Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  Software OKR: porque deve implementá-lo na sua empresa
Avaliação de desempenho Gestão de Talentos

Software OKR: porque deve implementá-lo na sua empresa

Software OKR

A avaliação de desempenho é uma tarefa necessária e exigente para as empresas. A implementação de software com OKR’s ajuda a alcançar resultados mais significativos e úteis tanto para o negócio quanto para a força de trabalho.

A avaliação de desempenho é uma das tarefas com as quais os gerentes de RH menos se entusiasmam. Os funcionários nem sempre reagem bem e o avaliador pode ser posto em causa. Depois, há a questão de saber se o valor e o potencial de cada funcionário estão sendo mensurados corretamente. Um software OKR facilita esta tarefa.

O que são os OKR’s

OKR são objetivos e resultados chave (Objective Key Results) e a sua principal missão é conectar os objetivos individuais de cada funcionário com a missão da empresa e alcançar resultados mensuráveis.

kpi do desempenho laboral

Esta metodologia pode mesmo ser a chave para que as empresas consigam acompanhar as cada vez mais exigentes tendências dos mercados.

A implementação de OKR permite trabalhar a gestão de desempenho dentro das organizações de uma forma simples e flexível. No entanto, para que todos os objetivos sejam alcançados de uma forma mais efetiva, há vários aspetos a ter em conta.

Dicas para escrever bons OKR’s

  • É necessária uma compreensão clara da missão da empresa. O primeiro passo é estabelecer um objetivo geral que responda à pergunta “para onde quero chegar este ano“?
  • Definição de 3 a 4 objetivos trimestrais, que são chave para atingir o objetivo geral. O ideal seria que estes inspirassem, em vez de estabelecer métricas;
  • Para cada objetivo trimestral, indicar um resultado chave. Deve incluir métricas e o período de tempo em que o resultado deve ser alcançado.
  • Estabelecer ações-chave para cada resultado.
Também lhe pode interessar: Avaliação de desempenho. Quais os benefícios para as empresas?

Como implementar uma ferramenta OKR

Os OKR fazem parte de uma metodologia de gestão estratégica, isto é, ajudam os colaboradores a perceber como é que as suas ações individuais podem afetar a empresa num todo.

tipos de avaliações

Para implementar esta estratégia sem grandes desvios, há algumas etapas importantes a seguir.

Estabelecer OKR’s com um prazo de adaptação

A resistência à mudança é algo quase inevitável. Por isso, qualquer mudança exige um tempo para adaptação. Deve ser estabelecido um período para que todos os elementos da organização se adaptem a uma nova metodologia.

Definir objetivos OKR’s a curto prazo

Desta forma é possível avaliar periodicamente se os objetivos estão a ser cumpridos e definir ajustes, caso necessário.

Sinceridade na comunicação dos OKR’s

A transparência é muito importante ao longo deste processo. Os colaboradores devem saber exatamente com o que contam.

Guia Feedback colaboradores

Monitoramento contínuo dos OKR’s e dos principais resultados

A recolha de dados regularmente permite uma avaliação rigorosa dos resultados. Só assim se podem melhorar as práticas, tanto individuais como coletivas, aumentando a motivação das equipas e levando à concretização de objetivos.

OKR’s ambiciosos

Transformar metas em motivação é um grande passo para o sucesso.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOProjeto simples para medir 10 pessoas usando até 8 critérios de avaliação.

Benefícios da utilização de OKR

Estes são alguns dos benefícios que os OKR’s podem oferecer às empresas quando aplicadas corretamente.

Saiba sempre o que está acontecendo na empresa

É possível compreender claramente os processos que foram feitos e as necessidades de sua equipe a fim de agir rapidamente.

Foco numa missão comum

Quando todos os membros de uma equipe são claros sobre a situação da empresa e os OKRs que precisam ser alcançados, as ações se tornam mais claras. Também os processos desnecessários dentro dos departamentos são evitados.

Erros comuns da avaliação de desempenho

Gera comprimetimento e inspira

Se a empresa é clara sobre sua missão atrai pessoas que compartilham esses valores. Cria-se uma força de trabalho pronta para assumir os desafios, inspirando-as a alcançar os resultados desejados.

Tomar decisões sem incertezas

Ao quantificar objetivos, obtém-se uma imagem clara do progresso. As ações-chave podem ser reorientadas com decisões precisas que não derivam de estimativas subjetivas.

Alinhamento do pessoal

A visão da empresa não pode ser realizada se todo o pessoal pensar que cabe a eles fazer tudo.

Esta metodologia gerencia ações em um esquema onde cada funcionário é claro sobre sua atividade e o que ele ou ela tem que alcançar para completá-la.

Ferramenta OKR: o que é

O software OKR ou ferramenta OKR, é uma plataforma e opção integrada no software de avaliação de desempenho. É baseado na medição de uma série de resultados-chave. Estes itens são especificados com base em objetivos gerais para toda a empresa. A avaliação, embora individual, nunca perde a abordagem geral.

Os OKR’s não são orientados para avaliar os resultados finais. Avaliam o grau de realização dos objetivos comuns. Não importa se o desempenho do trabalho de todo um departamento ou de uma equipe é avaliado, o objetivo tomado como referência tem um caráter geral.

Avaliação de desempenho por competências

Uma ferramenta OKR é muito útil para incentivar os funcionários a melhorarem a si mesmos. Quando se especifica os indicadores que estão completos, os funcionários sabem onde são mais bem-sucedidos. Por outro lado, identificam onde há espaço para melhorias. Da mesma forma, os líderes de equipe podem agir a tempo quando percebem que algo não está indo como deveria.

A metodologia OKR é um dos critérios disponíveis em nosso sistema de avaliação de desempenho. Esta é uma ferramenta que facilita a avaliação do trabalho dos funcionários.

Os avaliadores podem personalizar os parâmetros e características da avaliação. Assim conseguem tornar os resultados muito mais úteis para melhorar o desempenho da força de trabalho e também a saúde da empresa.

Sistema de avaliação de desempenho

Principais funcionalidades de um software OKR’s

Apesar de seu design simples e das facilidades para trabalhar com as diferentes variáveis da avaliação, a ferramenta OKR’s oferece funcionalidades notáveis para as empresas.

Ferramenta OKR com ponderação de objetivos alinhados

É possível especificar o peso de cada indicador ou resultado dentro do objetivo geral. Os funcionários sabem quais áreas precisam de mais atenção e os avaliadores podem fazer uma ponderação mais rigorosa.

Avaliação de desempenho por objetivos

Ferramenta OKR com GAP’s para cada habilidade

Cada uma das habilidades pode ter uma ponderação diferente no processo de avaliação. A medida em que os principais resultados nessa habilidade foram alcançados também pode ser indicada na ferramenta OKR.

gestão por competências

Software OKR com comparação entre resultados

As comparações são particularmente úteis quando se trata de avaliação de desempenho. Esta deve ser sempre o mais justa possível. Os resultados projetados pelo funcionário podem ser comparados com aqueles esperados no emprego que ele ou ela ocupa.

Matriz de talento

Ferramenta OKR combinando metas compartilhadas com metas individuais

Com base nos principais resultados, itens individuais e compartilhados também podem ser incluídos no processo de avaliação. Os primeiros estão focados no funcionário individual. Os segundos podem ser usados para a gestão de equipes. Uma das funcionalidades do software OKR é o alinhamento dos dois tipos de objetivos.

Avaliação de objetivos

Software OKR com relatórios comparativos

O software OKR torna possível que todos os relatórios sejam classificados e comparados sem medo de enviesamento.

Relatório de avaliação de desempenho

Relatórios de avaliação de desempenho
Chaves + 9 tipos para sua empresa

Como ajuda a uma empresa a ter um software com OKR’s?

  • Ferramentas de avaliação de desempenho mais precisas. As empresas são capazes de tomar melhores decisões.
  • O software OKR projeta os resultados finais. É uma grande vantagem para intervir de forma precoce.
  • Esta tecnologia é compatível com outros sistemas de RH? O Software OKR pode ser integrado com qualquer outra plataforma, incluindo o resto das ferramentas de RH.
  • O desenvolvimento de feedback também é facilitado por ter informações mais específicas sobre as competências, capacidades e habilidades dos funcionários.
  • Com este feedback aos colaboradores, é possível identificar mais facilmente as falhas. O feedback é mais positivo, orientado para o crescimento profissional do funcionário.
  • Não se pode ignorar que muitas empresas foram forçadas a adaptar seu modelo de gestão de trabalho. Falamos do teletrabalho ou horários de trabalho flexíveis.

Por isso, a avaliação com uma ferramenta OKR pode ajudar a manter a motivação nos vários contextos de trabalho. E, mais importante, sem que não se percam de vista os principais objetivos.

Software de avaliação de desempenho

Deixe um comentário