Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Soft Skills e Hard Skills | O que são e principais diferenças?
Gestão de Talentos

Soft Skills e Hard Skills | O que são e principais diferenças?

soft skills e hard skills

Os mercados de trabalho estão em constante desenvolvimento e mutação. Por isso, as habilidades conhecidas como soft skills e hard skills também se alteram com o tempo.

Soft skills e hard skills são dois conceitos fundamentais para um departamento de recursos humanos. É através deles que os recrutadores são capazes de avaliar as principais habilidades dos candidatos, verificando se estes cumprem ou não as exigências para o cargo.

O que são hard skills

Este grupo de habilidades inclui todos os conhecimentos técnicos ou competências que os funcionários podem ter para desempenhar corretamente suas tarefas dentro da empresa.

Encontrar candidatos que possuem todas as hard skills para a vaga é o primeiro passo para encontrar o perfil certo, mas muitas vezes não é suficiente. Quando se inicia a busca de talentos, encontram-se inúmeros perfis que atendem a todos os requisitos de hard skills, mas são as soft skills, como falaremos mais à frente, que podem fazer o equilíbrio para o candidato mais adequado.

Na verdade, ambos os tipos de habilidades são um bom primeiro filtro para começar a peneirar os candidatos.

Leia também: Habilidades profissionais. O que são e quais as mais valorizadas?

Importância das hard skills

A localização dos melhores candidatos é a forma mais eficaz de garantir que somente os talentos mais bem preparados se juntarão à empresa.

Embora habilidades sociais sejam desejáveis, o núcleo do candidato deve atender aos requisitos técnicos do cargo ao qual ele se candidata. Caso contrário, acabará por dificultar o funcionamento adequado das equipes.

Para identificar os melhores candidatos, também é importante que o recrutador defina correta e completamente as hard skills necessárias para cada vaga. Na verdade, este será o primeiro filtro que nos permitirá descartar os candidatos menos adequados, que serão aqueles que não completarem a lista de habilidades difíceis.

Após esta primeira triagem de currículos, podemos avaliar as soft skills, mas serão sempre as hard skills que serão o primeiro filtro.

Provas psicometricas

Principais caraterísticas das hard skills

  • Domínio total do assunto: não basta ter algum conhecimento, mas o candidato deve ser capaz de provar suas habilidades;
  • Conhecimento das operações da empresa: Os funcionários que sabem como a empresa funciona podem ser bons perfis para gerenciar equipes ou funcionar como líderes;
  • Habilidades organizacionais: Ter funcionários treinados em planejamento pode fazer a diferença na evolução dos resultados da empresa;
  • Avaliação: candidatos treinados em avaliação são os mais adequados para cargos de gestão.

Como identificar as hard skills

A melhor forma de testar os verdadeiros conhecimentos dos candidatos sobre habilidades difíceis é propor um teste curto ou quiz.

testes de competências

Desta forma, além das informações no CV do candidato, podemos validar também o seu nível.

Graças a estes testes, entre dois candidatos que aparentemente têm as mesmas hard skills, poderemos identificar qual deles tem maior fluência no assunto e, portanto, um perfil melhor.

Ao mesmo tempo, softwares de recrutamento e seleção como o Bizneo ATS permitem que se realize uma exaustiva triagem curricular com os filtros que deseja, neste caso, com as hard skills que necessárias na empresa para evitar que os candidatos que não atendem às suas expectativas continuem no processo.

Ferramentas de recrutamento e seleção que todo recrutador deve usar
7 ferramentas essenciais para sua empresa

Exemplos de hard skills

Ao determinar que hard skills considerar, é essencial ter compreender bem a posição em oferta, a fim de identificar as habilidades que melhor combinam com a vaga.

Algumas das habilidades mais procuradas são:

  • Programação web;
  • Habilidades de contabilidade;
  • Habilidades linguísticas;
  • Marketing;
  • Design;
  • Análise dados;
  • Fotografia;
  • Software.
7 erros comuns de recrutamento

Soft skills: o que são

Soft skills são aquelas competências de um indivíduo que se referem a traços de personalidade. Este é o caso da empatia, criatividade, capacidade de liderança e adaptabilidade. Estas qualidades são altamente valorizadas pelas empresas e, ao contrário de hard skills, não são adquiridas através de treinamento e desenvolvimento.

Identificar estas habilidades durante o processo de recrutamento e seleção será fundamental para encontrar não apenas o candidato mais adequado para o cargo, mas também aquele que está mais de acordo com a cultura organizacional e a equipe de trabalho da qual ele fará parte.

Importância das soft skills

O desenvolvimento dos mercados de trabalhos obriga as organizações a se reinventarem diariamente. É por essa razão que eles precisam que os colaboradores acompanhem estas mudanças. Devem estar sempre presentes a capacidade de aprender, a perseverança e a paixão pelo aprendizado. Todas estas são soft skills.

Por este motivo, o recrutamento deve se concentrar nas habilidades das pessoas e nos aspectos comportamentais, não apenas em suas competências técnicas.

testes de personalidade

As soft skills no processo de recrutamento e seleção

O primeiro passo para integrar as habilidades interpessoais no processo de seleção de pessoas é identificar concretamente quais as que são necessárias para cada posição.

gestão por competências

Cada posição exigirá habilidades interpessoais diferentes que devem ser corretamente perfiladas antes que a oferta seja publicada.

Para fazer isto preliminarmente, podemos usar um ATS (Sistema de Rastreamento de Candidatos) que filtra através de palavras-chave identificadas como soft skills. Também podemos utilizar perguntas abertas.

Durante as entrevistas, é essencial utilizar testes psicométricos que nos permitam medir precisamente estas soft skills, tais como: testes de personalidade, testes psicotécnicos, testes de interpretação de papéis, entre outros. Mas não só, devemos também criar o ambiente ideal para conhecer o candidato, verificar suas referências mais meticulosamente, se possível.

Provas psicométricas de seleção de pessoal
Software de recrutamento e seleção com TESTES PSICOMÉTRICOS
Captar talento com um sistema que seleciona candidatos mais objetivamente


Exemplos de soft skills mais procuradas

Vejamos alguns exemplos de soft skills que são altamente valorizados pelas empresas. Comecemos por aqueles que dizem respeito aos traços de personalidade:

  • Resiliência;
  • Adaptabilidade à cultura empresarial;
  • Gestão de tempo;
  • De pessoas;
  • E de conflitos;
  • Criatividade;
  • Gestão de stress.

Em termos de habilidades intelectuais:

  • Pensamento crítico e sistémico;
  • Pensamento analítico;
  • Flexibilidade cognitiva;
  • Storytelling – capacidade de se conectar emocionalmente com os outros através da capacidade oral ou escrita.

Em qualquer caso, a importância relativa de cada uma dessas habilidades transversais no conjunto total de habilidades de um candidato é relativa. Encontrar o candidato ideal não é um processo fácil. Idealmente, eles devem combinar tanto as habilidades técnicas necessárias para o trabalho quanto as habilidades pessoais que lhes permitirão permanecer nas empresas por muito tempo e desenvolver-se profissionalmente.

Qual a diferença entre hard skills e soft skills?

Enquanto as hard skills representam os conhecimentos adquiridos através do treinamento que o candidato recebeu, bem como as habilidades técnicas que ele desenvolveu ao longo de sua carreira profissional, as soft skills apelam para as habilidades opostas, ou seja, habilidades pessoais.

Resumindo, as soft skills são habilidades sociais e interpessoais desenvolvidas na vida cotidiana. Aqui, a inteligência emocional e outros traços de personalidade, como habilidades de comunicação, empatia, liderança e escuta ativa são levados em consideração. Como podemos ver, estas são as diferentes habilidades que um candidato possui para ter um bom desempenho em um ambiente social, como uma empresa.

kpi do desempenho laboral

Atualmente, ambos os grupos de habilidades compartilham a mesma importância para muitos recrutadores. Isto se deve, em parte, ao grande peso que a cultura organizacional tem assumido, o que motiva os recrutadores a selecionar os candidatos que, além de atenderem aos requisitos mais técnicos, podem trazer um bom ambiente ao escritório e que também se identificam rapidamente com a filosofia que envolve a atividade da empresa.

Erros comuns da avaliação de desempenho

Como a empresa pode ajudar a desenvolver hard skills e soft skill?

De fato, em muitos casos, as soft skills são mais importantes do que as hard skills, pois estas são relativamente mais fáceis de adquirir através de capacitação. As soft skills, por outro lado, são características quase inatas que podem ser trabalhadas, mas exigem mais esforço.

Um número crescente de recrutadores está pensando além do presente. Eles não estão apenas procurando desempenho… eles estão procurando por potencial. Por quê? Se um funcionário tem qualidades interessantes para a empresa, mas talvez não tenha tanta experiência em determinadas funções ou tarefas ou é simplesmente jovem, pode ser uma oportunidade para a empresa se esforçar em explicar e treinar as competências que o cargo necessita.

Matriz de talento

Desta forma, internamente, você desenvolverá o talento certo para atender às necessidades do trabalho. Ao melhorá-los como profissionais, eles melhorarão a produtividade e os resultados comerciais. A chave para medir isto é a avaliação de desempenho. Você pode começar com um modelo básico de Excel antes de passar para a automação.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHOProjeto simples para medir 10 pessoas usando até 8 critérios de avaliação.

O ideal é encontrar um candidato que traga tanto conhecimento técnico (hard skills) quanto habilidades sociais (soft skills) que contribuam para melhorar a cultura corporativa dos locais de trabalho. Então, ao escrever uma oferta de emprego, é necessário especificar detalhadamente ambos os tipos de habilidades, a fim de excluir candidatos que não preencham ambas as listas de requisitos para ingressar na empresa.

Software de Recursos Humanos (RH)

Deixe um comentário