Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Tipos de Recrutamento | Conheça os 10 principais
Recrutamento e seleção

Tipos de Recrutamento | Conheça os 10 principais

tipos de recrutamento

Uma boa estratégia de recrutamento aumenta as chances de sucesso durante o processo de seleção. Conheça os diferentes tipos de recrutamento e escolha o mais adequado para a sua empresa.

Quando precisamos de funcionários para a organização, devemos analisar qual tipo de perfil será o mais adequado. No entanto, nem sempre recorremos às melhores fontes para encontrá-los. Para evitar essa situação, é importante conhecer os tipos de recrutamento e saber qual é o mais adequado para cada caso.

Para ajudar você a recrutar os melhores talentos, uma ótima opção é utilizar o software de recrutamento, uma ferramenta que facilita o sucesso de todos os tipos de processos seletivos.

O que é recrutamento?

O recrutamento de pessoas é a etapa anterior à seleção dos candidatos a um cargo. Nesse caso, a empresa abre uma chamada com a vaga de emprego e então, com base nas características da procura de emprego, nas competências socioemocionais e na experiência dos trabalhadores que se candidataram, identifica os melhores candidatos e inicia o processo de seleção através de entrevistas com o candidato ou testes psicométricos.

O processo de recrutamento pode ser realizado com a ajuda de diferentes plataformas de recrutamento e seleção, por meio das quais são recebidos os currículos para análise e avaliação de acordo com os critérios da organização.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE RECRUTAMENTO EM EXCELProjeto simples para gerenciar um processo de seleção simples e de baixo volume.

Tipos de recrutamento

Os tipos de recrutamento podem ser distinguidos dependendo de onde você vai procurar candidatos: fora ou dentro da empresa, nas redes sociais, etc. Selecionamos alguns formas de recrutramento de pessoas mais frequentes. Confira! 

Tipos de Recrutamento: Recrutamento Externo

Este tipo de recrutamento está baseado na convocação de pessoas que não têm relação direta com a organização. Essa busca por pessoal é realizada por meio de diferentes estratégias.

Headhunting

O headhunter foca em perfis de candidatos com mais experiência em determinada função. Seu objetivo é encontrar a pessoa ideal de acordo com os critérios de busca da organização.

Pesquisa na internet

Neste caso, a empresa torna pública a oferta de emprego e, em seguida, filtra os candidatos de acordo com os critérios de pesquisa. Este é um dos métodos de recrutamento e seleção mais utilizados nas diferentes formas de recrutamento, uma vez que esse processo também é usado internamente. 

Pesquisa nas plataformas de emprego

Existem dezenas de plataformas orientadas para a procura de emprego. A empresa pode contar com essas ferramentas para anunciar que está recrutando profissionais e receber os currículos dos candidatos à vaga de emprego.

Software de recrutamento e seleção de pessoas

No entanto, quando se trata de um grande volume de candidaturas, é essencial contar com um sistema de recrutamento que nos permita automatizar a publicação de ofertas nestas fontes de recrutamento.

Fontes de recrutamento ou como pesquisar candidatos com êxito
9 fontes externas+7 internas

Processos de terceirização

Nesse caso, a organização contrata uma empresa ou um gestor externo, para economizar tempo na contratação de novos profissionais, embora esse processo também afaste um pouco o negócio do recrutamento. 

Tipos de recrutamento: recrutamento interno

Entre as modalidades de recrutamento, destaca-se também o recrutamento interno. Esse processo tem o objetivo de preencher uma determinada vaga com um funcionário que já faz parte da organização ou que tenha sido vinculado a ela, sem que isso implique uma busca externa ou relacionada a pessoas de fora da empresa. O recrutamento interno inclui vários métodos de aplicação, como veremos a seguir.

Banco de talentos

Banco de talentos ou candidatos

Os bancos de talentos concentram vários profissionais para a empresa avaliar quando abrir uma vaga de emprego. Ele é construído durante o processo seletivo e é um recurso ao qual a empresa pode recorrer sempre que estiver recrutando. 

Ferramentas de recrutamento e seleção que todo recrutador deve usar
7 ferramentas essenciais para sua empresa

Programas de referência

Tendo em conta que o recrutamento interno é uma das modalidades que aposta naquilo que a empresa já conhece, os programas de referência não podiam faltar. Os colaboradores que já fazem parte da organização são consultados ou têm a oportunidade de recomendar pessoas relacionadas à vaga oferecida. 

A equipe já conhece a dinâmica de trabalho da empresa e, com base nisso e nos critérios de busca, pode sugerir uma pessoa com as competências profissionais necessárias para preencher a vaga.

Recrutamento por indicação

Promoção interna

Uma vaga ou oportunidade de emprego também pode ser usada como forma de motivação para os funcionários, se eles puderem se candidatar por meio de uma promoção interna.

Isso ajuda a evitar que os colaboradores sofram desgastes ou frustrações, principalmente se estiverem na organização há muito tempo, além de facilitar etapas como o processo de integração dentro da organização e outros aspectos a serem levados em consideração.

Recontratação

Se a vaga estiver de acordo com o perfil de um funcionário que já fazia parte da organização, entrar em contato novamente com ele e oferecer a possibilidade de retorno à empresa também faz parte de um dos tipos de recrutamento, a recontratação.

Tipos de recrutamento: recrutamento misto

Dentre os tipos de recrutamento, o modelo misto combina métodos internos e externos para encontrar o candidato certo. A empresa abre a possibilidade de um funcionário recomendar outro, bem como recebe currículos de funcionários sem vínculo com a organização.

Tipos de recrutamento: recrutamento social

Esse tipo de recrutamento também é conhecido como recrutamento 2.0 e se baseia nas  redes sociais e nos avanços tecnológicos para encontrar candidatos específicos. Essas plataformas permitem acessar uma amostra de habilidades, talentos, networking, experiências e motivações profissionaisda pessoa.

Sistema de Recrutamento e Seleção | 9 Benefícios ✌️
Vantagens de implementá-lo em sua empresa na hora de contratar talentos.

Vantagens das formas de recrutamento e seleção

Diferentes formas de recrutramento de pessoas têm diferentes vantagens.

Benefícios do recrutamento interno

  • Motivação: Os trabalhadores se sentem valorizados por meio do recrutamento interno, o que incentiva o seu desempenho e comprometimento com o próprio crescimento.
  • Histórico: Por não ter que iniciar um processo do zero ou exigir opções externas, a empresa não investe tanto dinheiro e tempo quanto nas outras alternativas.
  • Treinamento: O dinheiro que não é investido no recrutamento pode ser utilizado para outro objetivo profissional, como o treinamento e a qualificação de pessoal. Os recursos são usados ​​para atingir o potencial máximo dos funcionários.
  • Adaptação: Como o funcionário já faz parte da organização ou foi vinculado de alguma forma a ela, sua incorporação à dinâmica de trabalho é muito mais fácil do que por meio de outras formas de recrutamento.
  • Talento: Por meio do recrutamento interno, a empresa garante a manutenção do dos melhores talentos.
  • Perspectiva: Caso a empresa decida realizar o recrutamento externo, pode encontrar um profissional que tenha pontos de vista e métodos de trabalho diferentes dos normalmente adotados na organização.

Vantagens do recrutamento externo

  • Uma nova visão, não tendenciosa, de fora da empresa pode encorajar ideias inovadoras na organização.
  • Maior variedade de perfis profissionais. 
  • Possibilidade de encontrar as pessoas mais adequadas para as funções oferecidas.
  • Economia em treinamento, por exemplo, se a empresa quiser promover um funcionário.
  • Mais competitividade.
  • Inserção de políticas de diversidade e integração.
Ferramenta scorecards

Um software de recrutamento e seleção garante que o recrutamento seja eficaz, a partir de funcionalidades como os scorecards, que permitem que apenas os candidatos que tenham as habilidades e os requisitos do cargo passem para as fases seguintes.

Software de recrutamento com scorecards

Vantagens do recrutamento social

  • Permite ter uma visão mais ampla a respeito do candidato. 
  • É uma fonte alternativa, que pode trazer candidatos mais autênticos.
  • Permite consultar referências e dados do currículo.
Sistema de recrutamento e seleção

Um software de recrutamento permite integrar todos os três tipos de recrutamento em uma única ferramenta de recrutamento. Assim, você reduz tempo e custos ao mesmo tempo em que garante a aquisição de talentos diferenciados.

Além disso, qualquer que seja o tipo de recrutamento que você escolher, um ATS ajuda a planejar o processo de contratação com os demais departamentos e gerencia tanto as vagas para recrutamento interno quanto os processos externos.

Desvantagens dos diferentes tipos de recrutamento

Os diferentes tipos de recrutamento também apresentam algumas desvantagens que precisam ser levadas em consideração pela empresa.

Desvantagens do tipo de Recrutamento Interno

  • Limite de oportunidades. Se o modelo de recrutamento interno for o único adotado pela empresa, a organização verá suas opções reduzidas aos profissionais que já possui. Isso fecha a porta para talentos externos.
  • Estagnação, uma vez que a empresa mantém sempre a mesma base de profissionais.
  • Enquanto isso, a empresa pode enfrentar um impasse ao não incluir um funcionário que possa trazer perspectiva e diversidade aos métodos de trabalho.
  • Danos ao ambiente de trabalho. O processo de recrutamento interno pode gerar rivalidades entre as pessoas que são escolhidas e as que não são. 
  • Risco para o funcionário. Se o colaborador não conseguir cumprir as novas funções, é raro que a organização o retorne ao seu cargo anterior.
  • Adaptação. Caso o novo funcionário não tenha vínculo anterior com a organização, ele precisará de mais tempo para se adaptar e se integrar às suas funções e ambiente de trabalho.

Desvantagens do tipo de Recrutamento Externo

  • Competitividade excessiva.
  • Não há comprometimento com o talento interno e isso pode prejudicar o ambiente de trabalho.
  • Se os sistemas adequados não forem adotados, a empresa pode ter que investir muito tempo no processo de seleção de pessoas, especialmente quando se trata de  um grande volume de aplicações.
Software de recrutamento e seleção com killer questions

Como acelerar os diferentes tipos de recrutamento?

Desenvolva uma comunicação eficiente durante o recrutamento

As ferramentas de recrutamento e seleção ajudam a desenvolver uma comunicação automatizada e eficiente durante o processo. Isso aumenta a credibilidade da marca no mercado e também torna os processos de contratação mais fluidos e curtos, sem perder a qualidade.

Chatbot para recrutamento de pessoas

Tipos de Recrutamento Interno: avaliações de desempenho para saber quais trabalhadores promover

Se o recrutamento interno for escolhido como a melhor opção para a sua empresa, utilize uma ferramenta de avaliação de desempenho para saber quais funcionários considerar, com base em seu desempenho.

Matriz de talento

Isso permite identificar os principais talentos dentro da organização, preparar planos de carreira e sucessão, identificar necessidades de treinamento e aspectos a serem melhorados dentro da equipe, desenvolver avaliações rápidas, além de ter um feedback eficaz e documentado.

Com base nesses princípios e em outras funcionalidades oferecidos pela ferramenta, a organização terá as informações necessárias para saber quais colaboradores são os mais adequados para preencher a vaga.

Sistema de avaliação de desempenho

Tipos de Recrutamento Externo: Software ATS para atrair os melhores talentos 

O software de recrutamento e seleção agiliza qualquer tipo de recrutamento. Essa ferramenta conta com mais de 200 fontes de recrutamento automatizadas, promove a divulgação de ofertas de empresa e constrói um banco de talentos completo e fácil de usar.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

Estes softwares de recrutamento também utilizam tecnologia inovadora, integrando portais, redes sociais, universidades e outras fontes sem a necessidade de utilizar várias ferramentas.

Desta forma, a empresa consegue criar um banco de talentos atualizado, padronizar os fluxos de trabalho do departamento, reduzir as tarefas administrativas e manuais, a aprimorar a qualidade e as boas práticas da equipe e reduzir os riscos de perda de informações.

Software de recrutamento e seleção

Deixe um comentário