Home  ›  Gestão de pessoal  ›  Software de gestão de capital humano | 5 funções TOP para RH
Gestão de pessoal Gestão de Talentos

Software de gestão de capital humano | 5 funções TOP para RH

Software de gestão de capital humano

Com o software de gestão de capital humano, as empresas têm à sua disposição um conjunto de ferramentas de alto valor. Eles se equiparão com o talento de que precisam e o levarão adiante.

O software de gestão de capital humano é uma das últimas grandes ferramentas em Recursos Humanos. Otimiza as atividades de RH através da automação e de uma ampla gama de funcionalidades para melhorar os processos. Estes permitem uma gestão mais precisa, adaptada à empresa e que favorece uma melhor tomada de decisões.

Através de um software de RH, tanto os processos mais rotineiros quanto aqueles de maior valor para a empresa são centralizados. Com sua implementação, a empresa dá um salto substancial a nível quantitativo (economia de tempo e melhoria da produtividade) e qualitativo (análise e evolução do desempenho).

Então, o que é um sistema de gestão de capital humano? É realmente tão importante assim? E quais são os benefícios? Descubra como este sistema de RH pode mudar uma empresa.

Gestão de capital humano

O capital humano diz respeito à importância da força de trabalho na realização dos objetivos da empresa. A gestão do capital humano se preocupa, entre outras variáveis, em medir o desempenho dos funcionários, promover seu desenvolvimento e receber novos recrutas.

Uma boa gestão de capital humano representa um grande desafio para as empresas. Se esta gestão não for feita de forma adequada, até os melhores profissionais podem diminuir o seu desempenho, pois a sua motivação é também menor.

As empresas estão cada vez mais conscientes de que para aumentar a produtividade é necessário prestar atenção a cada uma das etapas pelas quais passa um profissional.

Guía ciclo de vida del empleado

O que é um software de gestão de capital humano

Um software de gestão de capital humano visa transformar a gestão de recursos humanos. Graças às funcionalidades de sua tecnologia de RH, todas as funções do departamento podem ser automatizadas. Para isso, o software de capital humano é dividido em diferentes módulos com foco em áreas específicas de gestão:

  • Talento (recrutamento e avaliação de desempenho).
  • Pessoal (registros, dados, documentos, relatórios).
  • Tempo (registro de tempo, feriados e turnos).
Portal de RH

Resumindo, um software de capital humano é uma ferramenta de RH composta de várias soluções menores. Todos eles estão integrados em uma única plataforma, que compartilha os dados de toda a força de trabalho. Desta forma, as tarefas mais repetitivas são automatizadas e consegue-se uma maior agilidade e flexibilidade. Este último aspecto é aprimorado pelos módulos que possui, os quais podem ser adaptados às necessidades da empresa.

Eles também são capazes de agregar valor com funções muito específicas. Por exemplo, eles podem seguir o percurso profissional de cada colaborador da empresa e gerenciar seu ciclo de vida. Desde o momento em que aparecem em um processo de recrutamento até a saída da empresa, é possível oferecer-lhes planos de treinamento, promoções ou resolver seus problemas de forma eficaz. E isto se consegue agindo sozinho como sistema de gestão de capital humano.

Banner impacto software rh funcoes

Funcionalidades que um bom software de gestão de capital humano deve ter

As funcionalidades de um programa de capital humano são variadas. Elas se fundem nos diferentes módulos que compõem o sistema de Recursos Humanos, os quais estão inter-relacionados para melhorar suas capacidades. 

Programa de capital humano para recrutamento

Os processos de recrutamento e seleção são essenciais para as empresas. Através deles se consegue o talento que a organização necessita. O software de gestão de capital humano automatiza cada fase e oferece maior precisão na busca do melhor perfil. Possui diferentes testes (testes psicométricos, testes de competência, testes de aptidão…), triagem curricular e simplifica a comunicação com os candidatos.

Software de recrutamento e seleção (ATS)

Também permite a publicação de ofertas de emprego nos melhores portais de trabalho, mesmo em nível de massa. Isto poupa tempo e esforço aos recrutadores, que podem investir na busca dos perfis mais destacados.

Software de recrutamento ATS con multiposting

Software de capital humano para gestão do tempo

O controlo do tempo combina três aspectos. A primeira é o controle de ponto e tempo de trabalho. Uma ferramenta para registrar as horas trabalhadas e as chegadas e partidas do pessoal. A gestão da escala é utilizada para organizar o dia de trabalho e para coordenar as atividades das diferentes equipes. Finalmente, o controle de férias permite a simples administração de ausências e licenças, na qual o próprio trabalhador está ativamente envolvido.

Registro de ponto online

Através desta funcionalidade, a equipe de RH pode conseguir uma melhor organização. Consegue também banir completamente o trabalho manual. Além disso, conhecerá em profundidade a situação da taxa de absenteísmo e cumprirá a legislação do país em matéria de tempo e presença.

Software de gestão de talentos com avaliações

A avaliação de desempenho é uma das principais funcionalidades dos softwares de gestão de capital humano. Ele mede o desempenho da força de trabalho. Isto torna possível ver em quais competências os funcionários se destacam, quais faltam em todas as áreas ou se um funcionário tem as habilidades-chave para seu cargo.

Avaliação de desempenho por competências

Esta ferramenta de avaliação permite a melhoria dos talentos internos, bem como a deteção de problemas relacionados com a gestão de desempenho. Ela permite que os funcionários desenvolvam seu potencial, o que os ajudará ao longo de suas carreiras.

Erros comuns da avaliação de desempenho

Programa de capital humano para gestão de pessoal

A gestão de pessoas é composta de diferentes pequenas tarefas que são realizadas diariamente. Esta funcionalidade permite a organização e coordenação de equipes – que podem ser facilmente visualizadas através de organogramas específicos.

Abrange qualquer plano de treinamento e seu desenvolvimento, bem como a análise do clima de trabalho, da moral ou das relações com os funcionários. Isto facilita a solução de problemas que afetarão a produtividade. Se os funcionários não se derem bem uns com os outros, os conflitos serão mais frequentes.

É também responsável pelo gerenciamento de documentos e pelo tratamento de informações, tanto em termos de processamento quanto de recuperação. Ele armazena o arquivo do funcionário e permite seu uso pelo resto dos módulos do software.

Software RH | Sistema otimizado para gestão de talento
Quais as vantagens em usar um software de Recursos Humanos?

Software de gestão de capital humano com relatórios estratégicos

O volume de informações geradas por esse software é tal que pode ser difícil de entender. Para facilitar, é possível gerar relatórios sobre aspectos específicos de cada funcionalidade. Seja a evolução da rotatividade do pessoal ou da conta salarial, esta é uma ajuda valiosa.

Relatório de avaliação por competências

A vantagem dos relatórios é que eles fornecem informações objetivas, abrangentes e empíricas sobre o desempenho da força de trabalho. Assim, a administração pode tomar decisões mais acertadas e desenvolver melhores estratégias para atrair os talentos.

Relatório de turnover de funcionários

Por que o software de gestão do capital humano é tão importante?

A importância do capital humano tem crescido nos últimos anos. Isto é especialmente verdade nos setores mais competitivos. Quando se trata de encontrar o perfil certo para uma posição relevante, um software de capital humano é o ideal.

Workflows software RH

Mas não só simplifica a busca de talentos, como também contribui para o desenvolvimento dos talentos existentes na empresa. O rastreamento de funcionários é uma ferramenta formidável, pois permite compreender a situação deles e as questões que podem afetá-los. É então possível equipá-los com as habilidades e competências de que necessitam, o que os ajuda a crescer à medida que a empresa cresce.

Sendo uma ferramenta que incentiva a automação, reduz a burocracia e o tempo gasto em tarefas de baixo valor. Os técnicos de Recursos Humanos serão liberados para se concentrarem em questões de maior peso. Desta forma, a empresa fortalece sua competitividade.

Benefícios do software de gestão de capital humano

Os programas de capital humano oferecem diferentes benefícios a qualquer empresa. Não apenas os processos da gestão de pessoas serão melhorados, mas muito mais será alcançado.

  • Impulsiona a produtividade. A automação reduz a carga de tarefas administrativas. Ao avaliar o desempenho dos trabalhadores ou as horas que eles trabalham é mais fácil otimizar seu desempenho.
  • Maior compromisso. Um funcionário que está comprometido com a empresa aumenta a produtividade. Eles estão confortáveis em seu trabalho e estão satisfeitos. Mas o que causou essas circunstâncias? Isto pode ser determinado com um sistema de gestão de capital humano.
  • Segurança no processamento de dados. A proteção das informações está se tornando cada vez mais importante. Este programa possui sistemas de criptografia e está em conformidade com a legislação vigente.
  • Comunicação fluida. Facilita o intercâmbio de informações em todos os departamentos da empresa. Isto ocorre tanto no acesso aos dados quanto na geração de relatórios.
  • Melhoria na tomada de decisões. A capacidade de analisar o estado da empresa é maior e o processamento de dados é simplificado. No final, a administração será capaz de identificar as necessidades mais urgentes e resolvê-las sem nenhum problema.

Ter um software de gestão de capital humano é quase uma obrigação. Suas funcionalidades e vantagens permitem que as empresas melhorem seus resultados. Além disso, em uma realidade em constante mudança e cheia de desafios, esta ferramenta ajuda a definir o rumo.

Software de Recursos Humanos (RH)

Deixe um comentário