Inicio  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  Exemplos de Avaliação de Desempenho e Técnicas
Avaliação de desempenho

Exemplos de Avaliação de Desempenho e Técnicas

exemplos de avaliação de desempenho

Cada vez mais empresas apostam na análise de desempenho e rendimento da força de trabalho. Descubra os diferentes exemplos de avaliação de desempenho para conseguir análises precisas.

A avaliação de desempenho é um processo muito útil na hora de determinar os pontos fortes e fraquezas da nossa empresa. Para aperfeiçoar a análise do trabalho de cada colaborador, é fundamental o uso de sistema de avaliação de desempenho para implementar diferentes exemplos de avaliação de desempenho na sua empresa.

Quem faz a avaliação de desempenho: tipos e exemplos

Em artigos anteriores já classificamos a avaliação de desempenho em três grandes sistemas: quantitativo, qualitativo e misto. No entanto, ainda é necessário conhecer alguns outros exemplos de avaliação de desempenho.

tipos de avaliações

Dessa forma, entre as avaliações de desempenho mais comuns, podemos encontrar diferentes exemplos de métodos de avaliação de desempenho. Que variam conforme a pessoa ou software responsável por aplicar o método na empresa:

  • Avaliação por um superior: como dito no nome, a avaliação por um superior é feita pelo chefe da equipe do profissional. Trata-se de uma avaliação direta que implica um conhecimento mais pessoal do colaborador.
  • Autoavaliação: aqui é o próprio funcionário que realiza sua avaliação de desempenho. Se trata de um sistema ideal para fazer uma autocrítica, mas também serve para se fazer mais consciente dos seus pontos fortes.
  • Assessment Center (Centro de Avaliação): os empregados são avaliados por observadores e analistas externos especializados e formados para a tarefa.
  • Avaliação de Equipe: o trabalho em equipe é muito importante para a produtividade e bom ambiente de trabalho, sendo razões ótimas para adotar este tipo de avaliação que envolve o restante dos membros e colegas de trabalho da empresa.
  • Avaliação do Cliente: neste caso a avaliação de desempenho é realizada pelo próprio cliente. É preciso levar em conta que esta forma de avaliação nem sempre será possível.
  • Exemplo de avaliação de desempenho automatizada: trata-se de uma avaliação de desempenho sistematizada feita por um software que analisa a atividade do trabalhador em frente ao computador. É um programa que requer autorização do funcionário e só é utilizado em determinados casos.
O que é avaliação de desempenho | GUIA
Como avaliar e melhorar o desempenho dos seus colaboradores.

Exemplos de avaliação de desempenho + técnicas

Para realizar essas avaliações de desempenho, também existem diferentes métodos e exemplos de avaliação de desempenho. Separamos alguns dos mais notáveis destes exemplos.

Escala Gráfica

Esta técnica ou exemplo de avaliação de desempenho pontua o empregado em diferentes variáveis previamente estabelecidas. 

Uma escala é estabelecida de 1 a 5 ou de 1 a 10. Só que, ao invés de números, podemos utilizar palavras que definem cada escala:

  • Máximo
  • Regular
  • Baixo

É fundamental detalhar o que cada palavra dentro da escala estabelecida significa. Com este exemplo de avaliação de desempenho é possível medir:

  • Quantidade de trabalho desempenhado (Produtividade)
  • Capacidade de inovar (Criatividade)
  • Nível de trabalho (Qualidade)
  • Resolução de problemas (Compreensão)
  • Conhecimento da posição (Experiência)
  • Cooperação com colegas (Trabalho em Equipe)

Checklists

Os Checklists são uma das técnicas ou exemplos de avaliação de desempenho mais conhecidas. Nos referimos a um conjunto de perguntas que podem ser respondidas com um sim ou não

Geralmente, eles são feitos em cadernos ou folhas com espaços para marcação de resposta positiva ou negativa (), feita de forma cruzada (x) ou preenchida (⚫).

São questões fechadas, com as quais podemos consultar aspectos muito específicos da organização.

  • O responsável lidera bem a equipe? (Sim) | (Não)
  • Existe comunicação entre os diferentes departamentos? (Sim) | (Não)

BARS

Escalas de avaliação com base no comportamento, em inglês “Behaviorally anchored rating scales”. Esse exemplo de avaliação de desempenho classifica o comportamento do trabalhador em diferentes escalas

A escala vai registrar uma série de comportamentos positivos e negativos que serão pontuados de 1 – 5 ou de 1 – 10.

Para um BARS feito corretamente devemos seguir as seguintes frases com cuidado:

  • Colete os comportamentos dos colaboradores (incidentes críticos): Ou seja, faça uma lista dos comportamentos adequados e daqueles outros que devem ser evitados.
  • Classifique os comportamentos: os comportamentos são divididos por competências ou por posições.

Execução do BARS: Depois de classificados os comportamentos, é hora de fazer as pontuações para conseguir um exemplo de avaliação de desempenho baseada em comportamento.

Stacking ranking ou ranking forçado

Este exemplo de avaliação de desempenho é uma técnica para que os responsáveis meçam e avaliem o desempenho dos trabalhadores a que se reportam.

También puede interesarte:  Avaliação por competência: o que é e como aplicá-la?

É chamado de “ranking forçado” porque força os empregados da empresa a serem classificados dentro de uma categoria. Se medirmos o desempenho dos funcionários, colocaríamos, dessa forma, os empregados em vários subgrupos:

  • Performance máxima
  • Boa performance
  • Performance esperada
  • Performance abaixo do esperado

Por relatórios

Os gerentes preparam um relatório em formato livre sobre o desempenho da equipe de colaboradores da empresa.

Comparação entre pares

Neste método de avaliação de desempenho, a análise é feita por grupos e cada empregado é comparado dentro de seu próprio grupo. Sob as mesmas condições… Como é o desempenho de cada empregado? 

Simples assim, mas o método funciona muito bem em boa parte das empresas.

CLIQUE SE VOCÊ ESTIVER INTERESSADO EM UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÕES 360º Descubra este software que é utilizado por PMEs e grandes empresas.

Novas técnicas e métodos de avaliação de desempenho

  1. Avaliação por objetivos: Os objetivos são definidos e o desempenho avaliado com base no cumprimento dos mesmos.
  2. Avaliação por competências: O desempenho é avaliado conforme as habilidades necessárias para cada posição.
  3. OKR: Os principais objetivos e resultados são definidos pela organização, e o trabalho é baseado neles.
  4. Avaliação 360º: Cada empregado é avaliado pelo responsável(90º), pelos colegas de equipe (180º), funcionários sobre a responsabilidade do avaliado (270º) e, por fim, clientes (360º).
    Em alguns casos, a autoavaliação e a análise de empresas parceiras são incluídas neste método de avaliação de desempenho.
  5. Reuniões um a um: É baseada em reuniões periódicas entre supervisor e empregado, de comum acordo são levantados os problemas a serem enfrentados, formas de enfrentamento, treinamentos e qualquer tipo de providência necessária.
    Essas reuniões são informais e orientadas para o progresso.

Vale pontuar que nem todas essas técnicas e métodos de avaliação de desempenho são adequados para todos os casos. Dependendo da avaliação de desempenho profissional que você escolher ou conforme estratégia da empresa, uma ou outra técnica deve ser utilizada.

Como fazer uma avaliação de desempenho profissional com facilidade

Como vimos, existem diversos métodos de avaliação de desempenho, cada um com suas virtudes e seus defeitos. De qualquer forma, é necessário destacar que dos grandes problemas que este tipo de análise costuma enfrentar são os seguintes: contínua falta de dados ao longo do tempo e a plataforma pela qual a avaliação é realizada.

Software de avaliação de desempenho

Por sorte, automatizar a avaliação acaba facilmente com esses problemas. Com um software de avaliação de desempenho na nuvem permite à equipe de Recursos Humanos otimizar cerca de 80% das tarefas manuais, além de garantir a confidencialidade desses dados.

Além disso, possibilita gerar relatórios a longo prazo para ver como está a evolução do funcionário, detectar talentos internos, oportunidades de promoção interna para alguns empregados, etc.

kpi do desempenho laboral

Em resumo, o software possibilita para a empresa:

  • Reduzir a incerteza e melhorar a motivação para o trabalho dos empregados com metas e objetivos claros.
  • Identificar os pontos fortes e fracos de treinamentos.
  • Reduzir preconceitos inconscientes.
  • Gerenciar mudanças e saber se a equipe está preparada para as mesmas.
Sistema de avaliação de desempenho

Outra alternativa mais simples, e como ponto de partida para comprovar todas as funcionalidades que a versão completa do nosso software pode oferecer é usar o template criado pela nossa equipe de desenvolvedores. Nele você pode aplicar 8 critérios de avaliação.

Avaliação de desempenho exemplos práticos

Vamos dar um exemplo prático de avaliação de desempenho para que você possa interiorizar esses conceitos. Especificamente, vamos nos concentrar no caso de sucesso da Deloitte, que mede aspectos quantitativos e qualitativos.

Neste case de sucesso, a empresa decidiu criar um modelo capaz de medir as competências. Ou seja, que observasse as habilidades e o desenvolvimento do funcionário, mas que levasse em consideração o método de trabalho e não tanto os objetivos numéricos em si.

Para conseguir esse objetivo, a Deloitte elaborou algumas perguntas para os gerentes divididas entre pontuações de 1 a 5 e aquelas em que se pondera sobre sim ou não:

Perguntas com pontuação de 1 a 5

  • Se o dinheiro fosse meu, daria a maior compensação (salário) para esta pessoa: meça o desempenho
  • Sempre desejaria esta pessoa dentro da minha equipe: avalie o trabalho em equipe.

Perguntas para ponderação Sim ou Não

  • Esta pessoa corre o risco de criar conflitos que afetem o clima e ambiente de trabalho: avalie se o empregado pode causar problemas a colegas ou clientes da empresa.
  • Esta pessoa está preparada para uma promoção interna: avalie o seu potencial.

Enquanto as pontuações de 1 a 5 ajudam a estabelecer o nível do empregado, uma promoção é decidida com base nas outras perguntas. No caso de se entender que há risco de mau desempenho, a Deloitte analisa o porquê deste risco e ajuda o funcionário a melhorar seu desempenho.

Ou se, caso for muito difícil ajudá-lo, estudar o seu desligamento da empresa. É um sistema muito mais completo e simples do que se pode parecer. Embora pareça um sistema exclusivo da Deloitte, vale a pena mencionar e estudar para pensar em possíveis sistemas de avaliação de desempenho para a sua empresa.

Software de avaliação de desempenho

Deixe um comentário

[1 vez por mês]
[1 vez por mês]