Home  ›  Gestão do tempo  ›  Gestão de turnos  ›  Turno rotativo | O que é + como organizar da melhor forma
Gestão de turnos Gestão do tempo

Turno rotativo | O que é + como organizar da melhor forma

turnos rotativos na empresa

Os turnos rotativos podem beneficiar as empresas, mas também podem prejudicar a saúde do trabalhador se não forem aplicados corretamente. Mas você sabe o que é turno rotativo e como adaptar o trabalho em turnos e reduzir seus efeitos negativos sobre os colaboradores?

Alguns setores que mais adotam os turnos rotativos são a hotelaria, a indústria, o segmento agrícola, os serviços sociais e o setor da saúde.

O objetivo desse modelo é garantir que a empresa esteja ativa por mais tempo. Existem diferentes formas de gestão de turnos, algumas são compostas por jornadas rotativas, ciclos completos de 24 horas, algumas funcionam 365 dias por ano e outras, apenas parte desse tempo.

Há trabalhos por escala de trabalho rotativa que incluem finais de semana e feriados e outros que mantêm essas pausas para os trabalhadores.

O que é um turno rotativo?

Um turno rotativo é um horário de trabalho que tem um tempo de início e fim que muda ao longo de dias, semanas ou meses. Assim, o colaborador pode trabalhar durante o turno da manhã durante uma semana e, na semana seguinte, passar para o turno da tarde ou da noite. As empresas que adotam horário rotativo buscam ganhar flexibilidade.

Além disso, é preciso estar atento às necessidades de todos os funcionários e a área de Recursos Humanos deve garantir que o rodízio de turnos seja equilibrado. 

Escala de Trabalho
Como criá-la em sua empresa com tecnologia

Tipos de turnos rotativos

Ao implementar turnos rotativos na empresa, a organização precisa definir qual a melhor estratégia para os seus objetivos e necessidades. Existem três tipos principais de trabalho por turnos:

relatórios de registro de ponto

Turnos rotativos de três turnos

Esse tipo de turno rotativo geralmente é adotado por empresas que precisam funcionar todos os dias, 24 horas por dia. 

Para isso, esse tempo é dividido em três turnos de 8 horas, matutino, vespertino e noturno. Normalmente, os trabalhadores têm 2 dias de folga durante a jornada de trabalho antes de mudar de turno para se adaptarem melhor.

Turnos rotativos da manhã e da tarde

Esse tipo de turno de trabalho é o mais comum nas empresas. Nesse caso, os funcionários trabalham por uma semana em turno matutino e, na semana seguinte, passam para o turno vespertino. Esse modelo aumenta a flexibilidade da jornada de trabalho e permite uma melhor adaptação dos colaboradores.

Turnos rotativos alternados

Esse modelo propõe turnos trocados, que podem seguir a ordem manhã-tarde-noite ou noite-tarde-manhã.

Com nosso sistema de escalas rotativas, você pode coordenar facilmente sua equipe de qualquer lugar. Você poderá comparar as horas de trabalho contratadas e efetivas de todos os seus funcionários, com um planejamento digital total de turnos e horários.

Gestão dos turnos de trabalho |
Como funcionam e o que diz a CLT

Padrões de jornada rotativa típicos

Vamos entender como os turnos rotativos são organizados? Por um lado, temos os dias úteis (“A”), e por outro, os dias de descanso (“B”).

Simulador de turnos de trabalho

Portanto, os turnos rotativos são organizados usando a fórmula AxB. Assim, um modelo 5×2 consiste em 5 dias trabalhados e 2 dias de folga. Para encontrar o equilíbrio perfeito para cada empresa, podemos usar dois métodos:

  • O primeira é feito com uma calculadora de turnos: inserimos o número de funcionários necessários por turno e o número total de funcionários da empresa.
  • O segunda baseia-se na indicação da sequência de turnos, incluindo o número de períodos de rotação.

A seguir, apresentamos os padrões mais comuns. Todos os turnos são compostos por um total de 8 horas e são distribuídos no período da manhã (M), tarde (T) e noite (N).

6×2 turno rotativo

Suponha que uma empresa precise de 2 funcionários para cada turno todos os dias, incluindo finais de semana e feriados. A ordem de rotação consistiria em um modelo manhã-tarde-noite-folga.

Assim, o colaborador 1 iniciaria a semana com 2 turnos de manhã (M), 2 dias no turno da tarde (T) e 2 dias no turno da noite (N), para finalmente aproveitar 2 dias de folga (F).

Portanto, o primeiro trabalhador estaria em conformidade com um padrão MM-TT-NN-FF. O funcionário número 2 começa sua semana de forma escalonada, seguindo um padrão FF-MM-TT-NN.

Este conceito escalonado é seguido em todos os turnos rotativos para cada colaborador. Durante a semana 2, cada funcionário tomará como referência o turno rotativo seguinte à semana anterior. Assim, o trabalhador 1 realizará o padrão do trabalhador 2, que, por sua vez, adotará o horário do trabalhador 3 e assim sucessivamente.

5×2 turno rotativo

Para entender esse modelo, suponha que a empresa precise apenas de um funcionário para cada turno e que cada colaborador tenha direito a descansar um final de semana por mês para cumprir o acordo coletivo. Se a empresa tiver um total de 6 funcionários, são necessários 6 períodos rotativos.

O primeiro deles seguiria um padrão N-NN-NN-FF e o segundo seguiria o mesmo modelo, mas no turno da manhã: M-MM-MM-FF e, portanto, o terceiro seguiria o mesmo modelo, mas aplicado ao turno da tarde: T-TT-TT-FF.

Os três modelos a seguir tem uma distribuição diferente: X-XX-FF-XX, em que os X são alterados para M, T ou N para completar os 6 períodos. No seguinte, também os dias de descanso também mudariam: FF-X-XX-XX

4×3 turno rotativo

Este último é um dos modelos mais utilizados. Caracteriza-se por longas horas que são compensadas por pausas igualmente longas. Digamos que a empresa precise de um colaborador por turno e que o total de funcionários seja de 6 pessoas.

Os trabalhadores 1 e 2 terão um turno da tarde. O trabalhador 1 trabalha os quatro turnos, os quatro primeiros dias da semana e trabalha os outros três, enquanto o trabalhador 2 faz o inverso. Assim, o primeiro segue o padrão FFFF-TTT e o segundo, TTTT-FFF.

Os períodos sucessivos seguem o mesmo padrão para os funcionários da manhã e da noite.

Como montar um calendário de turnos rotativos

Para empresas com um número reduzido de trabalhadores, os turnos de trabalho rotativos podem ser feitos manualmente, a partir de uma escala de trabalho que mostre todos os colaboradores e os respetivos turnos.

Com isso, é possível atribuir e visualizar os turnos diários de cada funcionário e, assim, organizar perfeitamente o dia.

planejamento avançado de turnos

No caso de empresas com muitos funcionários, o planejamento do trabalho por turnos é mais complexo, por isso, é aconselhável optar por um software de gestão de turnos que permita a automação da jornada rotativa de acordo com os contratos de cada colaborador.

organograma

7 razões para apostar na automatização de turnos rotativos

Uma das vantagem que um software de RH traz para a empresa é em relação ao controle de turnos rotativos feito pelo Excel ou pelas folhas de papel, que são difíceis de armazenar e dão origem a todos os tipos de erros manuais.

Controle total de turnos rotativos

Um calendário de turnos no Excel requer tempo e dedicação. Imprevistos e mudanças de turno podem acontecer diariamente no mundo do trabalho. Manter o calendário de turnos atualizado é uma tarefa que exige atenção constante do seu departamento de Recursos Humanos. Automatizar esse gerenciamento será fundamental.

Mantenha as alterações de última hora sob controle com nosso planejador de turnos avançado. Nosso software permite organizar, visualizar, agendar e aplicar alterações em grandes volumes.

Simulador de escalas de trabalho

Automação

Não é possível automatizar a gestão dos turnos de trabalho por meio do Excel, nem utilizando um calendário de turnos tradicional.

Sistema de escala de trabalho

Com nosso software de turnos de trabalho, você economizará várias de horas do processo de gestão, atribuindo horários de forma automática e rápida.

Acessibilidade

Um calendário de turnos no Excel não garante um controle de acesso detalhado, além de poder demorar para carregar em caso de uma grande quantidade de dados. Por outro lado, com um sistema digital, você terá um display de turno disponível para todos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Escalabilidade

O controle dos horários em planilhas não é um processo escalável. Normalmente, as planilhas demoram para carregar e são difíceis de gerenciar quando há muitos dados envolvidos. Com um software de turnos rotativos, você terá acesso imediato a todos os turnos, mudanças de horário e solicitações.

Comunicação

O calendário de turnos rotativos no Excel não favorece a comunicação entre os trabalhadores e a empresa, principalmente considerando o envio de notificações automáticas e personalizadas, facilitado por um software de gestão de turnos. Além disso, um sistema como esse pode ser integrado com outras ferramentas e módulos para centralizar todas as informações na mesma plataforma.

Workflows de escala e turnos de trabalho

Atualização

Um cronograma de turnos rotativos precisa de atualização manual constante, o que pode levar a erros. Com nosso software, cada funcionário recebe seu horário de trabalho em seu celular em questão de segundos.

Integração

Um calendário de turnos rotativos no Excel não pode ser integrado a outras plataformas. Mas nosso software permite que você passe todos os benefícios do programa para outros sistemas, com um aplicativo de turno de trabalho.

app de ponto eletrônico

Com o sistema, você tem acesso a notificações instantâneas de mudanças de turno, sincronização com o registro de horas e pausas e visualização de turnos rotativos.

Vantagens da gestão de turnos rotativos

Um dos benefícios do trabalho por turnos rotativos é oferecer aos trabalhadores a oportunidade de exercer a sua atividade com colegas diferentes, de modo a incentivar a socialização entre essas pessoas.

O segundo grande benefício é a criação de um ambiente de trabalho mais dinâmico e animado, já que as mudanças de horário podem estimular os colaboradores a trabalharem melhor.

Benefícios da gestão de turnos rotativos para as empresas

  • Esse modelo é muito mais rentável para as empresas, porque permite adaptar o número de trabalhadores em cada horário de acordo com as necessidades da organização.
  • Os trabalhadores têm condições iguais, porque todos eles têm que passar pelos diferentes turnos rotativos.
  • Ao mudar os horários rotativos com alguma regularidade, as empresas ganham em flexibilidade de horário e evitam o absentismo, uma vez que adaptam os turnos de acordo com as necessidades do trabalhador.

Benefícios da gestão de turnos rotativos para os trabalhadores

  • Nenhum trabalhador se sentirá prejudicado pela escolha do horário, já que as condições são iguais para todos.
  • As mudanças nos horários podem trazer mais dinamicidade para os funcionários que não gostam de rotina. 
  • Os turnos rotativos podem ser ajustados de acordo com as preferências de cada um, sempre dentro de um limite justo.

Nosso software de escala de trabalho está alinhado às normas trabalhistas, mantém registros com validade legal e garante turnos rotativos e horários seguros, configurados automaticamente. 

relatórios de registro de ponto

Desvantagens do trabalho por turnos

A primeira desvantagem dos turnos rotativos é o desequilíbrio no ritmo circadiano dos funcionários e a dificuldade de descanso no longo prazo.

Outros problemas que podem ser gerados incluem: discussões familiares por conta do horário de trabalho e transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, já que os funcionários podem ter dificuldade de conciliar suas atividades de lazer com o horário de trabalho.

Como os turnos rotativos afetam a saúde dos trabalhadores

Muito se discute sobre os impactos negativos que os turnos da noite podem ter nos colaboradores.

Enquanto o horário fixo de trabalho pode facilitar a adaptação do funcionário, os turnos rotativos podem desequilibrar o sono dos colaboradores, que precisam mudar suas horas de descanso com frequência.

Assim, manter um emprego com jornada rotativa por muito anos poderia reduzir a expectativa de vida dessas pessoas. Ainda assim, os colaboradores mais novos podem sentir menos os impactos negativos dos turnos, já para as pessoas a partir dos 45 anos, os horários rotativos podem ser extremamente prejudiciais para a saúde.

Intervalos entre os diferentes turnos rotativos

A lei trabalhista exige um intervalo mínimo de 11 horas de descanso entre um turno e outro. Só assim é possível garantir que o trabalhador possa usufruir de seu tempo livre e não fique sobrecarregado. 

Sistema de gestao de turnos

Deixe um comentário