Home  ›  Gestão de pessoal  ›  As 7 melhores ferramentas de gestão de pessoas
Gestão de pessoal

As 7 melhores ferramentas de gestão de pessoas

ferramentas de gestão de pessoas

Analisamos algumas das melhores ferramentas de gestão de pessoas. Gostaria de conhecê-las?

Quando uma empresa atinge um tamanho relativamente considerável (e não estamos nos referindo apenas às grandes multinacionais, mas à maioria das PMEs), a gestão de pessoas passa a ficar cada vez mais complexa, exigindo mais investimentos no setor de RH. Felizmente, existem diversas ferramentas de gestão de pessoas que permitem administrar qualquer aspecto relacionado aos funcionários e criar melhores ambientes de trabalho.

7 ferramentas de gestão de pessoas que sua empresa precisa ter

Os responsáveis pela gestão de pessoas devem considerar diferentes aspectos, desde o treinamento até a avaliação de desempenho do trabalhador. Para isso, vamos dar uma olhada em algumas ferramentas de gestão específicas.

1. Ferramenta de gerenciamento da equipe

A base da digitalização em RH é contar com ferramentas de gestão de equipe, como uma central de dados sobre os funcionários. Uma plataforma como esta centraliza ao máximo todas as informações necessárias para tomar as decisões corretas, automatizar as tarefas mais repetitivas, gerar um extenso histórico de interações com os funcionários e manter sempre atualizadas as variáveis ​​mais importantes (arquivos dos funcionários, horários, horas extras, etc.).

Gestão de pessoas

Com isso, é possível estabelecer um canal de comunicação mais fluido entre colaboradores e gestores, facilitando a administração da equipe. Isso também facilita o trabalho dos departamentos de RH para cumprir todos os requisitos legais relativos à segurança e proteção de dados.

2. Ferramentas de gestão de pessoas: portal do funcionário

O portal do empregado é um espaço privado para cada trabalhador que permite gerir de forma autônoma um conjunto de dados profissionais e pessoais. O aplicativo é responsável por integrar a gestão de todos os funcionários, elemento de vital importância na concessão de permissões ou planejamento de férias.

Ciclo vida colaborador

3. Ferramentas de gestão de pessoas: portal do gestor

O portal do gestor é o complemento ideal para o site do funcionário. Os líderes de equipe podem examinar a evolução de diferentes métricas para verificar o grau de cumprimento dos objetivos planejados ou o status de cada projeto.

Também fica mais fácil manter o controle do tempo, distribuir tarefas e detectar carências de habilidade no quadro de funcionários, apenas para citar alguns exemplos de gestão de pessoas a partir de um portal do gestor.

Portal de RH

4. Ferramenta de gestão para organogramas

Existem vários critérios e sistemas para a criação de organogramas internos nas empresas — outra tarefa inerente à gestão de pessoas — e pode haver várias fórmulas igualmente válidas para o sucesso. 

O que é relevante é que cada área ou nível na escala de decisão tenha um quadro para atuar devidamente delimitado e que evite duplicações ou decisões contraditórias .

Sistema de Organograma

Uma organização empresarial de software como o Bizneo HR permite visualizar graficamente a estrutura interna da empresa e agiliza a tomada de decisões.

5. Ferramenta de gestão de pessoas para treinamento

Possuir ferramentas de formação adequadas é outro ponto muito importante enquanto técnica de gestão de pessoas de uma empresa. Esses tipos de aplicativos geralmente são plataformas EAD que permitem agilizar todos os procedimentos relacionados a esse assunto.

Software para o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores

Isso vai desde o armazenamento e disponibilização dos recursos de treinamento necessários aos funcionários, passando pelo gerenciamento do acesso às atividades, planejando-as, acompanhando o processo de treinamento e desenvolvimento, enviando lembretes e avisos, entre outros.

Capacitação Profissional – O que é, importância e benefícios
Como ajudar seus colaboradores a melhorar suas competências


6. Ferramentas de gestão de pessoas para avaliações

As ferramentas de avaliação de desempenho são essenciais para saber quais são as necessidades dos colaboradores do ponto de vista da formação e dos objetivos da empresa. Além disso, essas ferramentas são essenciais para detectar talentos internos, reduzir incertezas e melhorar a motivação, além de acelerar a tomada de decisões.

Matriz de talento

7. Ferramentas de controle de ponto

O controle sobre a jornada de trabalho é uma atividade fundamental de qualquer empresa. Para gerenciar esse processo, existem ferramentas específicas de controle de ponto.

No caso da Bizneo RH, a empresa também possui um software de controle de férias desenvolvido para gerenciar as ausências e férias dos funcionários. Essa é uma ferramenta que permite centralizar todas as informações, evitar sobreposições, gerar relatórios e muito mais.

app de ponto eletrônico

O que os funcionários esperam do software de RH?

Para os profissionais que fazem parte da empresa, o software de RH só faz sentido se reconhecerem que facilita o seu trabalho diário. Por isso, os aplicativos implementados devem se destacar pela facilidade de uso e acessibilidade. Ao mesmo tempo, valoriza-se também que seu talento e esforço são visíveis aos gestores, aspectos relacionados à gestão de desempenho e ao reconhecimento profissional e formação.

Ferramentas de RH

Dicas para implementar uma ferramenta de gestão de pessoas

Ter os melhores recursos digitais para a gestão de pessoas não garante uma transição bemsucedida para um modelo administrativo mais eficiente se não for realizada de forma correta. Por isso é importante seguir uma série de recomendações básicas para implementar qualquer ferramenta de gestão.

Um sistema de gestão de pessoas ajuda você a resolver os principais problemas do dia a dia e colabora também com um melhor desempenho profissional seu.

Reforce o compromisso corporativo da gestão de pessoas

Se a automação das funções de gerenciamento de pessoal for concluída sem avaliar as opiniões dos funcionários e com uma tendência vertical clara, muitos trabalhadores podem se sentir menos engajados com a empresa. Para evitar o risco de despersonalização das relações de trabalho, as novas ferramentas devem enfatizar a troca de opiniões e não substituir inteiramente o contato humano.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE PESQUISAS DE CLIMAProjeto simples para realizar pesquisas de satisfação e clima de sua equipe.

Ganhe a confiança da equipe

Uma das grandes vantagens das ferramentas de gestão de pessoas é que tratam de aspectos que não deveriam mais ser observados permanentemente pela área de RH. 

No entanto, esse progresso é de pouca utilidade se não houver confiança de que os trabalhadores serão capazes de usar cada sistema de RH corretamente e manter seu profissionalismo. É conveniente demonstrar aos colaboradores que a empresa confia no seu trabalho e capacidade organizacional.

Banner impacto software rh funcoes

Promova a diversidade de valores

O talento se manifesta por meio de perfis muito diversos, enterrando definitivamente a ideia de que todos os trabalhadores devem responder às mesmas preocupações ou à mesma forma de trabalhar. As empresas que sabem integrar a diversidade à sua organização interna estarão um passo à frente do mercado — e as ferramentas de gestão de pessoas ajudam a conseguir isso.

Sistema de gestão de pessoas: importância e benefícios
Quais departamentos e tarefas um software gestão de pessoas melhora?

Incentive um comportamento proativo

As equipes buscam uma meta específica e todos os seus membros devem trabalhar cooperativamente para alcançá-la. Mas para manter a motivação elevada e alcançar melhores resultados, permita que alguma liberdade para a iniciativa individual brilhe.

Guia reconhecimento no trabalho

3 grandes vantagens de usar uma ferramenta de gestão de pessoas

Com a introdução de técnicas de gestão de pessoas bem-sucedidas, as empresas logo terão benefícios como os seguintes.

1. Otimização de tempo graças a uma ferramenta de gestão

Um funcionário tem feito a mesma tarefa que outro devido a um erro de comunicação entre os dois ou por parte de seus gestores? Essa situação dificilmente ocorrerá quando houver um banco de dados centralizado e constantemente atualizado que permita a cada funcionário saber exatamente qual é a sua função no quadro de uma equipe ou da própria empresa.

Cartas para RH

2. Melhor ambiente de trabalho

A automação dos processos da gestão de pessoas também reduz o atrito entre os colegas, pois as funções de cada um são perfeitamente definidas.

planilhas de pesquisa de clima organizacional

Da mesma forma, na gestão de um maior número de procedimentos nas plataformas correspondentes, as suspeitas de favoritismo ou discriminação entre os trabalhadores possuem menos base.

sistema pesquisa clima organizacional

3. Níveis mais altos de criatividade e produtividade

Finalmente, por ter recursos tecnológicos que lidam com os aspectos mais tediosos e de menor valor agregado da atividade de trabalho, tanto os gerentes de negócios quanto os trabalhadores podem dedicar mais atenção às áreas mais estratégicas. Tanto a criatividade da equipe quanto a produtividade da empresa serão fortalecidas no médio prazo.

Software de Recursos Humanos (RH)

Deixe um comentário