Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Ferramentas de recrutamento e seleção | 7 melhores
Recrutamento e seleção

Ferramentas de recrutamento e seleção | 7 melhores

Ferramentas de recrutamento e seleção

Um bom recrutador deve usar diversas ferramentas de recrutamento e seleção para realizar um trabalho efetivo e encontrar perfis adequados.

Atualmente, os recrutadores contam com mais ferramentas de recrutamento e seleção que nunca. O avanço da tecnologia possibilitou uma melhora substancial nos processos de contratação. Agora é mais simples lidar com um enorme volume de informação, fazer uma varredura curricular e permanecer apenas com os melhores através de um software de recrutamento e seleção.

A digitalização desses processos está por trás da proliferação de todo tipo de ferramenta de recrutamento de pessoal, cujo aumento chega a ser problemático. Escolher as melhores pode tornar-se uma tarefa que consome tempo e esforço.

Para otimizar esse trabalho, convém recorrer a uma solução que combine as ferramentas de recrutamento e seleção mais úteis.

1. Ferramentas de recrutamento e seleção: tecnologia para automatizar a gestão de portais

Gerir as publicações nos portais de emprego pode ser uma tarefa maçante, razão de peso para automatizar o processo. Estas plataformas não devem ser negligenciadas, uma vez que são úteis para o recrutamento e seleção.

Sem dúvida, nelas se encontram pessoas talentosas, as quais estão à espera de uma oportunidade. Portanto, deve haver uma solução rápida, ágil e que permita a publicação em massa de ofertas de emprego.

Software de recrutamento e seleção de pessoas

O software de seleção de pessoal ou ATS da Bizneo HR permite publicações em mais de 200 portais de emprego e 400 universidades. Só para ilustrar, é possível configurar diferentes aspectos da publicação, programá-las e calcular o ROI das ações realizadas.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE RECRUTAMENTO EM EXCELProjeto simples para gerenciar um processo de seleção simples e de baixo volume.

2. Ferramentas de recrutamento para o rastreamento de candidatos

Com toda a certeza, o rastreamento das candidaturas é outra tarefa importante. Cada uma passará por diferentes etapas do processo de seleção de pessoas. É uma atividade que requer ordem, precisão e gestão de um amplo volume de informação.

Por isso, um recrutador moderno não pode permitir-se perder um currículo ou não verificar as credenciais que lhe são oferecidas. Para evitar o acúmulo de trabalho e papéis, o software de RH da Bizneo HR possui um banco de dados de talentos para que seja possível armazenar as informações de cada pessoa que se candidata. Além disso, é possível filtrá-las de acordo com uma ampla variedade de critérios.

Banco de talentos ou candidatos

Tanto as pequenas quanto as grandes empresas podem aproveitar essas características para a gestão de centenas de currículos e candidaturas diferentes. A segmentação é simples e feita conforme alguns critérios como a geolocalização, a idade, a experiência de trabalho, entre outros.

Inclusive, o acesso à informação de cada candidato(a) é simples, intuitivo e rápido. Também há a possibilidade de estabelecer diferentes fases no processo. Dessa forma, os participantes aparecerão ordenados em função do progresso que conquistam. Não haverá problemas para entrar em contato com eles, se for necessário.

Reduza o tempo de recrutamento

3. Ferramentas de seleção de pessoal

Antes de mais nada, existem diferentes ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção. Elas são utilizadas em momentos pontuais com o intuito de alcançar maior precisão. Há ocasiões em que o(a) recrutador(a) ficará em dúvida entre vários candidatos, o que torna necessário recorrer a algum desses recursos.

Separar o trigo do joio é um trabalho bastante necessário. Cada empresa tem necessidades diversas, requer perfis específicos e operam num ritmo diferente. Seja para preencher uma vaga pontual ou para planejar uma substituição, um software de seleção de pessoal é fundamental para identificar o talento ideal. Logo, as técnicas do software atendem tais demandas.

Software de seleção

Análise de currículos

Ao mesmo tempo, a análise de currículos elimina aqueles que não se encaixam em uma oferta de emprego. O objetivo é reduzir o número de documentos e facilitar seu gerenciamento. No final, apenas restarão os que melhor se encaixam nas características buscadas por quem está recrutando.

Esta é uma tarefa que exige tempo e um software de apoio para que a fase de recrutamento e seleção não seja prolongada. Em pouco tempo, a parte final do processo será concluída, e nesta altura chegam somente os perfis mais talentosos e ajustados à vaga.

sistema de recrutamento e seleçao

Avaliação de entrevistas por scorecards

As entrevistas de seleção são uma parte fundamental do processo. Durante esse momento, são feitas diferentes perguntas e é estabelecido um contato próximo com os candidatos. Nelas, é possível determinar se eles conseguirão o cargo ou não.

Ferramenta scorecards

Portanto, para aumentar as chances de sucesso, uma avaliação de entrevista por scorecards se constitui como uma técnica de recrutamento e seleção de pessoas útil. Será possível estabelecer os requisitos e as competências necessárias de cada candidato(a) e, ao mesmo tempo, sua situação, as ações que deverá desempenhar, bem como o número de pessoas que passaram pela triagem de currículos.

Software de recrutamento com scorecards

O sistema de RH da Bizneo HR dispõe dessas técnicas de recrutamento e seleção e as automatiza. Poderão ser estabelecidos mais de 30 critérios de filtragem ou criar aquelas killer questions consideradas oportunas. O processo de seleção ganhará em termos de velocidade, especialmente durante as primeiras etapas. O resultado? Obter o verdadeiro talento!

7 erros comuns de recrutamento

Killer questions

Haverá cargos que exigem pessoal altamente qualificado e com algumas habilidades precisas. Nestes casos, as killer questions são o filtro definitivo. Cada processo e empresa podem adaptar essa técnica às suas necessidades. Uma boa pergunta traz à luz atitudes ou pensamentos do(a) candidato(a) que servem para descartá-lo(a).

Killer questions para recrutamento

As killer questions se posicionam como uma forma rápida e eficaz para encontrar candidatos interessantes. Seja numa primeira análise ou nas etapas finais, é uma ferramenta que brilha como poucas. No entanto, é necessário que o(a) recrutador(a) saiba aproveitar todo seu potencial.

Software de recrutamento e seleção com killer questions

4. Ferramentas de recrutamento que incorporam testes de seleção

Os erros de seleção ou no recrutamento podem levar a empresa a perder dinheiro. Se uma pessoa não preparada for contratada, terá que investir em sua formação ou buscar outro perfil. Para evitar o desperdício de recursos, utilizar diferentes testes de seleção é de grande ajuda.

O software de recrutamento da Bizneo HR incorpora diferentes testes psicométricos, os quais servem para conhecer vários aspectos do caráter e da personalidade dos candidatos.

testes de personalidade

Como em outros casos, as possibilidades de personalização são altas, já que cada empresa exigirá algumas habilidades ou formas de pensar diferentes. É possível, por exemplo, realizar testes cognitivos, de adaptação ao posto e de personalidade.

A informação coletada é oferecida de forma visual, de fácil interpretação e indica se o perfil é adequado ou não ao trabalho. Bons recrutadores não deveriam deixar escapar o menor dado, especialmente para os cargos mais sensíveis.

Guia testes de Recursos Humanos

5. Ferramentas de recrutamento e seleção de pessoal para entrevistas por vídeo

O meio digital facilitou o desenvolvimento de novas formas de recrutamento. Recorrer a vídeos ou reuniões virtuais é cada vez mais comum. Com essas estratégias se estabelece um contato ágil com os candidatos em qualquer lugar.

São úteis tanto para empresas internacionais quanto para aquelas que atuam a nível nacional. Graças e essa tecnologia, todo o processo de recrutamento de pessoas é feito de modo remoto. Os currículos são analisados, se realizam os testes apropriados e as entrevistas são feitas sem complicações.

Além disso, com o software adequado é possível analisar a entrevista detalhadamente, automatizar os convites, preparar as perguntas e armazenar as gravações.

Videoentrevistas em recrutamento

6. Redes sociais como ferramenta de recrutamento

Não se deve subestimar as redes sociais e o social recruiting como fontes de recrutamento para candidatos, uma vez que muitas pessoas criam seus perfis profissionais nessas plataformas. Estas são as mais importantes:

  • LinkedIn. Está focada em negócios e emprego. É muito fácil encontrar todo tipo de perfil por ali. A rede permite aos seus usuários criar um currículo em seus perfis, o qual fica exibido a qualquer outra pessoa. Os recrutadores podem configurar filtros para criar buscas segmentadas.
  • Facebook. O uso dessa rede por parte das empresas é limitado à criação de uma página própria e à publicação de ofertas de emprego. Isto significa que as propostas devem ser elaboradas minuciosamente para atrair os candidatos-alvo.
  • Twitter. Sua utilidade reside na publicação de ofertas e na procura de perfis. Ademais, é possível avaliar, de forma breve, os candidatos.

7. Ferramenta de recrutamento para assinar contratos digitalmente

Esta é uma das últimas ferramentas de recrutamento e seleção incluídas no software da Bizneo HR. Sem ela, a conclusão do processo e a contratação de pessoal ficariam incompletas diante da impossibilidade de assinar os documentos pertinentes. É uma aposta para manter a simplicidade até o final.

O programa pode ser sincronizado com o Signaturit, uma solução que objetiva facilitar o fechamento dos contratos. A segurança jurídica é garantida, assim como a validade.

ASSINATURA ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS

Os contratos são enviados ao destinatário para concretizar a assinatura digital a partir de qualquer dispositivo e com várias modalidades (biometria e com certificado eletrônico, por exemplo). O(a) recrutador(a) poderá monitorar o processo em tempo real e não terá problemas para armazenar os documentos.

Graças a uma única solução, o(a) recrutador(a) moderno tem na palma de sua mão todas as ferramentas de recrutamento e seleção necessárias. Terá, ainda, todo o controle durante qualquer etapa do processo. Assim, apenas chegarão ao final aqueles candidatos talentosos e que se encaixem com a cultura da empresa.

Software de recrutamento e seleção

Deixe um comentário