Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Capacitação  ›  PDI: o que é, qual a importância e como implementar?
Capacitação

PDI: o que é, qual a importância e como implementar?

pdi

Você já ouviu falar em PDI? Essa é a sigla para “plano de desenvolvimento individual”, uma ferramenta muito útil para a área de Recursos Humanos.

Entre os benefícios de adotar o PDI na sua empresa, destacamos a redução do turnover e a otimização da performance dos colaboradores. Vamos ver o que é PDI, qual a importância dessa ferramenta, suas vantagens e como implementá-la na sua empresa. O plano de desenvolvimento individual pode trazer excelentes resultados para organizações de todos os tamanhos. Confira! 

O que é PDI?

O PDI (plano de desenvolvimento individual) é comumente utilizado depois da avaliação de desempenho, quando a empresa já entende melhor os pontos fortes e fracos de cada colaborador. A partir dos resultados da avaliação, os gestores podem estabelecer planos de desenvolvimento individuais para cada pessoa. 

Assim, o PDI é personalizado de acordo com as necessidades do funcionário e com aquilo que ele precisa aprimorar. Com o PDI, a empresa também consegue monitorar a performance das pessoas e avaliar se o plano de treinamento e desenvolvimento está de fato funcionando.

Organizações de todos os tamanhos podem adotar essa estratégia, desde que ela seja desenvolvida levando em conta as particularidades do modelo de negócio e dos times envolvidos. 

Treinamento e desenvolvimento de pessoas | GUIA
Como construir um programa de treinamento e desenvolvimento

Qual a importância do plano de desenvolvimento individual para as empresas?

O plano de desenvolvimento individual é uma ferramenta importante para o time de RH ter mais controle sobre a performance dos funcionários e para entender a composição e as habilidades dos times. A partir disso, a empresa consegue traçar as melhores estratégias levando em consideração o que está no PDI. 

Sistema de capacitação profissional

Assim, o PDI dá mais sentido para as avaliações de desempenho, já que é um plano de desenvolvimento individual focado em promover melhorias na performance dos candidatos a partir dos resultados da avaliação.

A longo prazo, a empresa consegue aumentar sua credibilidade, uma vez que estimula o crescimento dos colaboradores. Isso é particularmente importante para atrair novos talentos e até a atenção de investidores. 

Avaliação de treinamento nas empresas
4 níveis de avaliação de capacitação

Quais as vantagens do PDI?

Implementar o PDI na empresa traz uma série de vantagens

  • Ajuda o funcionário a atingir seus objetivos na empresa;
  • Reduz o turnover e contribui para manter os times motivados;
  • Melhora a produtividade e a performance dos colaboradores;
  • Fortalece os laços entre líderes e liderados;
  • Ajuda a empresa a aproveitar o melhor dos colaboradores, otimizando os resultados da organização.

Tudo isso também contribuiu para melhorar o ambiente de trabalho, já que os funcionários estão mais satisfeitos e motivados. Afinal, esse é um dos objetivos de estabelecer planos individuais de desenvolvimento. 

Além disso, o PDI contribui para que a empresa estabeleça metas mais realistas, uma vez que sabe melhor o que esperar dos colaboradores.

O plano de desenvolvimento individual também pode ser discutido em reuniões one on one, em que líder e liderado se sentam frente a frente e expõem suas perspectivas. Igualmente, nada impede que o plano de desenvolvimento individual (PDI) seja reelaborado de acordo com as visões do gestor e do funcionário. 

O mais importante é traçar um plano de carreira efetivo. Por isso, é fundamental revisar as estratégias previamente definidas para ver se o que foi pensado está de fato funcionando para ambas as partes. 

Ciclo vida colaborador

Como implementar o PDI na sua organização?

Agora que você já entendeu a importância do PDI para a sua empresa, pode estar se perguntando como pode implementar esse processo para colher melhores resultados. A seguir, confira um passo a passo para implementar o plano de desenvolvimento individual na sua organização e otimizar a performance dos funcionários!

Faça avaliações de desempenho

A avaliação de desempenho é um dos primeiros passos para criar planos de desenvolvimento. Afinal, essa estratégia permite entender os funcionários com mais profundidade. 

gestão por competências

Junto da avaliação, também é importante traçar um mapa de competência, identificando os pontos fortes e fracos dos colaboradores. A partir disso, a empresa pode fazer um programa de treinamento para o colaborador otimizar ainda mais o que já tem de bom e melhorar o que ainda não está funcionando bem.

Analise os resultados

Uma das melhores maneiras de analisar os resultados obtidos na etapa anterior é contar com os relatórios de avaliação de desempenho. Eles são documentos fundamentais para basear suas decisões na criação de um PDI. 

Matriz de talento

Trace planos personalizados

Com todas as informações relevantes a respeito dos seus funcionários em mãos, é hora de traçar o plano de desenvolvimento individual para os colaboradores. A ideia aqui é fortalecer as habilidades das pessoas e preencher as lacunas de competência. Considere prazos e possibilidades de acordo com a realidade de cada um. 

Custo do treinamento

Além disso, é importante não querer corrigir tudo de uma vez. O foco é fundamental na hora de traçar o plano de desenvolvimento individual. Se o PDI trouxer muitos objetivos de uma vez, o funcionário corre o risco de ficar sobrecarregado e não atingir nenhuma meta, o que trará frustração para ele e para a empresa. 

Solução para desenvolvimento da capacitação de seus colaboradores Crie planos de formação e desenvolvimento para seus funcionários.

Peça o feedback

Depois de implementar o PDI na empresa, é importante avaliar se a estratégia está funcionando adequadamente. Além de rodar novas avaliações para medir o desempenho dos colaboradores, uma forma de fazer isso é colher o feedback desses funcionários sobre o PDI estabelecido. 

Esse retorno é importante para refinar as estratégias da empresa ao estabelecer os planos individuais e evitar o investimento em frentes que não funcionam. 

Guia Feedback colaboradores

Repita o processo

A próxima etapa é repetir o que deu certo com o PDI e corrigir o que precisa ser corrigido na estratégia. A ideia é refinar o processo para otimizar ainda mais a performance dos funcionários e deixá-los mais satisfeitos.  

O importante é construir uma cultura de desenvolvimento na organização e estimular os funcionários a exercerem seu trabalho da melhor maneira. Com o tempo, a tendência é que o PDI fique cada vez mais alinhado com as expectativas e necessidades do funcionário e da empresa. 

Conte com a ajuda da tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada para fazer avaliações de desempenho, acessar mapas de competências e fazer planos de desenvolvimento individuais. 
Bizneo tem uma solução completa para ajudar o seu time de RH nesse processo! Nosso software de treinamento e desenvolvimento de pessoal permite rodar avaliações com seus colaboradores e identificar o que precisa ser melhorado no time.

Sistema de treinamento e desenvolvimento de pessoal

Deixe um comentário