Home  ›  Gestão de pessoal  ›  Software RH | Sistema otimizado para gestão de talento
Gestão de pessoal

Software RH | Sistema otimizado para gestão de talento

Software RH

Cada vez mais empresas estão adquirindo um Software RH para gerenciar pessoas e talentos. Nós explicamos tudo o que você precisa saber sobre esta ferramenta.

Um departamento de Recursos Humanos tem uma infinidade de tarefas rotineiras que consomem muito tempo diariamente para seus profissionais. O principal valor de um software de RH é que ele centraliza todos os processos a partir de uma única plataforma e os automatiza. Assim, graças à tecnologia, as tarefas mais operacionais são otimizadas e mais tempo pode ser dedicado a funções mais complexas e mais importantes para o negócio.

Estes sistemas de RH não são simplesmente dedicadas a racionalizar e automatizar processos. Proporcionam também uma vantagem na gestão do talento do pessoal: recrutamento, avaliações, treinamento, etc., que ajudam a melhorar seu desempenho e ajudam a empresa a alcançar seus objetivos.

O que é um software de RH?

Um software para gestão de RH é uma ferramenta tecnológica criada para facilitar o trabalho dos profissionais que administram o pessoal (e seus talentos) de uma empresa.

Geralmente inclui vários módulos altamente precisos e fáceis de usar que cobrem todas as funções de RH de uma empresa.

Portal de RH

O principal objetivo do software RH não é apenas facilitar a gestão administrativa e executar suas tarefas diárias com a máxima eficiência e sem exageros. Por exemplo, tarefas relacionadas à gestão de pessoal (arquivos de funcionários, documentos corporativos, folha de pagamento, contratos) ou gestão de tempo (feriados, controle de tempo e turnos).

Um software de gestão de Recursos Humanos também oferece valor agregado nas funções relacionadas ao desenvolvimento profissional (recrutamento de perfis necessários para impulsionar o negócio, avaliação de desempenho, identificação de pontos fortes e fracos para melhorar estes últimos com treinamento, organização e coordenação de equipes, entre outros).

Recomendamos a leitura: Sistema de Gestão de Pessoas Importância e benefícios. Quais departamentos e tarefas melhora?

Quais as vantagens em usar um software de RH?

Um sistema de RH tem uma vantagem que se destaca acima de todas as outras. Ele recompõe as prioridades de uma empresa, pois dá o maior valor ao ativo mais importante de uma empresa: os trabalhadores.

Software RH: um passo em frente na gestão

A quantidade de contratos, recibos e documentos a serem assinados ou preenchidos que o departamento de RH tem que gerenciar é significativa. Até agora, a maioria das empresas tem feito isso manualmente. O problema? Gerenciar tanta papelada, arquivá-la e organizá-la é uma tarefa trabalhosa e demorada para o próprio departamento. 

Um software de RH traz a possibilidade de gerenciar toda a documentação em um só lugar. Ela evita a perda de documentos ou erros em sua gestão e até mesmo proporciona economia, pois o tempo gasto na busca de informações é drasticamente reduzido. 

Assim, falamos num conceito muito interessante: os fluxos de trabalho. Estes são fluxos personalizados que notificam mudanças ou novos desenvolvimentos em processos de grande relevância para sua administração. Se oferece flexibilidade às notificações, permitindo também controlar quem e quando você notifica, datas-chave, quando você tem que estar ciente de certos procedimentos, como o fim de um contrato, aumentos salariais, comunicações com os clientes, etc.…

Workflows software RH

Um software de RH economiza tempo e ganha produtividade

Em estreita relação ao ponto anterior, vamos olhar (apenas) alguns dos processos que um software RH otimiza:

  • Evita erros, sobreposições ou perda de documentação;
  • Facilita a organização das tarefas;
  • Ajuda a priorizar o que é importante e o que não é;
  • Simplifica os processo de recrutamento e seleção;
  • Concentra todas as informações e solicitações em uma única plataforma;
  • Automatiza processos rotineiros e manuais que são resolvidos com processos digitais.

É claro que uma de suas principais vantagens é a redução da carga de trabalho e a economia de tempo, que permite aos gerentes de RH gastar mais tempo em ações com valor real para o negócio: gestão de talentos.

Sistema de RH para gestão de talento e pessoas

Um software RH torna seus dados seguros e confiáveis

Um software de RH permite uma gestão mais segura de todos os dados em uma empresa. Tudo é armazenado na nuvem, de forma a permitir que qualquer informação seja acessada de qualquer lugar, rapidamente. Mas a prioridade para a equipe de TI é garantir o fluxo de informações, através de uma conexão totalmente criptografada e sem risco de perda ou roubo de dados.

Isto garante a legalidade, proteção e privacidade de cada empresa. Um exemplo é a assinatura digital de documentos corporativos com certificados eletrônicos ou que todos os processos são auditados de acordo com a GDPR e a ciber-segurança para proteger os dados.

ASSINATURA ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS

Software RH com relatórios para a tomada de decisões

Um aspecto crucial de um software de Recursos Humanos, e muitas vezes esquecido, é a capacidade de criar relatórios de trabalho com todas as informações de cada um dos módulos. Desde relatórios sobre rotatividade, evolução da conta salarial, absentismo, etc.

Relatório de turnover de funcionários

Em outras palavras, cada solução de RH analisa e interpreta seus dados para exportar informações objetivas e exaustivas sobre os diferentes parâmetros de uma empresa. Esta é uma vantagem diferencial, pois fornece aos tomadores de decisão a visão necessária para tomar decisões baseadas em dados objetivos.

Um software de Recursos Humanos cresce com sua empresa

Está sempre crescendo e se atualizando. Se adapta às necessidades de seus clientes e aperfeiçoa seus módulos com suas sugestões. O software de gestão de RH nunca será 100% terminado, sempre incluirá novas características e melhorias que facilitarão a vida de trabalho dos profissionais deste setor.

E serão apenas as funcionalidades que mais os ajudarão, pois sairão de suas opiniões e comentários.

Banner impacto software rh funcoes

Que tipos de software de RH existem?

No início mencionamos que uma software de RH é composta de uma grande variedade de pequenas ferramentas de gestão de pessoas. Estes são responsáveis por resolver uma grande parte do pessoal ou da gestão administrativa de uma organização. Explicamos as mais importantes:

Software RH para Recrutamento e Seleção

Uma ferramenta de recrutamento que revoluciona o processo de seleção. Ele automatiza todas as etapas a partir de uma única plataforma para garantir que somente os melhores candidatos para o trabalho cheguem à fase final de decisão.

Software de recrutamento e seleção de pessoas

Também dá ao recrutador a maior certeza possível para evitar contratações baseadas em intuição ou sentimentos na entrevista. Mas como se consegue isso?

  • Publicação de ofertas graças à multiposição (+200 portais à sua disposição)
  • Otimizar a gestão das etapas pelas quais o candidato passa (comunicação, notificações, controle)
  • Triagem dos candidatos de acordo com os critérios e habilidades requeridos para o cargo
  • Selecionar talentos diferenciais graças a ferramentas de RH inovadoras. Por exemplo, cartões de pontuação ou testes psicométricos.

Software RH para gestão de tempo

Um software RH também fornece os mecanismos necessários para garantir o controle e a coordenação das equipes de trabalho. Três módulos que se combinam:

Registro de ponto online

O controle de ponto garante que as horas trabalhadas são registradas, a gerência de turno organiza quem está trabalhando e o acompanhamento das férias cuida das ausências e licenças. Tudo a partir de um único software de RH e sem processos excelentes ou manuais causando o caos organizacional. E com funcionalidades que atendam à legislação em vigor em cada país.

Software para gestão de tempo.
Como otimizar os horários dos seus recursos humanos.

Software de RH para Avaliação de Desempenho

O software de RH para avaliação de desempenho mede e analisa o rendimento dos funcionários, verificando em quais competências eles se destacam e em quais habilidades-chave para o trabalho que eles precisam de treinamento para cumprir as funções do cargo.

Avaliação de desempenho por competências

Esta ferramenta promove o talento interno e ajuda as empresas a explorar o potencial de seus funcionários.

Outros Softwares RH

Já vimos os módulos mais importantes que podem transformar um negócio. Existem ferramentas menores que, dependendo do setor, podem ser de grande ajuda e realizar a automação dos processos e aspectos que temos discutido durante o artigo.

Ferramentas de RH

Como implementar um software de RH

Para obter o melhor de um software RH, é necessário dar uma boa olhada nas necessidades e características da empresa. Além disso, importa aferir que tipo de funcionalidades se encaixam com seu modelo. Existe uma grande variedade de softwares de RH e, portanto, é importante analisar, avaliar e pesar as vantagens e desvantagens de cada um deles para encontrar o mais adequado para uma empresa. 

Verifique se é compatível com suas ferramentas 

As empresas hoje têm diferentes plataformas, programas e tecnologias e é essencial que elas possam ser associadas e integradas ao software de gestão de RH.

Integrações software de RH

Nosso software RH permite mais de 1000 integrações. Exemplos? Empresas de vídeo-entrevista, mensagens e comunicação, assinatura eletrônica, banco de dados, RR. SS., soluções de CRM ou nosso próprio APP para estender todas as nossas funcionalidades aos móveis/tablets.

Teletrabalho, e agora?
Software RH para gestão de pessoas em qualquer lugar.

A importância da consultoria e suporte

Um dos critérios a ser levado em consideração ao escolher um software de gestão de RH é se ele vem com serviço de suporte e manutenção.

A consultoria personalizada da Bizneo HR garante a instalação e a manutenção e, ao mesmo tempo, o treinamento de cada funcionalidade. As empresas podem desfrutar ao máximo da tecnologia (em nosso caso, oferecemos demonstrações e vídeos orientados sobre o uso de cada módulo). Ao mesmo tempo, a implementação expressa garante que em horas (ou alguns dias para módulos com mais trabalho de implementação) o novo cliente tenha os serviços.

Nossa equipe tem um índice de satisfação de 98/100 nas respostas de suporte. O atendimento ao cliente e a escuta de seus comentários e melhorias estão no coração da empresa e, conseqüentemente, de seu sistema de gerenciamento de Recursos Humanos.

Muitos soluções de RH oferecem um teste gratuito para testar suas funcionalidades. Isto é importante para encontrar o software de RH que melhor se adapte às necessidades de sua empresa. Ao fazer uma demonstração, podemos ver a equipe por trás do software e, também, verificar as características do produto.

Se você estiver interessado em nosso software RH, solicite uma demonstração e agendaremos uma visita guiada à suíte ou módulo que mais interessa a sua organização.

Software de Recursos Humanos (RH)

Deixe um comentário