Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Testes de Recursos Humanos mais utilizados | 5 Exemplos
Recrutamento e seleção

Testes de Recursos Humanos mais utilizados | 5 Exemplos

testes de recursos humanos

Encontrar os melhores talentos para as empresas pode ser uma tarefa complexa. No entanto, há vários testes de RH que podem ajudar neste processo.

Os processos de recrutamento e seleção são fundamentais para a captação dos melhores talentos para as empresas. Mas, para que isso seja possível, é imprescindível a aplicação de alguns testes de Recursos Humanos.

Este tipo de testes permite aos recrutadores conhecerem melhor as competências e habilidades dos candidatos e, assim, no futuro, analisar melhor seu desempenho e potencial dentro da organização.

Neste artigo poderá encontrar os principais tipos de teste que podem ser usados nos processos de seleção de pessoal.

Tipos de Testes de Recursos Humanos

Existem vários tipos de testes psicométricos que se podem aplicar ao recrutamento de pessoas.

Você pode ver a versão resumida de cada um deles neste post ou pode baixar nosso guia especializado em testes de RH com exemplos e como utilizá-los em uma empresa:

Guia testes de Recursos Humanos

Testes de RH – psicométricos

Os testes psicométricos são parte integrante dos processos de seleção de RH há dezenas de anos. São eles os responsáveis por fornecer aos recrutadores informação mais detalhada sobre cada candidato.

testes de competências

Através deste tipo de testes são avaliadas detalhadamente as características daqueles que poderão vir a ser futuros colaboradores das empresas.

Testes psicométricos – para que servem?

  • Identificar especificamente competências, habilidades, valores e outros traços de personalidade;
  • Antever a capacidade do candidato para o cargo em questão. Ou, por outro lado, algum tipo de limitação para o exercício da função;
  • Ajudar o recrutador a selecionar de forma mais eficaz e segura o candidato certo.
Continuamos expandindo as informações sobre os TESTES PSICOMËTRICOS
Tipos e aplicação dos testes psicométricos para captar talentos

Testes de Recursos Humanos para medir a inteligência

Estes testes de Recursos Humanos são responsáveis por avaliar a capacidade de aprendizagem, aplicação de novos conhecimentos, QI, capacidade de síntese e análise. A inteligência pode também ser evidenciada em situações de tomada de decisões e resolução de problemas, bem como na adaptação a novas e diferentes realidades.

tests psicotécnicos

Os principais testes de inteligência usados são os de Raven e Terman Merril.

Testes de Recursos Humanos psicotécnicos

testes psicométricos de inteligência

Estes testes psicotécnicos medem as competências do candidato diretamente relacionadas com o trabalho ou vaga em questão. Pretende-se identificar nas pessoas um padrão de comportamento que revele as suas habilidades e competências mais vincadas. O objetivo principal é avaliar o candidato no que diz respeito ao seu potencial a nível profissional.

Testes psicotécnicos – O que são
Por que as empresas devem utilizá-lo?

Testes de RH psicológicos ou de personalidade

Como o próprio nome dá a entender, estes testes psicológicos permitem ao recrutador conhecer mais detalhadamente a personalidade do candidato.

Desta forma, é possível avaliar como uma pessoa interpreta determinadas situações, quais as suas habilidades, o seu nível de adaptação, entre outros.

De entre os vários testes de rh mais utilizados para avaliação de personalidade, destacamos:

Teste DISC

O teste disc atinge a identificação de 4 tipos básicos de comportamento: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. É aplicado por meio de questionários ou formulários e, com os resultados obtidos, é possível obter métricas que indicam comportamentos e competências dos colaboradores avaliados. 

Tudo o que você precisa saber sobre o TEST DISC
É útil para recrutamento e seleção?

Teste de RH palográfico

Medição de características comportamentais por via gráfica. Um teste bastante simples de usar, no qual o candidato, com a orientação do recrutador, deve fazer vários traços verticais paralelos numa folha branca. O resultado revelará alguns traços da sua personalidade essenciais para o seu avanço no processo.

Guia Testes de Recursos Humanos

Testes de recrutamento e seleção para captação de competências

Atualmente existem no mercado ferramentas que permitem a aplicação de testes de recrutamento e seleção com diversas variáveis. Isto é, a conjugação estratégica destas mesmas variáveis permite a seleção dos talentos mais adequados a cada trabalho.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

A utilização dos testes de competência profissional, facilita a identificação das competências e habilidades que a empresa está procurando. Em outras palavras, as habilidades e conhecimentos necessários para o trabalho.

Provas psicometricas

Estes testes de RH servem para assegurar que a pessoa que entra na empresa irá atender às expectativas e será capaz de realizar o trabalho no dia-a-dia. E eles conseguem reduzindo o tempo investido pelos departamentos de RH em tarefas que passam a ser automatizadas em vez de manuais e, naturalmente, se traduz em ganhos significativos para as empresas.

ATS de recrutamento e seleção com multiposting

Deixe um comentário