Home  ›  Gestão de pessoal  ›  7 etapas do ciclo de vida do colaborador | Como otimizá-las
Gestão de pessoal

7 etapas do ciclo de vida do colaborador | Como otimizá-las

ciclo de vida do colaborador

Assim como nas etapas do processo de produção ou do próprio negócio, o ciclo de vida do colaborador também deve ser levado em consideração para maximizar seu desempenho e beneficiar a empresa.

Os ciclos fazem parte de todas as áreas da vida e a carreira não é exceção. Ao longo de sua carreira um funcionário passa por diferentes fases – ciclo de vida do colaborador ou ciclo de gestão de pessoas. Conhecer as características de cada etapa é essencial para extrair o melhor desempenho profissional. Aprenda como otimizar cada fase com o software de Recursos Humanos.

Para a maioria das empresas as necessidades de seus funcionários não são as mesmas quando eles acabam de ingressar na empresa ou estão perto da aposentadoria. Mas em que consiste exatamente o ciclo de vida das organizações? Em que fases ele envolve e como suas expectativas pessoais e relacionadas ao trabalho podem ser atendidas em cada etapa?

O que é o ciclo de vida do colaborador

O ciclo de vida do colaborador é um conceito que se refere a todo o ciclo da gestão de pessoas na mesma empresa. Geralmente, o termo é usado no campo da administração do trabalho para fornecer uma resposta apropriada às necessidades de cada empregado. Não se refere à carreira profissional como um todo, mas sim ao tempo do profissional em uma determinada empresa.

As etapas da vida profissional são as mesmas para todos os funcionários, mas nem todos respondem de forma idêntica aos estímulos que recebem em cada um deles. É por isso que as empresas são obrigadas a personalizar ao máximo suas estratégias de gestão de talentos, um aspecto no qual as ferramentas tecnológicas desempenham um papel essencial.

Ciclo vida colaborador

Importância do planejamento do ciclo de vida dos colaboradores

Conhecer o ciclo de vida do colaborador na organização é essencial para que o trabalho do departamento de Recursos Humanos seja mais eficiente. Se um empregado não for tratado de acordo com seu estágio profissional, é possível que a administração do trabalho não tenha os efeitos desejados.

A adaptação das técnicas de gestão de pessoal às especificidades de cada fase do ciclo de vida do talento humano traz uma série de vantagens para as empresas, além de evitar que elas fiquem em desvantagem de diferentes maneiras.

5 vantagens para administrar corretamente o ciclo da gestão de pessoas:

  • Elaborar melhores planos de carreira: Ao criar planos de carreira para motivar e recompensar os funcionários, é essencial que as recompensas estejam alinhadas com as etapas da carreira. Esta é a melhor maneira de reter os funcionários mais valiosos.
  • Promover treinamento apropriado: a seleção do conteúdo de treinamento mais adequado para cada funcionário é mais fácil quando é planejado, pelo menos em parte, de acordo com as diferentes fases do ciclo de vida do funcionário.
  • Adaptar a avaliação ao ciclo de trabalho: existem diferentes metodologias que são perfeitamente válidas para avaliar o desempenho do trabalho, mas o estágio de desenvolvimento do funcionário não deve ser negligenciado ao selecionar os critérios de avaliação.
  • Promover o compromisso corporativo: quando uma empresa responde adequadamente às necessidades de seus funcionários, eles se sentem valorizados e reconhecidos em seu trabalho. Assim, é muito mais fácil conseguir trabalhadores comprometidos com a empresa e determinados a ficar com ela.
  • Melhorar a eficiência do departamento de RH: Como resultado das melhorias acima, os processos da gestão de pessoas do departamento de RH são gerenciados de forma mais eficiente. Todas as ações têm um significado claro e o risco de negligenciar sistematicamente uma parte da força de trabalho é evitado.
+100 INDICADORES DE RH PARA IMPULSIONAR SEU NEGÓCIO
KPI’s para Recursos Humanos: tipos e exemplos

Etapas do ciclo de vida do colaborador

Como você pode ver em detalhe no guia do ciclo de vida do colaborador, este compreende diferentes fases, começando com o recrutamento e terminando com a conversão do antigo funcionário em um embaixador da marca.

1. Atração | Ciclo de Vida do Talento Humano

Atrair os melhores talentos é um grande desafio para o departamento de RH, que pode simplificar ou mesmo eliminar o processo de seleção (se tiver candidatos disponíveis e comprovados). Na maioria dos casos, esta fase corresponde ao primeiro contato do possível funcionário com a empresa.

definição e descrição do cargo de trabalho

2. Recrutamento, seleção e contratação

A implementação de um processo de recrutamento e seleção é uma das tarefas mais exigentes para qualquer gerente de RH. Junto com a busca do melhor profissional possível para atender as necessidades da empresa, é importante prestar atenção à chamada “experiência do candidato”.

O software de recrutamento e seleção da Bizneo HR ajuda a manter uma comunicação suave e eficaz com os candidatos, além de tornar o processo muito mais agradável.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

Todos os dados gerados durante a avaliação dos candidatos são armazenados no sistema e podem ser usados para justificar a decisão para os candidatos.

7 erros comuns de recrutamento

3. Onboarding | Ciclo de vida dos funcionários

Uma vez concluído o recrutamento, é hora de se preparar para a chegada do novo funcionário à empresa. O primeiro dia pode ser decisivo para que o profissional tenha uma idéia aproximada do que esperar em sua nova posição. A facilitação do onboarding melhora a confiança deles na empresa e reduz os períodos de adaptação.

Nosso sistema de gerenciamento de documentos com assinatura digital integrada facilita todos os processos que o RH tem que gerenciar com o recém-chegado.

ASSINATURA ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS

4. Desenvolvimento profissional : Ciclo de vida das organizações

É uma das etapas mais longas do ciclo de vida do colaborador. Uma vez que o funcionário tenha se estabelecido em seu cargo, a empresa pode incentivar seu desenvolvimento profissional através de diferentes medidas, tais como promoção interna ou incentivos de treinamento.

Desta forma, o funcionário melhorará suas habilidades e habilidades profissionais, para seu próprio benefício e para o benefício da empresa. Você pode garantir tudo isso com nosso software de treinamento:

Sistema de capacitação profissional

5. Retenção | Ciclo de vida dos colaboradores

Se conseguir bons funcionários pode ser um desafio, a retenção os melhores talentos talvez seja ainda mais importante para as empresas. Os funcionários ambiciosos precisam receber incentivos que justifiquem sua permanência no mercado de trabalho e reforcem seu desejo de se destacar. Esta fase é realmente apenas mais uma etapa do desenvolvimento da carreira, pois envolve o reconhecimento dos funcionários.

Matriz de talento

O software de avaliação de desempenho da Bizneo HR é uma ferramenta simples mas abrangente que ajuda a realizar recompensas e benefícios para os funcionários, ponderando os resultados de seu trabalho.

O sistema de RH permite o uso de diferentes critérios para a avaliação de desempenho dos funcionários e contribui para a transparência de uma gestão de pessoas tão sensível.

Erros comuns da avaliação de desempenho

6. Saída

Quando chegar a hora de o profissional e a empresa se separarem, as formalidades relevantes devem ser tratadas da maneira mais cordial possível. Isto significa, por exemplo, facilitar a partida do funcionário e agradecer-lhe pelos serviços prestados. Naturalmente, a empresa também deve fazer seus próprios arranjos, que podem ser incluídos em um plano de sucessão ou transição.

7. Employer Branding | Ciclo de vida das organizações

Transformar ex-funcionários em potenciais embaixadores da marca é um processo que começa a partir do momento em que eles ingressam na empresa. Se uma boa imagem for deixada com o profissional, eles recomendarão a empresa a outros funcionários, eles expressarão boas opiniões sobre ela e eles podem até retornar algum tempo depois.

Sistema de RH para gestão de talento e pessoas

Benefícios de automatizar a gestão do ciclo dos colaboradores

A implementação de soluções tecnológicas na gestão do trabalho traz inúmeras vantagens para as empresas. No caso específico da gestão do ciclo da gestão de pessoas, os módulos presentes no software de RH ajudam a reunir os dados mais valiosos para tomar as ações desejadas.

Portal de RH

A automação com un sistema de gestão de pessoas também permite otimizar ao máximo os recursos do departamento de RH, além de proporcionar acesso centralizado às informações dos funcionários.

Os dados obtidos podem ser facilmente convertidos em relatórios de RH de todos os tipos e as decisões são sempre tomadas com base em uma sólida base documental. Ao mesmo tempo, a empresa pode reagir mais rapidamente a mudanças em sua estrutura organizacional.

Relatório de turnover de funcionários

Em um sentido mais amplo, a implementação de um plano de transformação digital proporciona uma imagem de marca inovadora e demonstra o compromisso corporativo de melhorar o bem-estar da força de trabalho. Dois aspectos que não estão sem interesse em gerenciar o ciclo de vida dos funcionários de forma mais eficaz.

Software de Recursos Humanos (RH)

Deixe um comentário