro de ponto?

Cargos de confiança não precisam fazer registro de ponto. Para se enquadrar como cargo de confiança, o funcionário deve ter poderes de gestão e autonomia para tomar decisões importantes para a empresa, entre outros requisitos previstos na lei.

É importante ressaltar que, mesmo que um funcionário ocupe um cargo de chefia e seja considerado um cargo de confiança, ele ainda deve cumprir as normas estabelecidas pela legislação trabalhista e pela empresa em relação ao controle de jornada de trabalho, incluindo a realização de eventuais horas extras e o respeito aos intervalos legais de descanso.

O registro de ponto é eficaz no regime de home office?

Independentemente do sistema escolhido, é importante que as empresas estabeleçam regras claras e objetivas para o registro de ponto no home office. Os funcionários devem ser informados sobre como registrar suas horas de trabalho e quaisquer outras informações relevantes, como os intervalos de descanso obrigatórios e as normas de realização de horas extras.

Com a solução Bizneo HR, você poderá realizar o registro de ponto em qualquer modelo de trabalho (do escritório ou sede da empresa, teletrabalho) sem nenhum problema e, como você já viu, escolher o método, forma ou sistema mais eficiente para as necessidades de sua organização.

Software Controle de ponto

Deixe um comentário