Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  Saiba como utilizar um formulário de avaliação de desempenho
Avaliação de desempenho

Saiba como utilizar um formulário de avaliação de desempenho

formulário de avaliação de desempenho

Um formulário de avaliação de desempenho fornece informações individuais ou em grupo sobre o desempenho da organização. Hoje, automatizar esse processo por meio de software simplifica a tomada de decisões.

formulário de avaliação de desempenho no trabalho é uma forma de avaliação no qual são registrados diferentes aspectos relacionados ao desempenho profissional de um funcionário ou de determinado departamento. É a base da qual surgiu o software de avaliação de desempenho.

O formulário de avaliação também é definido como uma planilha de avaliação de desempenho ou questionário de avaliação. Em ambos os casos, sua função é a mesma: documentar, em detalhes, o desempenho profissional de uma pessoa ou setor.

Desta forma, com base em uma série de aspectos, tais como tarefas, objetivos, metas de curto, médio e longo prazo, a análise é realizada.

Assim, a planilha de avaliação de desempenho registra o desempenho atual do colaborador, permite estimar seu potencial de desenvolvimento e reconhecer deficiências. Essas informações são obtidas por meio de uma avaliação quantitativa e qualitativa, que permite a tomada de decisões com base em dados objetivos. 

Tabla de contenidos

Para que serve um formulário de avaliação de desempenho?

A planilha de avaliação de desempenho permite que você registre os seguintes aspectos:

  • organização e ordem dos vários componentes de cada departamento.
  • O formulário de avaliação de desempenho de trabalho é usado para avaliar e estabelecer as contribuições mais adequadas para os funcionários com base em seu desempenho.
  • Meça o feedback entre os diferentes componentes da organização em relação às suas funções de trabalho e relacionamento interpessoal.
  • Avise erros no funcionamento da organização.
  • Avalie os critérios de seleção de pessoal.
  • Estimar os resultados dos programas de recrutamento e seleção da organização.
  • Fortalecer o desempenho positivo, por meio de programas de reconhecimento ou treinamento que estimulem a capacitação e o desenvolvimento de competências dos colaboradores.
  • Avalie o funcionamento da comunicação entre as diferentes áreas da organização.
  • Gerar métodos e ações motivacionais para melhorar o sentimento de pertencimento e o comprometimento dos funcionários com a organização.

Coletar todos esses aspectos é um trabalho imenso para um departamento de Recursos Humanos, eles dedicariam uma grande quantidade de horas e recursos.

Por outro lado, um software de avaliação de desempenho garante a análise da força de trabalho com processos simples e automatizados com os quais a empresa vai economizar dinheiro e, ao mesmo tempo, ganhar qualidade nos relatórios de desempenho de seus trabalhadores

Avaliação de desempenho por objetivos

Além disso, garante a confidencialidade e segmentação dos dados e incorpora notificações e lembretes, entre outras vantagens.

SOLICITAR UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA DE NOSSO SISTEMA DE AVALIAÇÃOAgendaremos uma demo de acordo com suas necessidades.

Características de um formulário de avaliação de desempenho no trabalho

O processo de avaliação de desempenho deve abordar uma série de questões para alcançar resultados positivos. 

Gerar Feedback

 De forma consistente, gerar um intercâmbio no qual o colaborador tenha conhecimento de seus pontos fortes e aspectos a serem aprimorados é importante para o seu desenvolvimento e crescimento profissional. São evidenciadas as capacidades a serem fortalecidas e as competências em que é necessário trabalhar.

gestão por competências

Por ser baseado em dados objetivos, o feedback será com perspectivas de melhoria e não de controle ou punição pelo desempenho.

A avaliação do desempenho do trabalho deve ser integral e abrangente

Tanto o funcionário quanto o responsável devem entender o processo de forma global, inter-relacionando-o com os demais aspectos do RH, para chegar a melhores conclusões.

Em caso de dúvidas, pode-se utilizar um software de pesquisa, por meio do qual se podem obter resultados precisos, confidenciais e filtrados das preocupações e necessidades da força de trabalho.

Deve ser regular

Para evitar que cenários adversos ou inconvenientes específicos se compliquem, a avaliação de desempenho deve ser constante ao longo do ano e não apenas em um determinado momento.

Deve servir os trabalhadores

Nesse sentido, ter uma ferramenta para desenvolver programas de treinamento é importante. 

O nosso software de formação está empenhado no desenvolvimento contínuo do trabalhador, com formação especializada para as suas funções e tarefas de forma a potenciar o desempenho das equipes.

Capacitação Profissional | O que é? Importância e benefícios
Como ajudar seus colaboradores a melhorar suas habilidades

Como escolher o melhor formulário de avaliação de desempenho?

A seleção do formulário de avaliação do desempenho do trabalho depende dos objetivos a serem alcançados e da situação a ser estudada.  

Avaliação por alvo 

Dentro desses exemplos, existem dois, o individual e o grupo. O primeiro tem como objetivo estudar o desempenho particular de cada funcionário; enquanto o segundo estuda o desempenho das diferentes equipes e departamentos de uma empresa.

Planilha de avaliação de desempenho por tipo de análise

Esses casos têm perspectivas diferentes, dependendo do interesse de cada organização. São os seguintes:

Formulário de avaliação de desempenho 360 graus

Esta planilha de avaliação de desempenho estuda as diversas áreas da organização e como o funcionário se relaciona com seus colegassubordinadossuperioresgerentes diretos e clientes. A partir dessas relações, as conclusões são estabelecidas.

CLIQUE SE VOCÊ ESTIVER INTERESSADO EM UMA FERRAMENTA PARA AVALIAÇÕES 360º Descubra este software que é utilizado por PMEs e grandes empresas.

Planilha de avaliação desempenho baseado na satisfação do trabalhador

Baseia-se na opinião do trabalhador sobre seu desempenho. A premissa é que se o funcionário sente-se satisfeito, ele é mais produtivo para a organização.

Formulário de avaliação de desempenho por competências

Analise o desempenho dos colaboradores com base nas competências exigidas e necessárias para o cargo. Conhecimento das habilidades fundamentais para o seu cargo. É um dos mais utilizados no universo empresarial.

Por que avaliar por competências na sua empresa
O que é e como aplicá-la?

Planilha de avaliação de desempenho para incidentes críticos

Baseia-se no estudo do comportamento do funcionário para observar como ele reage a situações complicadas e momentos de crise. Sua capacidade de responder aos problemas. 

También puede interesarte:  Como medir a produtividade no trabalho

Através da avaliação de custos

Os resultados são estabelecidos a partir de uma relação custo-benefício desenvolvida pela empresa.

Seis dicas para fazer uma planilha de avaliação de desempenho

Objetivos claros

O desenvolvimento de uma planilha de avaliação de desempenho no trabalho deve partir dos objetivos que a organização possui. 

Para esclarecer isso, é conveniente fazer perguntas como: Qual é a abordagem? É necessária uma mudança organizacional? É necessário explorar o potencial dos funcionários para reconhecer oportunidades de melhoria? Qual área você deseja reforçar?

Simplicidade ao fazer uma planilha de avaliação de desempenho

Quanto mais simples e claro for o formulário de avaliação do desempenho do trabalho, mais fácil será a obtenção de resultados. Essa simplicidade não apenas influenciará o desenvolvimento do estudo; também o fará na análise dos resultados.

Especifique a escala de avaliação

A avaliação será individual ou em grupo? Será feito entre colegas ou superiores? A definição dessas e de outras questões facilitará o desenvolvimento do processo e será fundamental para atingir os objetivos previamente previstos.

Não tenha pressa para terminar a planilha de avaliação

O preenchimento de um formulário de avaliação de desempenho de trabalho pode levar tempo; não só pela extensão e pelo método utilizado, mas porque pode incluir processos de reflexão. Por isso, oferecer tempo é positivo para avaliação, promovendo comentários críticos e construtivos.

Uso de tecnologia para refinar o formulário de avaliação

A tecnologia consegue combinar em um único sistema de avaliação todos os formulário de avaliação de desempenho existentes e uma posterior medição e avaliação dos resultados.

As diferentes escalas do processo são documentadas e podem ser sustentadas ao longo do tempo para que a análise não se refira apenas a um momento, mas seja ainda mais completa.

Matriz de talento

A automação permite um processo de análise profissional eficiente, rápido e produtivo.

TUDO sobre Avaliação de Desempenho
Descubra como implementá-la e quais são suas principais vantagens.

Vantagens de usar uma planilha de avaliação ou questionário de avaliação

As vantagens da aplicação de um modelo de avaliação de desempenho do trabalho são produzidas em dois sentidos, o empresarial e o individual.

As empresas, ao avaliar vários aspectos de sua operação, reconhecem os pontos fortes e fracos. O capital humano será capaz de crescer por meio dessas avaliações.

Vantagens de um formulário de avaliação para empresa

  • Capacidade de definir metas individuais
  • Desenvolva planos de treinamento.
  • Reconheça os interesses do funcionário.
  • Saiba se o sistema de remuneração é justo.

Vantagens de um formulário de avaliação para os trabalhadores de uma empresa.

Por outro lado, para o funcionário também existem benefícios . Através do feedback, o trabalhador tem conhecimento do seu desempenho laboral, pode reconhecer o seu nível de empenho e o interesse da empresa pelas suas competências profissionais.

Essa dinâmica contribui para a construção do compromisso empresarial, da cultura organizacional, bem como para a possibilidade de reconhecer linhas de crescimento que podem ser desenvolvidas por meio de programas de treinamento.

Além disso, o seguinte é encorajado:

  • Motivação, pelo reconhecimento do interesse da organização pelo seu trabalho.
  • Faça uma estimativa de como você está indo.
  • Estimular a integração com os diversos componentes da organização.
  • Esteja ciente do seu potencial

Como fazer um formulário de avaliação de desempenho

Caso você não possua um software que simplifique o processo, ao preparar uma planilha avaliação de desempenho por competências, os seguintes aspectos devem ser levados em consideração:

Seleção de títulos para os indicadores

Esses nomes serão aqueles que serão especificados no questionário de avaliação de desempenho no trabalho. Com isso, é criada uma estrutura de informação para poder distribuí-la e avaliá-la com facilidade e rapidez. 

Um exemplo clássico pode ser usar “bom”, “razoável” e “ruim”; também encontramos estrelas ou números como indicadores; no entanto, eles não são os únicos e podem ser adaptados de acordo com os interesses do formulário de avaliação de desempenho no trabalho.

 Além dessas, descrições mais específicas podem ser feitas, como “Precisa de melhorias”, “Em andamento”, “Excelente desempenho”

Distribua os indicadores em grupos

A forma mais recomendada de fazê-lo é através da lógica, competências gerais e individuais separadamente, por exemplo, dentro de cada área da organização. Isso vai facilitar a compreensão e análise dos dados, as conclusões são simplificadas.

Defina quantas avaliações são necessárias

Às vezes é preferível fazer várias avaliações do que realizar uma única avaliação longa; quanto menos específico for a avaliação, mais complexa será a tarefa de filtrar e avaliar os dados. No caso do formulário de avaliação de desempenho do trabalho, deve-se optar por uma extensão curta, com critérios bem definidos, para que seja mais fácil organizar e priorizar as informações.

É importante ter em mente que quase todos os aspectos da organização ou situações específicas podem ser analisados ​​por meio de um questionário de avaliação. 

Pontuações bem definidas, sucesso do formulário de avaliação

O estabelecimento adequado de uma escala de avaliação por meio de pontuações facilitará a leitura dos resultados. É conveniente partir de uma pontuação estabelecida que sirva de padrão e guia na hora de analisar os resultados e saber se o funcionário ou grupo de trabalho está funcionando bem ou não.

Avaliação de desempenho por competências

Porém, não é aconselhável medir a partir de uma pontuação máxima, pois pode ser injusto com os processos individuais de cada funcionário, além de ser contraproducente no quesito motivação. Trata-se de avaliar, reconhecer os pontos fracos e buscar promover as virtudes e pontos fortes de cada funcionário, e não expor os pontos fracos que acabam prejudicando o funcionário.

Não é uma medida de controle, muito menos uma punição por mau desempenho. Um formulário de avaliação de desempenho busca maximizar o desempenho de cada trabalhador, ajudando-o a atingir seu potencial máximo.

Cuide do texto e da forma das perguntas

São detalhes que influenciam nos resultados. Uma forma de controlar esse aspecto é que os responsáveis ​​pela avaliação tenham as habilidades e métodos específicos de avaliação necessários, incluindo a descrição de cada bloco para que tanto o avaliador quanto o funcionário tenham clareza do que se trata.  

Uma oportunidade de promover outras áreas

A cultura empresarial, a construção da marca, o sentimento de pertencimento, entre outras áreas, podem ser potencializados por meio do formulário de avaliação de desempenho no trabalho. Isso é realizado por meio da concepção e planejamento da avaliação. Seja claro sobre o que queremos avaliar.

Desta forma, o funcionário pode se sentir valorizado e a organização cultiva seus valores corporativos.

Plano de Carreira Profissional | O que é e como criar com 6 passos
Benefícios de implementar um plano de carreira profissional em sua empresa

A metodologia da ficha de avaliação

Uma vez definidos o motivo e a extensão do formulário da avaliação do desempenho do trabalho, é necessário estabelecer qual será a metodologia. Existem pelo menos quatro metodologias: 90º, 180º, 270º e 360º.

A avaliação de 90 graus refere-se a se a avaliação será realizada por um superior imediato; à avaliação de 180 graus soma-se a avaliação dos acompanhantes; o formulário de avaliação de 270 graus inclui a avaliação realizada por subordinados e cargos inferiores; Por fim, a avaliação 360 graus inclui todas as escalas acima mencionadas e, por sua vez, inclui os clientes (internos ou externos) ou terceiros com os quais se relaciona.

tipos de avaliações

Nosso software de avaliação de desempenho simplifica todo esse processo e permite várias metodologias de avaliação de desempenho. Avaliação 360º, Top-Down, competências, objetivos. Qualquer formulário em uma única solução tecnológica para avaliação de desempenho.

Sistema de avaliação de desempenho

Acompanhamento do formulário de avaliação de desempenho

Não se trata apenas de gerar e aplicar o formulário de avaliação de desempenho do trabalhomonitoramento constante também é necessário. Desta forma, cada caso ou grupo de trabalho pode ser melhor avaliado. 

Daí a importância de ter um software de Recursos Humanos: ele gera relatórios, notificações para o supervisor e o funcionário tanto para iniciar a avaliação quanto para revisar os resultados.   

Resultados do formulário de avaliação

Após o preenchimento e recebimento dos resultados, é conveniente analisá-los e compartilhá-los diretamente com o avaliado. Desta forma, evitam-se problemas de comunicação, mantém-se o sigilo e melhor explicitam-se as medidas a tomar, sempre com base no reforço dos aspectos em que o colaborador se destaca.

kpi do desempenho laboral

Formulário de avaliação de desempenho de trabalho em Excel

Se você quiser experimentar um formulário de avaliação de desempenho, oferecemos nosso formulário de avaliação editável:

Claro, você não terá todos os benefícios e processos automatizados de um software de avaliação. Um formulário de avaliação é limitado em escopo e há muitos parâmetros que não podem ser medidos.

Por esse motivo, a avaliação de desempenho pode ser complicada. Sem contar os erros humanos e a falta de integração com outras plataformas e aspectos de RH, problemas que são facilmente resolvidos por softwares.

Daí a importância de contar com softwares automatizados para simplificar todas as etapas da avaliação, reduzir custos e ter pleno acesso à gestão e avaliação dos resultados. 

Software de avaliação de desempenho

Deixe um comentário

[1 vez por mês]
[1 vez por mês]