Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Técnicas de recrutamento e seleção | 7 principais do mercado
Recrutamento e seleção

Técnicas de recrutamento e seleção | 7 principais do mercado

técnicas de recrutamento e seleção + Metodos

Os últimos dois anos trouxeram novidades para a área de Recursos Humanos. Veja quais técnicas de recrutamento e seleção você deve utilizar!

Sem dúvida, para realizar contratações assertivas, os responsáveis pelo processo devem estar atualizados sobre técnicas de recrutamento e seleção. Afinal, elas ajudam a identificar os talentos apropriados para os objetivos da empresa. Desde 2020, as técnicas de recrutamento mudaram bastante. Só para ilustrar, as inovações abrigam até mesmo a gamificação e a neurotecnologia. 

Dito isto, podemos detectar algumas tendências e métodos emergentes que marcarão a seleção de pessoal dos próximos anos. O principal? Um software de seleção de pessoal para automatizar e otimizar a peneira curricular.

Confira a seguir as principais técnicas de recrutamento e seleção!

Técnicas de recrutamento e seleção: o que são?

Primeiramente, as técnicas para recrutamento e seleção de pessoal são ferramentas utilizadas para otimizar a qualidade dos processos. Ou seja, esses métodos auxiliam a identificar um bom perfil profissional para os objetivos e as necessidades específicas do negócio.

Cada uma proporciona resultados diferentes. Por isso, é indispensável que os recrutadores selecionem aquelas adequadas para as intenções que a companhia possui em relação à vaga.

Por que as técnicas de recrutamento de pessoal são importantes?

Antes de mais nada, por que implantar uma técnica de seleção em sua empresa? A resposta é simples: as más contratações acabam custando enormes quantias de dinheiro a um negócio. Isso tem a ver tanto com a falta de eficiência dos processos e o tempo despendido, quanto com as más decisões tomadas, por exemplo, com a falta de dados. Aliás, esses são dois pontos que envolvem diretamente as técnicas de seleção de pessoas.

7 erros comuns de recrutamento

7 métodos de recrutamento e seleção

Como mencionado acima, conhecer as principais técnicas de seleção é imprescindível para alinhar novos colaboradores aos objetivos estratégicos do negócio. São elas que orientam o pessoal de Recursos Humanos a compreenderem quais são os candidatos mais completos.

1. Método para análise de CV e formulários de candidatura

Entre os métodos de seleção de pessoas em uma empresa, o mais clássico é o da análise de currículos. Embora o sistema tenha passado por poucas mudanças profundas, a tecnologia melhorou duas partes que têm muito a ver com ele: a recepção e a digitalização desses documentos. 

Dessa maneira, a ideia é que o currículo seja adequadamente concebido e permita conhecer de forma esquemática e resumida dados pessoais, acadêmicos e laborais dos candidatos.

Banco de talentos ou candidatos

Além disso, existem plataformas de recrutamento e seleção como o Applicant Tracking System da Bizneo HR. Ele permite automatizar grande parte do processo e unificar todos os CVs recebidos em bancos de talentos. De qualquer modo, este método enquadra-se numa primeira fase de seleção e está estreitamente relacionado à crivagem curricular.

Software de recrutamento ATS con multiposting

2. Entrevista de seleção, método de recrutamento muito recomendado

Por outro lado, a entrevista de seleção com os candidatos a uma vaga continua sendo um método de recrutamento e seleção de pessoas muito recomendado. A novidade é que as entrevistas podem ser tanto presenciais quanto online. Podem ser feitas através de videochamadas, um recurso muito eficaz e que economiza bastante tempo.

Sistema de vídeo entrevistas para recrutamento

Ademais, o tempo deu origem a novas técnicas de seleção de pessoas e tipos de entrevistas, que podem ser classificadas em função de fatores como: perguntas a serem feitas, o canal, o número de entrevistadores e participantes, a forma de organização, entre outros.

Ora, encontramos alguns imprescindíveis que deveriam ser valorizados em qualquer entrevista: confirmar os dados do CV sobre formação e experiência profissional; conhecer os objetivos e pretensões dos candidatos no setor e na empresa, bem como os valores e as atitudes deles diante do processo seletivo; entender se eles se adaptam às necessidades da companhia e aos requisitos da vaga; e coletar a quantidade máxima de informação para saber sobre a adaptabilidade dos entrevistados frente à posição ofertada.

Ferramenta scorecards

Inclusive, o ATS da Bizneo HR possui a funcionalidade perfeita para escolher o talento ideal: as scorecards. Tal técnica de seleção por competências estabelece os requisitos exatos (como competências e conhecimentos) necessários a um cargo. Assim, é analisado se a pessoa os cumpre ou não.

7 sinais de que você precisa de um ATS em seus processos de seleção e recrutamento
Veja como captar talentos com software especializado.

3. Seleção de pessoal via Linkedin ou redes sociais

Segundo um estudo recente da Society for Human Resource Management, 65% das companhias buscam os seus candidatos através das redes sociais. Sim, estamos falando principalmente de redes sociais de tipo profissional, como o LinkedIn.

Trata-se de plataformas virtuais onde o recrutador pode, além de conhecer as competências profissionais dos candidatos, acessar recomendações e até mesmo verificar como interagem socialmente. Tal tipo de comunidade também permite observar as habilidades comunicativas das pessoas, se são proativas, entre outras facilidades. 

Software de recrutamento e seleção de pessoas

Na Bizneo HR, disponibilizamos um sistema de recrutamento e seleção de pessoal que, entre suas diversas funções, inclui estratégias de Social Recruiting para buscar candidatos em redes sociais. Além disso, conta com mais de 200 fontes de recrutamento automatizadas, portais de emprego premium, universidades e muitas outras.

SOFTWARE DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃOTeste a ferramenta que vai conectar seu negócio com verdadeiros talentos.

4. Provas de capacidades e competências

Quando falamos sobre analisar as capacidades dos candidatos durante o processo seletivo, não estamos nos referindo à necessidade de medir aquilo que afirmam saber em seus currículos. Porém, estamos atentos a outras questões, como capacidade intelectual e outras aptidões que podem ser úteis para o cargo que vão desempenhar.

Nosso software integra uma solução que automaticamente filtra e seleciona os melhores candidatos em função de como se encaixam na descrição da vaga.

testes de competências

Dessa forma, através de testes psicométricos, será possível analisar em que competências se enquadram melhor e, sobretudo, em quais daquelas marcadas como centrais para o cargo cumprem com o ajuste estabelecido.

Software de recrutamento com scorecards

Afinal, alguém pode ter uma nota ruim em determinada competição e, ainda assim, ter o melhor preparo para a vaga, já que se destaca nas competências necessárias.

Tal ferramenta de recrutamento e seleção possui uma grande confiabilidade ao analisar o desenvolvimento do potencial da pessoa. Em síntese, avalia com grande precisão as habilidades em que cada uma pode se destacar.

Guia Testes de Recursos Humanos

5. Provas de personalidade

Todavia, a pessoa ideal para uma vaga nem sempre será a que possui as competências profissionais e técnicas exigidas para a oferta. A essa altura, entram em jogo outras questões. Só para ilustrar, os futuros colaboradores precisam se encaixar na equipe atual e nos valores da empresa.

Além disso, alguns cargos podem exigir habilidades específicas. Por exemplo, se estamos à procura de um chefe de equipe, é provável que procuremos uma pessoa com dons de liderança, inovadora e inconformista. Essas virtudes nem sempre constam em outras posições.

testes de personalidade

Para identificar essa série de questões, existem os testes de personalidade na seleção de pessoal. Elas medem desde o autocontrole até a emoção, a introversão, a iniciativa, e muito mais. Aliás, há até mesmo testes de projeção com o intuito de prever o perfil comportamental da pessoa entrevistada.

Nesse sentido, reunimos as melhores provas da área de Recursos Humanos. Entre elas, há métodos para selecionar pessoal e encontrar as aptidões profissionais e qualidades pessoais mais convenientes à vaga.

SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS: SAIBA COMO ORGANIZAR AS 4 FASES DA APLICAÇÃO
Aprenda a utilizar essa estratégia de uma vez por todas.

6. Técnicas em grupo, gamificação ou simulações

As técnicas grupais são mais um clássico entre as técnicas para recrutamento e seleção de pessoal. Trata-se, como seu nome indica, de como a pessoa se comporta diante de outras. Ou seja, como reagem e utilizam seus recursos diante de determinados pressupostos. 

Por exemplo, uma técnica que está sendo muito usada é a gamificação. Afinal, ela favorece a retenção e melhora a aprendizagem. Portanto, tornou-se uma aliada poderosa na captação de talentos. 

Recrutamento por indicação

Concretamente, trata-se de aplicar técnicas próprias do jogo ao processo de seleção para detectar determinadas competências, conhecimentos e até mesmo a reação a uma classe de eleições.

Só para ilustrar, podemos usar vídeos interativos de aventura para visualizar como a pessoa reagiria diante de uma resposta de cliente. Ao mesmo tempo, é possível utilizar a realidade virtual com finalidades bem parecidas. Ou, por fim, criar um jogo para identificar a capacidade de decisão ou liderança.

7. Assessment Center

Uma das metodologias mais interessantes na seleção de pessoal é o Assessment Center. Apesar de a técnica não ser nova, transformou-se graças à integração e ao apoio nas TIC.Geralmente, é formada por um conjunto de provas que incluem entrevistas por competências ou valores, casos de negócio e dinâmicas de grupo. Aqui, a tecnologia intervém para projetá-las através de aplicativos, scape rooms, realidade virtual, entre outros.

As técnicas de recrutamento e seleção inovam a todo instante. Dessa forma, não há como saber para qual rumo estamos caminhando. Em todo caso, é relevante conhecer os principais métodos de seleção de pessoas para entender quais correspondem às necessidades do negócio em determinado momento. 

Software de recrutamento e seleção

1 comentário

Deixe um comentário