Home  ›  Gestão de pessoal  ›  Relatório de Recursos Humanos : 9 tipos que deve automatizar
Gestão de pessoal

Relatório de Recursos Humanos : 9 tipos que deve automatizar

Relatorio de Recursos Humanos

Ao entender cada tipo de relatório de RH (Recursos Humanos), podemos aproveitá-los ao máximo para entender o impacto de cada decisão sobre o negócio.

Um relatório de Recursos Humanos é uma importante ferramenta analítica para monitorar o que está acontecendo na empresa e saber quais variáveis e segmentos estão realmente impactando a empresa.

Seus gráficos e páginas contêm informações fundamentais para a transformação da organização. É extraída da realidade da empresa e de suas operações, o que ajuda a compreendê-la. A tomada de decisões é assim melhorada.

Além disso, existem diferentes tipos de relatórios de RH, dependendo da área a ser gerenciada. Seja a situação ou o desempenho da força de trabalho, as informações relacionadas podem ser condensadas em um único relatório. O grau de profundidade que você quer atingir depende do objetivo que você está perseguindo.

O que é um relatório de Recursos Humanos

Um relatório de RH é um relatório de trabalho focado especificamente na análise de variáveis, métricas, indicadores de RH ou funções do departamento. Essas áreas específicas de medida e estão ligadas aos objetivos perseguidos pela empresa.

Os relatórios de Recursos Humanos coletam dados de diferentes tipos, tais como as fontes de recrutamento utilizadas ou a satisfação dos funcionários. Ao colocá-lo em um relatório, é possível compreendê-lo e transformar as informações que ele reúne em conhecimento.

É cada vez mais comum deixar para trás os relatórios em papel antiquados e complexos para ferramentas tecnológicas que automatizam a produção e revisão de quaisquer dados relacionados a RH.

Todos os tipos de relatórios de RH

Quais são as características que definem cada relatório de Recursos Humanos? Explicamos em detalhe abaixo, assim como a importância de automatizar sua preparação.

Relatório de RH sobre os níveis de pessoal 

Este relatório fornece informações abrangentes sobre o estado da força de trabalho e sua composição. É possível conhecer a idade média da força de trabalho, o sexo, a taxa de crescimento ou a taxa de rotatividade do pessoal, entre outros dados.

Ter essas métricas ajuda a entender o estado do capital humano da empresa. Esta é a base sobre a qual desenvolver novos processos de recrutamento e seleção, por exemplo. Ele mostrará as necessidades que a empresa pode ter em termos de contratação de funcionários. Além disso, é possível cruzar a verificação com outros relatórios.

indicadores de rh

Agrupam os trabalhadores por diferentes segmentos: quem teletrabalha, em que locais ou departamentos há mais funcionários, quem tem carteira de motorista, nível de idioma, tipo de horário de trabalho, entre outros.

Relatório de rotatividade de pessoal

É importante ter um bom software de relatórios de RH para criar os melhores documentos. Por exemplo, a Bizneo HR permite que você personalize os KPI’s de RH que servem como base. Desta forma, não há problemas para se adaptar à realidade da empresa.

Software de Recursos Humanos com indicadores e relatórios de RH
Crie seu dashboard de RH de forma rápida e fácil.

Relatório de Recursos Humanos para recrutamento e seleção

Após a realização do processo de recrutamento e seleção, um relatório de recrutamento e seleção permite avaliar se foi bem-sucedido ou não. É uma das mais importantes, pois ajuda a melhorar as táticas e estratégias de recrutamento. Ela coleta diferentes variáveis-chave para o recrutamento de talentos diferenciais.

Ajuda a responder perguntas tais como: a empresa é atraente como marca de recrutamento; as vagas oferecidas foram preenchidas; as competências, capacidades e habilidades procuradas foram cobertas? Mostra também como os próprios recrutadores têm se comportado e se têm sido eficazes

KPI Recrutamento e Seleçao

Não utilizar estes indicadores de recrutamento e seleção é um erro, pois afeta diretamente o departamento de RH. Seus componentes compreenderão em profundidade os processos que desenvolvem, mas também sua própria participação neles.

Relatório de Recrutamento e Seleção de Pessoal
4 passos essenciais para encontrar o melhor talento.

Relatório de RH sobre o custo de pessoal

As empresas precisam ter um entendimento detalhado dos custos de fazer negócios, incluindo custos de pessoal e orçamentos departamentais. Se as despesas forem altas, as finanças sofrerão com isso. Este relatório de Recursos Humanos captura o que cada funcionário custa e se ele está dentro de parâmetros aceitáveis, o que está ligado à produtividade.

Gestão de pessoas

Permite-lhe compreender quais funcionários ou equipes não conseguem atingir um certo limiar de rentabilidade. Como você responde a esta e outras situações similares? Uma vez que o relatório esteja disponível, é possível procurar por respostas. Talvez o funcionário não estivesse motivado, o clima de trabalho fosse inadequado, as ferramentas necessárias não estivessem disponíveis, ou houvesse atrito dentro da equipe.

Em qualquer caso, o relatório sobre o custo da força de trabalho não se concentra apenas no salário ou no custo do próprio funcionário, há também empresas que analisam o impacto de uma má contratação, demissão ou aposentadoria.

Relatório de RH para avaliação de desempenho

Um relatório de avaliação de desempenho permite a análise do rendimento do trabalho de funcionários individuais ou de uma equipe de trabalho inteira. O desempenho é outro fator-chave para o bem-estar da empresa no que diz respeito à produtividade.

kpi do desempenho laboral

Permite o desenvolvimento de planos de ação mais eficazes através da identificação de erros naqueles já cometidos. Ele ajuda a compreender o comportamento, as habilidades, os pontos fortes e fracos dos funcionários em sua posição. Todas estas informações devem ser levadas em conta quando, por exemplo, se concede promoções ou se ajusta a remuneração de cada funcionário.

Há também relatórios mais avançados (matriz 9 box de talentos) que permitem a análise do desempenho atual versus potencial futuro.

Matriz de talento

O software de RH fornece um dashboard de Recursos Humanos abrangente. Os técnicos do departamento poderão rever a evolução do desempenho da força de trabalho no local.

Relatório de avaliação por competências

Isto é possível graças aos gráficos de aranha essenciais para esta tarefa, que possuem dados em tempo real que podem ser configurados e criados para se adaptarem totalmente às necessidades de cada supervisor.

Software de avaliações com indicadores e relatórios de RH
Crie seu dashboard de RH e desempenho de forma rápida e fácil.

Relatório de treinamento e desenvolvimento

O treinamento dos funcionários contribui para manter a competitividade da empresa. A empresa pode se tornar ultrapassada se não tiver as habilidades que o mercado exige. A formação do capital humano é outro fator a ser levado em conta, especialmente a longo prazo.

Sistema de capacitação profissional

Por exemplo, este tipo de relatório de RH pode ser usado para responder a tais perguntas:

  • Os funcionários demonstram uma boa assimilação dos conhecimentos aprendidos?
  • O custo do plano está dentro da faixa aceitável?
  • Quantos foram promovidos como resultado do treinamento?

Também dá uma perspetiva sobre o progresso do último plano de treinamento. Assim como nos processos de recrutamento, é importante garantir sua eficácia.

O relatório de treinamento torna mais fácil entender se o pessoal treinado alcançou um status de emprego diferente. Pode ser comparado com o relatório do departamento de RH mais focado em desempenho para validar se o aprendizado levou a um aumento de desempenho e produtividade.

Capacitação profissional e treinamento de pessoal

Relatórios de rotatividade de pessoal e retenção de talentos

A rotatividade de pessoal ocorre quando não há continuidade de trabalhadores. Eles são contratados, mas acabam sendo demitidos após um curto período de tempo ou saem porque não estão satisfeitos com a empresa. Se for muito alto, a empresa terá problemas para reter talentos. Há razões subjacentes para a saída dos funcionários, seja por vontade própria ou por outros motivos.

Relatório de turnover de funcionários

Este tipo de relatório de RH fornece uma visão sobre se a retenção de talentos da empresa é adequada. Os talentos podem querer sair por uma variedade de razões. Eles podem não compartilhar os valores, a remuneração pode não ser adequada ou as condições de trabalho podem ser inaceitáveis. Estes e outros problemas são uma responsabilidade, pois a empresa é incapaz de manter uma força de trabalho estável.

Este relatório de Recursos Humanos focado na retenção é a base para implementar as medidas corretas para alcançar uma baixa rotatividade. Por exemplo, desenvolver uma cultura empresarial forte e sólida que ajude a integrar novos funcionários (onboarding). Talvez não lhes fosse dada atenção suficiente, levando a conflitos ou mal-entendidos.

Relatório de Recursos Humanos sobre Remuneração

A remuneração adequada melhora a motivação dos trabalhadores. Eles sentem que sua atividade vale a pena e que são bem pagos. Este relatório de Recursos Humanos permite saber como os pagamentos evoluem ao longo do tempo. Inclui o plano de incentivo, o salário base ou o salário por acordo e outros dados-chave.

Como em outros casos, o relatório de RH contribui para o desenvolvimento de melhores políticas de compensação e feedback. Estas são as bases da satisfação do capital humano. Eles estão mais conscientes de sua posição na empresa e que seu impacto é adequadamente remunerado.

Relatório de avaliação de desempenho

Todas estas informações podem ser contidas em uma planilha Excel, mas será difícil mantê-las atualizadas. No entanto, por ter um sistema de gestão de Recursos Humanos centralizado e automatizado, quaisquer mudanças são feitas imediatamente. Além disso, os dados são acessíveis aos membros do departamento de RH.

Também é simplificado para manter a remuneração atualizada em relação às mudanças no acordo ou no salário mínimo. No caso de uma inspeção do trabalho, relatórios precisos e atualizados podem ser apresentados no formato exigido. Tudo isso graças a um software de gestão de RH simples e abrangente.

Guia reconhecimento no trabalho

Relatório de gestão de RH sobre o clima de trabalho 

O relatório de RH sobre o clima organizacional mostra o estado das relações entre os funcionários e com a empresa. Se for positivo, a produtividade permanecerá alta. Não haverá conflitos que possam irromper a qualquer momento. Este é um dos fatores que tem o maior impacto no desenvolvimento dos negócios. Isso afeta a motivação, o desempenho ou a eficiência da força de trabalho.

Um bom relatório de Recursos Humanos deste tipo mostra o estado do clima de trabalho de uma maneira clara, ordenada e simples. É baseado em pesquisas e entrevistas com os próprios funcionários. Por isso, utiliza dados em primeira mão, que vale a pena processar para tirar o máximo proveito dos mesmos. As conclusões levarão ao desenvolvimento de planos de melhoria mais eficazes.

pesquisas mapas de calor

Relatórios de RH para gestão de tempo

O último tipo de relatório de RH é responsável pela coleta de várias informações sobre gestão de tempo nas empresas. A duração do dia de trabalho, o horário de entrada e saída, os períodos de férias, a taxa de absenteísmo ou a produtividade de acordo com a distribuição dos turnos. Ele ajuda a melhorar o planejamento de todos esses aspectos.

relatórios de registro de ponto

A gestão ideal do tempo melhora a conclusão bem sucedida das tarefas atribuídas e garante o cumprimento da lei (em caso de possíveis inspeções).

Quando se trata de gerar todos esses tipos de relatórios de RH, é altamente recomendável ter um programa de relatórios apropriado. Com o Bizneo HR você centraliza a coleta de dados e seu processamento em gráficos fáceis de entender.

Controle de Ponto Online

Além disso, você pode facilmente adaptá-los às necessidades de sua empresa. Você economiza muito trabalho, mas ganha em qualidade de resultados.

Relatórios de Recursos Humanos

Deixe um comentário