Home  ›  Gestão do tempo  ›  Controle de ponto  ›  Ponto eletrônico: que vantagens traz à sua empresa
Controle de ponto Gestão do tempo

Ponto eletrônico: que vantagens traz à sua empresa

ponto eletrônico

Como integrar um sistema de ponto eletrônico em um software mais simples e completo para sua empresa?

Com um sistema de ponto eletrônico é uma das formas mais comuns de se fazer o registro de ponto nas empresas.

Através deste registro as empresas conseguem proteger os trabalhadores, combater a insegurança no trabalho e ajudá-los a ter um melhor desempenho.

No entanto, para que todo este processo possa acontecer de uma forma mais simples e eficiente, hoje os sistemas possuem ferramentas para controle de ponto eletrônico de uma forma online ou digital com um software de controle de ponto.

O que é o ponto eletrônico

O ponto eletrônico é um dispositivo, máquina ou sistema informatizado que permite o registro do horário de trabalho de cada colaborador, através de um equipamento eletrônico.

sistemas de controle de acesso

Existem várias formas de controlar a jornada de trabalho dos colaboradores. Felizmente, com a evolução da tecnologia, existem atualmente formas bastante eficientes e rápidas de o fazer. Através de softwares e aplicativos acessíveis a todos, o ponto eletrônico digital é agora algo bastante comum.

Durante todo o dia de trabalho, um funcionário registra as horas de entrada e saída, assim como os intervalos, descansos e as horas extras. Quando o controle de jornada dos colaboradores é feito por um software ou aplicativo móvel é denominado ponto eletrônico digital.

Registro de ponto online

O sistema ou solução responsável pela coleta e gestão destes dados é chamado sistema de registro de ponto ou software de registro de ponto, e que pode ser conectado ao software mais completo mencionado acima.

Registro de ponto | Tudo o que precisa de saber
5 erros cometidos pelas empresas

Importância do ponto eletrônico digital

Essa é a solução mais recomendada e eficaz para registro de ponto eletrônico. Por quê? Porque ele pode ser conectado a software de controle de ponto online. Ela não requer nenhum tipo de instalação, é acessada através da internet, são totalmente personalizáveis, fáceis de manter, flexíveis e amigáveis ao usuário.

Informações em tempo real

Nem sempre controlar os horários de entrada e saída dos funcionários pode ser bem recebido. No entanto, as informações recolhidas neste registro são essenciais para que a gerência consiga perceber se os funcionários estão trabalhando, em qual período e se estão fazendo horas extras além de sua jornada de trabalho diária. 

relatórios de registro de ponto
Controlo de entrada e saída de pessoas
A sua importância para as empresas

Redução de ausências

Cada vez que um colaborador falta ou se ausenta do seu local de trabalho, isto pode refletir perdas para a empresa, ao mesmo tempo que atrasa as tarefas. Ao existir o controle de ponto, é possível reduzir o impacto destas ausências no ambiente de trabalho.

Adaptação aos postos de trabalho

Os diferentes cargos e tarefas existentes numa empresa exigem condições e, por exemplo, horários diferentes.

O software de registro de ponto online é adaptado a estas necessidades e permite a configuração de horários pré-definidos de acordo com a posição de cada trabalhador.

Folhas de pagamento sem margem de erro

O controle de ponto eletrónico permite às empresas terem uma noção exata da quantidade de horas trabalhadas por cada colaborador. Logo, quer este trabalhe horas a mais ou a menos, as folhas de pagamento vão refletir exatamente isso.

Controle de Ponto Online

Outras vantagens da utilização de ponto eletrônico digital

Este tipo de sistema é uma alternativa a todos os outros e, de um modo, geral, traz uma série de vantagens quer à empresa, como ao usuário ou colaborador.

  • Possibilidade de aceder através de um dispositivo móvel ou computador;
  • Sistema muito prático;
  • Descentralizado;
  • Sistema completo que apenas precisa de um meio físico para poder ser usado;
  • Permite o controle de ponto mesmo em regime de home office;
  • Eliminação de erros, maior segurança na gestão;
  • Otimização de procedimentos relativos a férias e turnos ou escalas de trabalho.
Banner impacto software rh funcoes

Como escolher um bom sistema de controle de ponto

Esta é uma decisão que pode, pode vezes, ser complexa. Deixamos algumas dicas essenciais que deve ter em conta quando escolher um sistema deste género.

Adaptável

Um bom software de controle de ponto deve poder ser integrado com outros sistemas de controle de presença como tótens, dispositivos de reconhecimento biométrico (impressões digitais), cartões, entre outros. Com um único aplicativo você poderá registrar as horas trabalhadas.

ponto eletrônico digital

No caso do software de registro de ponto da Bizneo HR esta integração é bastante simples e funcional.

Tipos de sistemas de controle de presença
Por que combinar controle de presença e controle de ponto

Escalável

É muito importante que as empresas escolham sistemas que lhes permitam acompanhar o seu próprio crescimento. É importante escolher um software RH adaptável a qualquer necessidade e tamanho.

Nuvem

A tecnologia cloud computing permite que a informação seja acessada em qualquer lugar e em qualquer altura. A ligação deste sistema à nuvem é crucial.

app de ponto eletrônico

Exportação de dados

É fundamental que o sistema escolhido permita gerar informações e estatísticas sobre seu quadro de funcionários e que estes possam ser exportados para qualquer plataforma, como por exemplo, Excel, PDF, etc.

Intuitivo e responsivo

Um sistema de controle de ponto deve ter uma interface intuitiva e altamente responsiva. Isto é, deve poder ser vista de forma correta em qualquer dispositivo eletrônico.

Software de Controle de Ponto

Ponto eletrônico e legislação

O controle de ponto é obrigatório para empresas com mais de 20 colaboradores. A empresa pode escolher o tipo de sistema que achar mais adequado. No entanto a legislação em vigor exige o cumprimento de algumas diretrizes.

Deixamos aqui as principais:

  • As empresas só podem adotar esses sistemas mediante autorização em Convenção Coletiva ou Acordo Coletivo de Trabalho;
  • O sistema não pode impor restrições às marcações de ponto;
  • Não pode realizar marcação automática de ponto, nem;
  • Exigir autorização prévia para realização de hora extra;
  • Também não podem permitir alteração dos dados introduzidos pelo colaborador.
Software de controle de ponto: como escolher?
7 características de um bom sistema.

Um sistema de controle de ponto eletrônico para todas as empresas

É unânime que todos queremos que as tarefas quotidianas sejam facilitadas, para que todos os fluxos de trabalho aconteçam de forma natural e também eficiente. Por isso, desenvolvemos soluções tecnológicas que se adaptem o mais possível às necessidades concretas de cada caso.

Sistema de ponto eletrônico

No caso específico de controle de frequência de trabalho, o nosso software para controle de ponto permite uma integração bastante simples com outros sistemas ponto eletrônico (dispositivos físicos ou presenciais) e a nossa app de ponto eletrônico é uma solução altamente intuitiva e funcional para toda a equipa.

Sistema Controle de ponto

Deixe um comentário