Home  ›  Gestão do tempo  ›  Controle de ponto  ›  Sistema de controle de presença | 7 tipos
Controle de ponto Gestão do tempo

Sistema de controle de presença | 7 tipos

Sistema de controle de presença

O controle de presença não deve ser negligenciado. Ele oferece informações importantes sobre o comportamento dos funcionários em seu horário de trabalho, o que permite tomar decisões importantes.

A necessidade de um controle de presença eficaz surge em diferentes circunstâncias. O desenvolvimento do ambiente digital e as diferentes tecnologias que dele aproveitam, o surgimento do trabalho remoto ou a procura da conciliação entre o trabalho e a vida privada tornam cada vez mais necessário uma melhor gestão do tempo de trabalho com o controle de freqüência.

Até pouco tempo atrás, há poucas décadas, estabelecer um sistema de presença e atendimento era difícil. Os meios eram limitados a algumas folhas de papel ou várias máquinas para que os funcionários pudessem assinar. O tempo tornou esses sistemas obsoletos, que foram substituídos por versões digitais mais eficientes que permitem um gerenciamento mais ágil.

O resultado é uma gestão fluida em que tanto a empresa quanto o trabalhador ganham. Ambos alcançam vantagens que vale a pena conhecer e que serão expostas ao longo deste artigo.

O que é controle de presença

O controle de presença visa melhorar o controle das horas trabalhadas em uma empresa. Além disso, verifica o controle de entrada e saída do pessoal. Dessa forma, a gestão do tempo fica sujeita a controles mais rígidos, o que tem impacto na produtividade.

Um bom sistema de controle de presença moderno é caracterizado pela simplicidade, essencial para que o trabalhador possa utilizá-lo; a sua digitalização, que permite a gestão em todo o tipo de dispositivos; e por oferecer informações que nos permitam melhorar a empresa.

Registro de ponto | Tudo o que precisa de saber
5 erros cometidos pelas empresas

Para que serve o controle de presença

Os sistemas de controle de presença de trabalhadores têm como objetivo o registro de ponto e jornada de trabalho, ou seja, a verificação do cumprimento das horas contratadas. O processo é automático e o funcionário fica responsável por registrar seus movimentos.

No início do dia, o trabalhador indica, por meio do método e dispositivo estipulado, que está acessando sua posição. A hora é registrada e comparada com as configurações do software de controle de ponto

Registro de ponto online

O mesmo acontecerá no final do dia e a cada intervalo que você fizer. Assim, você obtém uma imagem precisa das horas que está no trabalho.

Isso permite comparar as horas registradas pelo funcionário com as configuradas no sistema de controle de presença. Em caso de divergência, é possível quando ocorreu, por quanto tempo e se já se repetiu em outras ocasiões.

relatórios de registro de ponto

Assim, permite saber, em detalhes, se os trabalhadores estão cumprindo os horários e pausas acordados, bem como ausências ou efetuar um controle das horas extraordinárias cumpridas. Cada funcionário gera seu próprio cadastro, portanto, não haverá problemas para verificar individualmente o uso que eles fazem do seu tempo de trabalho.

Software de Controle de Ponto

Vantagens do controle de presença para a empresa

  • Registro detalhado do horário de trabalho, que permite verificar o cumprimento do horário de trabalho estabelecido em contrato
  • Lidar com o absenteísmo de funcionários em geral e de cada trabalhador em particular. As informações obtidas podem ser usadas para tomar ações corretivas
  • Melhor controle de férias, bem como uma distribuição mais eficaz das mesmas
  • As horas extras são registradas e podem ser pagas mais facilmente
  • Facilita o gerenciamento de escalas rotativas, o monitoramento dos tempos de descanso e a produtividade da força de trabalho
  • Controle detalhado das faltas, o que permite determinar se foram ou não justificadas pelo trabalhador
  • As empresas cumprirão as normas vigentes em matéria de registro de entrada e saída de pessoal.

Vantagens do controle de presença para o trabalhador

  • Entendimento profundo de sua programação e das horas que passa no trabalho, permitindo que você se organize de maneira mais eficaz
  • Gestão simplificada de dias de descanso e férias
  • Maior controle do seu horário de trabalho, tanto no escritório quanto em casa, em caso de teletrabalho
  • Redução de obstáculos para se cadastrar sempre que necessário, principalmente por meio do uso de soluções digitais.
Controle de jornada| O que é
Qual a importância e como a tecnologia pode ajudar!

Tipos de sistemas de controle de presença

Ao longo dos anos, uma grande variedade de sistemas de controle de presença foram desenvolvidos , permitindo às empresas encontrar aquele que melhor se adapta à sua situação particular.

Sistema de presença tradicional

Era comum até a popularização da computação. O método utilizado consiste em assinar em folha de papel ou recorrer a uma solução mecanizada. 

Hoje, apenas empresas menores, com não mais de 10 funcionários, poderiam tirar proveito disso. O MTE (Ministério do Trabalho e Previdência do Brasil) estabelece que o relógio de ponto eletrônico deve ter capacidade de registrar as informações por pelo menos cinco anos.

Quanto mais funcionários, mais complicado esse sistema se torna. Seria difícil e impraticável guardar as folhas no período indicado em lei, uma vez que exigiria um espaço destinado especificamente para o seu armazenamento. 

Sistema de presença em excel

Outro sistema para pequenas empresas. Baseia-se na utilização de programas de computador, como o Excel, em que é criada uma folha na qual é assinado. É possível compartilhar entre computadores, mas hoje existem soluções mais eficazes que permitem a conexão entre diferentes dispositivos.

software gestão de férias e ausencias

Máquina de transferência

Uma grande máquina é usada na qual os tokens são inseridos, que são perfurados. Eles eram comuns na indústria, mas o passar do tempo os tornou completamente obsoletos.

Leitor biométrico

É uma das soluções mais avançadas. O controle da presença é realizado por meio de um scanner da impressão digital, da palma da mão, do reconhecimento facial ou da íris. 

ponto eletrônico digital

São ligados a dispositivos que realizam o registro, o que permite gerenciar horários, controlar o acesso e obter diversos dados adicionais. Por exemplo, nosso software de controle de ponto o integra perfeitamente.

Software de controle de ponto: como escolher?
7 características de um bom sistema.

Sistema de presença na nuvem

Eles dão a possibilidade de assinar a partir de um computador e compartilhar as informações com facilidade. Ele é enviado para a nuvem para armazenamento, para que qualquer membro da equipe possa acessá-lo e revisá-lo.

app de ponto eletrônico

É útil para o controle de presença em empresas comprometidas com o teletrabalho e facilita o check-in de seus funcionários com um app de controle de presença ou ponto.

Leitor de cartões

É um sistema de controle de presença que utiliza cartões que emitem uma frequência de rádio, que é registrada por uma emissora. É possível programá-los em diferentes estados: entrada e saída de funcionarios, horas extras ou para controle de descanso no trabalho. É uma solução simples para o controle de frequência, que aproveita as diversas tecnologias e que não representa um entrave no dia a dia do trabalhador.

Chaves de acesso

O uso de senhas é um sistema de controle de acesso e presença amplamente utilizado que é simples de implementar e pode ser aplicado a todos os tipos de dispositivos. O trabalhador insere um código específico e tem acesso às instalações onde trabalha. Nesse momento, fica registrada a sua entrada e hora, o que lhe permitirá o controle de jornada o seu tempo de trabalho.

Com o software para controle de ponto da Bizneo HR é possível combinar vários desses sistemas de controle de presença. Permite o gerenciamento a partir de diversos dispositivos (página web, celular, dispositivos biométricos ou tablets instalados em quiosques) e o armazenamento das informações de forma centralizada.

sistemas de controle de acesso

A interface do software foi projetada para ser intuitiva, permitir a autogestão e garantir o controle em ambientes marcados pelo teletrabalho. Além disso, é possível estabelecer várias políticas de tempo, distribuir turnos, reservar a granel ou lidar com horas extras com fluência. Graças à integração com dispositivos de controle de presença, não haverá problemas para melhorar a produtividade.

Por que implementar um software de controle de ponto em sua empresa Como isso ajuda na supervisão e motivação de seus funcionários

Por que combinar controle de presença e controle de ponto

Combinar o controle de ponto com un sistema de controle presença é essencial para obter bons resultados. Ambos são complementados sem maiores problemas, pois com um se determina se o trabalhador cumpre a sua jornada de trabalho e com o outro se obtêm as horas que dedica ao seu trabalho (tanto as acordadas no contrato como as extras).

Controle de Ponto Online

Dessa forma, obtém-se uma imagem mais ampla e precisa da força de trabalho, que é a base para a tomada de decisões que afetam desde o ambiente de trabalho até a produtividade. Além disso, combinar os dois controles é fácil se você tiver um software de controle de ponto adequado. 

O programa de controle de ponto permite a integração de diferentes sistemas de controle de presença e aplicações que melhoram suas características. Ao combinar o controle de presença com o pagamento da folha de pagamento, não haverá horas extras sem pagamento.

A atividade dos funcionários pode ser armazenada para uma análise posterior, para estabelecer avisos e várias políticas de negócio a este respeito a partir do mesmo software de gestão do tempo Bizneo HR, que inclui escalas de trablalho e férias.

Sistema Controle de ponto

Deixe um comentário