Home  ›  Gestão de pessoal  ›  Relatório de trabalho: 10 exemplos que tem de conhecer
Gestão de pessoal

Relatório de trabalho: 10 exemplos que tem de conhecer

Relatório de trabalho

O relatório de trabalho é um documento que se destaca por sua versatilidade. Em seu interior, sempre conterá informações valiosas.

Quando se quer saber o estado de uma empresa, o relatório de trabalho é um documento que não pode faltar. A recolha de informações sobre os diferentes aspectos de um negócio é importante, uma vez que ajudará a tomar as decisões correctas. É possível obter dados sobre quase todas as actividades levadas a cabo pela organização.

No entanto, os dados não podem ser mostrados de qualquer forma. A informação tem de ser processada, contextualizada e de fácil compreensão para os profissionais a quem é dirigida, tais como a direcção ou o chefe de um grupo de trabalho. Para conseguir os melhores relatórios gerenciais, a automatização de um dashboard de RH é o melhor caminho a seguir.

Sem este relatório empresarial, seria a intuição a governar as empresas, a tomada de decisões seria difícil e os resultados agravar-se-iam na maioria das situações. Para evitar isto, nada melhor do que ter informação baseada em dados objetivos, o que ajuda a controlar os aspectos críticos do negócio.

O que é e para que serve um relatório de trabalho

Um relatório de trabalho é um documento em que são registados os resultados de uma atividade. Permite às empresas conhecer o resultado de um projecto, o resultado de uma avaliação do desempenho do pessoal ou de um determinado empregado, a evolução do clima organizacional ou como se desenvolveu a última campanha de recrutamento.

Relatório de turnover de funcionários

O seu objetivo é avaliar a execução da tarefa ou actividade definida no relatório de empresarial e os resultados obtidos. Também fornece uma visão do estado do negócio em diferentes aspectos, permitindo que sejam tomadas decisões informadas em relação aos eventos que tiveram lugar.

Tipos de relatório de trabalho

Não existe apenas um tipo relatório de trabalho, uma vez que cobrem diferentes áreas de actividade de uma empresa. O relatório diário de trabalho emitido permite-nos detetar oportunidades, deficiências ou verificar como está a funcionar uma estratégia de marca do empregador, por exemplo. O departamento de RH de qualquer empresa pode tirar partido deste tipo de relatórios.

Relatório de salários

A sua utilidade reside em mostrar se a estrutura salarial da empresa é competitiva. Analisa os salários de cada posição na empresa e compara-os com a média do sector ou de outras organizações. É útil saber se há lugar para aumentos salariais, ajustamentos ou para reduzir a rotação do pessoal.

Gestão de pessoas

Relatório de trabalho de desempenho

A avaliação do desempenho é concebida para avaliar o desempenho do pessoal a diferentes níveis: individual, de grupos de trabalho ou como um todo. Os resultados reflectem-se num relatório comportamental de funcionário que pode cobrir diferentes objectivos.

Este é o caso dos relatórios sobre a falta de competências-chave, orientações para a criação de planos de desenvolvimento ou o conhecimento da existência de problemas de formação entre os empregados.

Relatório de avaliação por competências
Relatório de avaliação de desempenho
9 tipos para avaliar e desenvolver o melhor talento.

Relatório empresarial de antiguidade e idade

Conhecer a idade e o tempo de serviço dos funcionários ajuda a criar planos de reforma ou esquemas de incentivos ao trabalho e a oferecer um maior reconhecimento profissional.

Mostra também o nível de desmotivação, a falta de um sentimento de permanência ou a dificuldade do empregado em cumprir os seus objetivos. Conhecendo esta realidade, será possível reduzir a rotatividade e melhorar o ambiente de trabalho.

Relatório de trabalho de absentismo

O absentismo tem um custo elevado para qualquer empresa. A acumulação injustificada de ausências é um sintoma de vários problemas, tais como desmotivação, esgotamento ou assédio no local de trabalho. Compreender a raiz deste problema ajudará a resolvê-lo e evitará que ele afecte a produtividade da empresa.

Relatório de férias e ausências

Relatório empresarial sobre recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção de pessoal visa encontrar o talento que a empresa necessita. Portanto, é essencial determinar se os objetivos foram alcançados, o custo envolvido, o desempenho dos recrutadores ou o período de tempo em que foi desenvolvido.

KPI Recrutamento e Seleçao

Além disso, será possível saber se a empresa é ou não atrativa como marca de recrutamento. Tudo isto pode ser conseguido com um relatório de trabalho.

Relatório de Recrutamento e Seleção de Pessoal
4 passos essenciais para encontrar o melhor talento.

Relatório de trabalho do valor do colaborador

Os empregados acrescentam valor à empresa de diferentes maneiras. Isto pode ser medido de forma quantitativa ou qualitativa, o que demonstrará a produtividade no trabalho, a sua contribuição de ideias ou a sua capacidade de trabalhar como parte de uma equipa.

kpi do desempenho laboral

A utilidade deste relatório de funcionário reside na identificação dos trabalhadores que mais se destacam, o que permite a criação de grupos de alto desempenho, a implementação de planos de carreira ou a concepção de uma melhor remuneração.

Relatório de controle de ponto ou tempo de trabalho

O tempo e a frequência têm como objectivo determinar o tempo de trabalho efectivo dos colaboradores. A sua utilidade reside em saber melhor como o pessoal lida com este factor, a que horas chegam para trabalhar e a que horas partem em termos gerais. Assim, será conhecido o número de horas extraordinárias, o pagamento feito por elas ou a distribuição dos turnos.

relatórios de registro de ponto

Relatório gerenciais de baixas

Os funcionários podem ausentar-se do trabalho por uma variedade de razões. Quer se trate de doença ou de problemas pessoais, determinar como eles afetam a empresa ajuda a melhorar o seu crescimento e a apoiar o empregado. Isto não deve ser confundido com o relatório de absentismo laboral, uma vez que as ausências são normalmente justificadas.

Relatório de rotatividade de pessoal

Relatório de trabalho de férias

Este modelo de relatório fornece informações sobre como os períodos de férias são distribuídos, quanto tempo duram e quantos dias de descanso se acumulam no dia de trabalho dos empregados. Ter estes dados em conta ajuda a compreender como as férias são distribuídas ou se são apropriadas para os colaboradores. Também determinará se contribuem ou não para melhorar o desempenho.

cronograma de férias de funcionarios

Relatório de envolvimento do colaborador

Hoje em dia, é comum as empresas terem colaboradores externos. Estes são profissionais independentes que prestam um serviço pago. Isto pode ser um serviço de natureza pontual ou recorrente.

Apesar de não serem trabalhadores comuns, é importante determinar o seu compromisso com a organização, especialmente se forem talentosos, e confirmá-lo com um relatório empresarial. Desta forma, a relação pode ser ajustada e diferentes aspetos podem ser melhorados para o futuro.

Software de Recursos Humanos com indicadores e relatórios de RH
Crie seu dashboard de RH de forma rápida e fácil.

Por que vale a pena a digitalização dos relatórios de trabalho

Quando se trata da questão de como reportar sobre o trabalho da sua empresa, optar por uma solução digital para os relatórios de Recursos Humanos é a resposta certa. Um software para gestão de relatórios de trabalho será útil, especialmente quando se tiver de prestar atenção às diferentes variáveis do seu negócio e da sua força de trabalho.

A principal razão para entrar na era digital é a velocidade e agilidade adquiridas. Escrever um relatório de trabalho à mão ou por meios mecânicos é demorado. A informação tem de ser recolhida, a gestão documental relevante tem de ser feita e analisada para produzir resultados. Com um software de RH com relatórios de empresa, grande parte do processo é automatizado, uma vez que a informação permanece numa base de dados facilmente acessível.

Relatório de avaliação de desempenho

Além disso, a informação é fornecida de uma forma mais abrangente. Não se trata apenas de grupos de números e letras, mas é apresentado em gráficos, infográficos e outros formatos fáceis de entender. É claro que estes não têm de ser criados à mão e é possível seleccionar quais os indicadores que são mostrados. Está também disponível um painel de bordo, que mostra dados actualizados de acordo com as necessidades do pessoal de RH.

O nosso software de relatórios de trabalho oferece-lhe um módulo completo de modelos de relatórios de RH, com a opção de gerar relatórios financeiros, o que lhe permite medir a eficácia das políticas tomadas em cada departamento. Com mais de 60 indicadores, não haverá nenhum aspecto do negócio para o qual não possam ser obtidos dados.

Finalmente, os dados podem ser exportados para diferentes formatos, tais como Excel, para a preparação de auditorias anuais. Desta forma, não haverá problema para uma agência externa validar os relatórios criados e os resultados por eles fornecidos. Descubra como fazer um relatório de trabalho e rentabilize ao máximo os processos da sua empresa.

Relatórios de Recursos Humanos

1 comentário

  • Boa tarde Senhores,

    Gostei bastante das dicas. É possível fornecer-me um exeplar de relatórios relativamente ao proccessamento salarial?

Deixe um comentário