Home  ›  Gestão do tempo  ›  Gestão de turnos  ›  Turnos de trabalho | Como funcionam e o que diz a CLT
Gestão de turnos

Turnos de trabalho | Como funcionam e o que diz a CLT

Turnos de trabalho

Organizar os turnos de trabalho de forma eficaz é uma das tarefas mais complexas do departamento de Recursos Humanos. Descubra como otimizar essa importante tarefa usando o sistema tecnológico mais adequado.

Atualmente, são muitas as empresas que estabelecem sistemas de turnos de trabalho com o objetivo de manter suas operações de forma contínua e sem interrupções. A gestão de turnos de trabalho é uma das tarefas mais complexas em Recursos Humanos devido aos múltiplos fatores envolvidos na elaboração de cronogramas.

Embora cada empresa possa escolher a metodologia que deseja aplicar, respeitar a legislação e o bem-estar dos colaboradores é fundamental para obter bons resultados. Da mesma forma, usar uma ferramenta que ajude a planejar e gerenciar os diferentes tipos de turnos de trabalho é fundamental para economizar tempo, aumentar a produtividade e evitar mal-entendidos.

O que são turnos de trabalho?

Os turnos de trabalho são uma forma de organização do horário de trabalho em que é estabelecida uma jornada que muda regularmente e segue um mesmo padrão. O trabalho por turnos permite que as empresas tenham uma produção constante, algo que é essencial em determinados setores. Além disso, esse modelo proporciona flexibilidade, reduz as atividades monótonas e promovem a igualdade.

No entanto, desenvolver um sistema de turnos de trabalho não é tão simples por conta do grande número de variantes existentes, como os diferentes turnos (manhã, tarde e noite), o número de funcionários ou o tipo de contrato (parcial, temporário, por fim de semana…).

Por outro lado, uma má gestão do trabalho por turnos representa um grave risco para a empresa, comprometendo a produtividade, e para os trabalhadores, que podem ficar cansados ​​e até sofrer com problemas de saúde. Portanto, se queremos organizar um sistema de gestão de turnos eficiente e produtivo, devemos levar em conta todos os fatores envolvidos.

Escala de Trabalho
Como criá-la em sua empresa com tecnologia

Trabalho por turnos e ACT: Leis e regras

Um dos pontos-chave na hora de organizar os turnos de trabalho é a regulamentação legal. É ela que determina as condições para as empresas organizarem os horários de trabalho. Existem diferentes leis e nosso sistema se adapta a todas elas. 

Quando falamos em organizar os turnos de trabalho em Portugal, é fundamental seguir as normas e diretrizes preconizadas pela lei portuguesa, inseridas na ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho):

  • Desenvolvimento de um cronograma de horários para os funcionários que seja acessível para todos;
  • Respeito a um descanso diário de, pelo menos, 11 horas entre cada turno;
  • Respeito à duração dos turnos pré-estabelecida;
  • Respeito à regra de que mudanças de turno só podem ser feitas depois do dia de descanso do colaborador.

no Brasil, as regras são um pouco diferentes. As normas que regulam os turnos de trabalho podem ser encontradas no Artigo 7º da Constituição Federal, que preconiza que:

  • O turno de trabalho não pode ultrapassar as 8 horas por dia ou as 44 horas por semana;

Agora, segundo a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), outra importante regulamentação trabalhista brasileira:

  • Todo colaborador tem direito a um descanso semanal de 24 horas seguidas, preferivelmente no domingo;
  • A jornada de 6 horas é permitida em turnos sem interrupção de revezamento;
  • Para jornadas de 6 horas em turnos ininterruptos de revezamento, os funcionários têm direito a um intervalo de 15 minutos e a pausa entre uma jornada e outra deve ser de 11 horas seguidas, no mínimo. 
Turno rotativo | O que é
Como organizar da melhor forma os horários de trabalho rotativos

Tipos de turnos de trabalho

Existem diferentes formas de organizar o trabalho por turnos, de acordo com as  necessidades da empresa

Os turnos ou escalas de trabalho são calculados de acordo com a fórmula “dia útil de trabalho x dia de descanso”. Por exemplo, o modelo 5×2 (5 dias de trabalho e 2 dias de folga). Nesse mesmo padrão, é comum encontrarmos as seguintes escalas:

  • 5×1 (muito usado por empresas de telemarketing);
  • 5×2 (muito usado por empresas que não estão ativas nos finais de semana);
  • 6×1 (amplamente adotado nas empresas brasileiras);
  • 6×2 (com carga horária diária máxima de 7 horas e 20 minutos);
  • 4×2 (que oferece 10 dias de folga por mês);
  • 12hx36h (bastante adotada por instituições de saúde);
  • 18hx36h; 
  • 24hx48h (aplicada a cobradores de pedágios e à polícia).

Além disso, para os diferentes tipos de turno de trabalho, devemos levar em consideração o tipo de rotação. Nesse sentido, os tipos de turnos rotativos que costumam ser adotados nas empresas são:

  • Turnos rotativos de 3 turnos: implementado por empresas que funcionam no modelo 24/7, envolve 3 turnos de 8 horas cada e com 2 dias de folga para os funcionários; 
  • Turnos rotativos da manhã e da tarde: aqui, os funcionários fazem um revezamento de turno; em uma semana, trabalham no turno da manhã e, na semana seguinte, no turno vespertino, por exemplo;
  • Turnos rotativos alternados: que seguem a sequência manhã-tarde-noite ou noite-tarde-manhã.

Independentemente da escala escolhida pela empresa, uma ferramenta online de gestão de turnos de trabalho pode ser utilizado para ajudar nessa organização. 

Software de Escala de Trabalho

Erros mais comuns na gestão dos turnos de trabalho

Como você viu, otimizar e organizar o trabalho por turnos não é fácil, especialmente se não tivermos um sistema específico para isso. Muitas empresas optam por utilizar ferramentas desatualizadas ou modelos de Excel, e isso pode gerar grandes erros que afetarão tanto a produtividade quanto o bem-estar dos funcionários.

Sem descanso não há produtividade

Organizar e respeitar os diferentes turnos de trabalho é tão importante quanto respeitar os intervalos estabelecidos por lei. Sem uma ferramenta que leve isso em consideração, a empresa pode conduzir esse processo de forma inadequada. Isso pode trazer desconforto aos funcionários e sérios problemas legais para a empresa, caso a situação se repita com frequência.

Falta de reação diante de imprevistos

Um cronograma de trabalho é cheio de imprevistos. Doenças repentinas, problemas familiares, acidentes… São coisas que costumam acontecer com frequência e, se a empresa não tiver uma boa solução de turnos de trabalho, será muito difícil encontrar soluções que ainda respeitem as regras. Fazer uma boa gestão permite ter sempre um plano B.

Recursos limitados

Se nossos recursos são limitados e não fazemos um bom planejamento, mais cedo ou mais tarde, os problemas vão chegar. É claro que é fundamental ter os funcionários mais adequados para as respectivas funções, mas sem um bom planejamento, os recursos nunca serão suficientes. Se a empresa não tem um equilíbrio entre os recursos disponíveis e as necessidades, será muito difícil organizar tudo adequadamente.

Esquecer ou ignorar a legislação

A rotina, o trabalho repetitivo ou o processo de gestão de turnos podem fazer as corporações ignorarem alguns aspectos legais. Se a empresa não levar a legislação em conta na hora de organizar o trabalho por turnos, pode ter problemas sérios com sindicatos e tribunais. 

Diferença entre turnos de trabalho fixo ou revezamento

Na hora de definir e organizar os turnos de trabalho, os gestores precisam entender bem a diferença entre turnos fixo e revezamento

Nos turnos com escala fixa, como o próprio nome sugere, os funcionários têm o mesmo padrão de horário todos os dias, seja de manhã, seja de noite. 

Já o turno com revezamento diz respeito a uma jornada que sofre mudanças constantes, de acordo com uma escala pré-definida e informada aos colaboradores. Assim, um dia o funcionário pode trabalhar num período e, no outro dia, outro período. 

Para organizar os turnos de trabalho, é importante que o líder leve em conta a lei do país, as necessidades da empresa e o interesse e a disponibilidade dos funcionários

Como otimizar o sistema de turnos de trabalho

Adotar um software de gestão de turnos é a forma mais fácil de evitar os erros que vimos acima, melhorar a organização dos horários de turnos de trabalho, otimizar os recursos humanos e resolver imprevistos.

Sistema de escala de trabalho

Um software de escalas de trabalho inclui todos os recursos necessários para automatizar grande parte do trabalho envolvido na organização do trabalho por turnos. Além disso, um sistema como esse também facilita a comunicação de horários de trabalho ou mudanças de turno aos funcionários, respeitando as normas legais e mantendo um sistema de turnos de trabalho eficiente e sustentável ao longo do tempo.

Desenvolva um sistema de turnos de trabalho em um clique

Um sistema digital de turno de trabalho permite que os gestores de Recursos Humanos criem um cronograma de trabalho em questão de minutos, atribuindo turnos, pausas e permissões facilmente.

Simulador de escalas de trabalho

Para isso, basta inserir as informações sobre os turnos de trabalho disponíveis, os funcionários e as regras. O sistema de turnos prepara todos os calendários e horários automaticamente. Além disso, por se tratar de um software de Recursos Humanos na nuvem, é possível acessá-lo de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, e as informações estarão sempre armazenadas de forma segura na rede.

Da mesma forma, no portal do colaborador, os funcionários conseguem ver todos os turnos de trabalho, pelo aplicativo ou pelo computador. Assim, organizar e comunicar turnos de trabalho semanais ou mensais acaba sendo uma tarefa simples, rápida e, sobretudo, sem erros.

app de ponto eletrônico

Altere os turnos de trabalho facilmente

Além de ser fácil de implementar, um sistema de gestão de turnos também agiliza as mudanças no cronograma. O profissional de RH pode alterar manualmente o turno de trabalho de um determinado funcionário ou de um grupo de funcionários, atribuir turnos a novos candidatos ou agendar mudanças previamente.

Simulador de turnos de trabalho

Por exemplo: se um funcionário sofrer um acidente e não puder cobrir seu turno, o gerente pode imediatamente atribuir o turno a um outro funcionário disponível. Além disso, o sistema de gestão de turnos leva em conta todas as variáveis ​​legais, e no caso de um funcionário não poder cobrir esse turno, a solução de turnos de trabalho fará a notificação adequada.

Um sistema de turnos de trabalho personalizável

Um bom software de gestão de turnos de trabalho permite que a empresa personalize as próprias regras e estabeleça os horários de turnos de trabalho com base nelas. Isso vale, inclusive, para situações que o turno é diferente do habitual, para teletrabalho, para horário de verão e etc. 

Todos esses pontos podem ser personalizados na hora de preparar os calendários de forma automatizada.

planejamento avançado de turnos

Também é possível adicionar ou remover regras. Além disso, a solução de gestão de turnos é atualizada sempre que surge uma nova norma que a empresa deve seguir. Isso poupa tempo, aumenta a satisfação dos funcionários e melhora a eficiência da gestão de turnos. Com esse modelo, os profissionais de RH podem dedicar mais tempo a tarefas mais relevantes para a companhia. 

Software com planejamento digital de escalas e turnos Crie horários de trabalho de forma automática!

A gestão de turnos de trabalho melhora a comunicação interna

Sempre que o departamento de Recursos Humanos fizer uma mudança de turno de trabalho para um colaborador, o profissional receberá automaticamente uma notificação no seu celular ou e-mail. Isso reduz muito a margem de erro do processo, o que sem dúvida eliminará a maioria dos mal-entendidos ou desconfortos na hora de atribuir horas de trabalho.

Workflows de escala e turnos de trabalho

Da mesma forma, os funcionários também podem solicitar mudanças de turno de trabalho ou avisar seus superiores que não poderão comparecer ao trabalho em determinado dia. A comunicação é agilizada e isso permite que os gestores reajam rapidamente. Além disso, os colaboradores podem enviar a documentação necessária pelo aplicativo para solicitar as autorizações que precisam.

Sistema de mudança de turno 100% escalável

Muitas empresas ainda utilizam planilhas como sistema de turno de trabalho. Até certo ponto essa é uma ferramenta válida, mas quando a equipe e as informações começam a aumentar, as planilhas não dão mais conta. 

relatórios de registro de ponto

Isso não acontece com as ferramentas certas. Um sistema de gestão de mudanças de turno é é totalmente escalável e flexível. Não importa se a empresa passar de 5 para 50 funcionários, se há vários tipos de contratos ou diferentes turnos de trabalho. Basta inserir os dados necessários no sistema e ele irá companhar a complexidade da gestão. 

Proteção legal nos turnos de trabalho

Como vimos, os colaboradores por turnos têm certos direitos que as empresas devem respeitar. As normas trabalhistas são muito claras, e se a empresa não respeitar as leis na hora de preparar a escala de plantão, ela poderá enfrentar problemas legais.

Digitalizar o esquema de gestão de turnos reduz muito essa possibilidade. O sistema de gestão de turnos cumpre a legislação em vigor, e com os registos sempre seguros, a empresa consegue comprovar que cumpre as normas. Todos os dados armazenados têm validade legal e podem ser facilmente consultados em caso de auditoria ou inspeção.

Relatório, essencial na gestão de turnos de trabalho

A revisão do  sistema de turnos de trabalho permite melhorar continuamente a eficiência desse processo. Com um sistema especializado, a empresa consegue elaboração de relatórios detalhados com base em dados e históricos reais. Assim, é possível transformar números em informações úteis que facilitam a tomada de decisão.

relatórios de registro de ponto

Além disso, os relatórios gerados são muito detalhados e incluem gráficos para facilitar a compreensão das informações. Nosso solução de turnos de trabalho inclui os relatórios mais utilizados, mas os modelos também podem ser modificados e personalizados de acordo com as necessidades da empresa.

Sistema de gestao de turnos

Deixe um comentário