Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Clima Organizacional  ›  Ambiente pesado no escritório? Veja como a pesquisa de clima organizacional ajuda a resolver
Clima Organizacional Gestão de Talentos

Ambiente pesado no escritório? Veja como a pesquisa de clima organizacional ajuda a resolver

Pesquisa de clima organizacional

Fazer uma pesquisa de clima organizacional para conhecer o ambiente de trabalho de seus funcionários é fundamental para detectar problemas

Que passamos grande parte de nossa vida no trabalho é uma realidade bem conhecida. É importante contarmos com um bom ambiente no escritório. A pesquisa de clima organizacional é um método eficiente para promover um clima amigável para os colaboradores na empresa. 

Estudos apontam que o nível de satisfação da equipe ajuda as empresas a atingirem mais objetivos e faz com que os funcionários sejam mais produtivos, enquanto um ambiente de profissionais insatisfeitos causa o efeito contrário e provoca resultados negativos.

É por isso que gerenciar o ambiente de trabalho se tornou uma das principais metas do departamento de Recursos Humanos. Por isso, contar com ferramentas de pesquisa de clima organizacional é fundamental.

O que é uma pesquisa de clima organizacional?

Uma pesquisa de clima organizacional é um sistema de Recursos Humanos ou ferramenta que, como apontamos, serve para avaliar a satisfação profissional do empregado para com a empresa. Ela oferece um diagnóstico da percepção dos trabalhadores sobre questões como a comunicação institucional, o próprio trabalho em si, as tarefas nas quais um funcionário desempenha, a qualidade do ambiente, entre outros fatores.

Usar uma pesquisa de clima organizacional garante o sucesso da empresa por recorrer — sempre e quando realizada adequadamente — a informações internas que são difíceis de coletar, se feitas por um consultor externo, por exemplo. Além disso, é uma maneira dos colaboradores expressarem suas opiniões em uma ferramenta oficial.

Esta análise dos resultados da pesquisa de clima organizacional deve ser contínua ao longo do tempo, uma vez que, o valor da pesquisa de clima organizacional não está nos resultados pontuais, mas sim demanda um trabalho recorrente para que o departamento de RH possa implementar programas de melhoria.

Pesquisas para colaboradores

11 vantagens de utilizar uma pesquisa de clima organizacional

Utilizar uma pesquisa de clima organizacional para avaliar o ambiente profissional de sua empresa conta com diversas vantagens:

  1. Permite detectar os conflitos humanos da organização que podem influenciar o próprio trabalho;
  2. Reduz o risco nas tomadas de decisões;
  3. Contribui com o desenvolvimento dos diferentes departamentos;
  4. Permite detectar as necessidades dos funcionários;
  5. Permite analisar o trabalho da própria empresa de acordo com com seus funcionários;
  6. Aumenta o bem-estar dos funcionários, uma vez que, se sentem ouvidos e que suas opiniões têm valor;
  7. Permite que a empresa aprenda;
  8. Permite criar informações que servem como referência no futuro;
  9. Aumenta o faturamento da organização: detecta ineficiências;
  10. Diminui o índice de absenteísmo
  11. Reduz a rotatividade de funcionários
MEÇA O CLIMA ORGANIZACIONAL COM O MELHOR SOFTWARE DE PESQUISAS Solução para conhecer melhor seus colaboradores e sua empresa

Como criar uma boa pesquisa de clima organizacional

Para criar uma boa pesquisa de clima organizacional, a primeira coisa que devemos fazer é estabelecer o objetivo — é preciso saber o que se quer fazer com os dados ou então se a pesquisa será focada em obter determinada informação para tomar alguma decisão. 

Ter metas permite criar perguntas mais certeiras para a pesquisa. No entanto, vale lembrar que nem sempre é fácil prever determinadas questões. O que podemos fazer é tentar visualizar os possíveis resultados e estabelecer diferentes planos de ação.

Também é importante definir o que se quer medir com a pesquisa de clima organizacional: a satisfação em relação às lideranças no departamento, o ambiente, as tarefas, o horário, a imagem da empresa na mídia, entre outros fatores. 

É preciso delimitar bem o que se quer saber para poder fazer as perguntas adequadas. De todo modo, o ideal é que uma pesquisa de clima organizacional avalie os seguintes indicadores:

  • A qualidade do trabalho em equipe;
  • Qualidade da liderança;
  • A identificação de oportunidades de promoção interna;
  • Qualidade das tarefas de supervisão;
  • As condições de trabalho: particulares e gerais;
  • A compreensão dos objetivos gerais da empresa;
  • As políticas de remuneração.
pesquisas mapas de calor

O anonimato na pesquisa de clima organizacional

Uma das questões mais importantes de uma pesquisa de clima organizacional é o anonimato. Esse é um fator-chave para incentivar não só a sinceridade das respostas, mas também a confiança do empregado. Por exemplo, fazer a pesquisa pessoalmente aumenta a desconfiança e altera os resultados. 

Para evitar isso, podemos usar um software de pesquisas de clima organizacional específico que nos faz evitar este tipo de problema, com o Bizneo HR.

pesquisa de clima organizacional

Essa ferramenta garante o anonimato como comentado, bem como deixa os funcionários escolherem o momento e lugar que se sentem mais confortáveis para responder ao teste de clima organizacional com sinceridade, evitando qualquer tipo de pressão.

Além disso, uma vez que, os dados ficam centralizados, o software de pesquisa de clima permite detectar e resolver problemas de forma muito mais rápida (não é necessário enquadrar esses dados para tirar conclusões, já que a própria ferramenta de pesquisa produz as estatísticas).

O Bizneo HR é um software de pesquisa de clima que oferece também a possibilidade de:

  • Medir o impacto de nossas ações e dos diferentes departamentos da empresa;
  • Desenvolver uma cultura de opinião e melhoria contínua;
  • Acabar com os formulários e gerar conversões;
  • Escutar, comunicar e avaliar  — tudo digitalmente;
  • Agilizar a captação de informações e dados;
  • Mensurar: o clima organizacional e a satisfação profissional;
  • Detectar necessidades de formação;
  • Cuidar da cultura corporativa;
  • Incluir pesquisas de desligamento de funcionários
  • Reforçar os processos de gestão de mudanças.
sistema pesquisa clima organizacional

8 perguntas frequentes em uma pesquisa de clima organizacional

Para conseguir mensurar esses parâmetros comentados, em uma pesquisa de clima organizacional, podem surgir algumas perguntas como as a seguir. Além disso, a priori também é necessário determinar se as perguntas serão abertas, de múltipla escolha e, por fim, o tipo de questionário que passaremos.

  • Acredita que seu trabalho está de acordo com os objetivos da empresa?
  • Você conta com as ferramentas necessárias para fazer seu trabalho?
  • Acredita que a empresa permite que você dê o seu melhor?
  • Você se sente motivado por sua responsabilidade na equipe?
  • Acredita que a empresa leva em conta suas opiniões?
  • Você se sente confortável com seus colegas de trabalho?
  • Você recebe feedback das suas entregas?
  • Acredita que sua remuneração está de acordo com o trabalho que você realiza?

Além das oito perguntas listadas acima, existem mais perguntas, tanto qualitativas quanto quantitativas, que podem nos ajudar a ter uma mensuração mais precisa em nossa pesquisa de Recursos Humanos. Em nossa solução você será capaz de compilar e criar todas as perguntas necessárias para conhecer a opinião de seus colaboradores.

Criando as perguntas da pesquisa de clima organizacional

planilhas de pesquisa de clima organizacional

Algo que pode nos ajudar a criar as perguntas da pesquisa de clima é pensar no processo que o funcionário que a receber passará, isto é, na experiência de usuário. Isso consiste desde a ordem em que serão apresentadas as perguntas até o formato e interface da pesquisa.

Esse processo inclui a compreensão da pergunta — portanto ela deve ser mais clara e concisa possível —, a busca da informação — o empregado precisa responder de cabeça —, a avaliação e a resposta — é preciso incluir uma opção de “não sabe/sem resposta” para evitar distorções. Uma vez elaboradas as perguntas, é recomendável testar a pesquisa de clima organizacional com outras pessoas, isto é, garantir que ela seja compreensível.

Por fim, incentivar um ambiente de trabalho adequado não é complicado. Apenas é necessária certa dedicação e bom conhecimento em sua pesquisa de Recursos Humanos. Existem pontos em que ter acesso a informações é fundamental, por isso a importância da pesquisa de clima organizacional para o profissional de RH. E você? Promove um bom clima organizacional em sua empresa?

Sistema de pesquisa de clima

Deixe um comentário

[1 vez por mês]
[1 vez por mês]