Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Clima Organizacional  ›  Clima organizacional | O que é e como cuidá-lo em sua empresa
Clima Organizacional Gestão de Talentos

Clima organizacional | O que é e como cuidá-lo em sua empresa

clima organizacional

Existem muitos fatores condicionantes que influenciam o desempenho no trabalho, mas os fatores emocionais normalmente são deixados de fora. Aos poucos, o clima organizacional entrou na pauta do RH.

O trabalho ocupa uma parte significativa da vida das pessoas e, consequentemente, é uma das áreas mais relacionadas com emoções difíceis de medir, como a felicidade ou a satisfação pessoal. O clima organizacional é o conjunto de sentimentos e impressões dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho.

Embora muitas vezes se acredite que as horas trabalhadas e os salários definem o bem-estar dos funcionários, a realidade é que os aspectos emocionais desempenham um papel tão importante quanto.

O clima organizacional tem uma grande influência no desempenho dos colaboradores e em variáveis ​​sensíveis ao funcionamento da empresa, como a retenção de talentos ou a imagem da organização. 

Os Recursos Humanos não podem negligenciar esse problema e ferramentas como um software de pesquisas de clima de ambiente de trabalho ajudam as empresas a terem uma gestão mais eficiente.

O que é clima organizacional

O clima organizacional de uma empresa é um conceito amplo que engloba todas as interações que ocorrem no ambiente de trabalho e o impacto que elas têm não só no desempenho, mas também na satisfação do funcionário.

Isso acaba se confundindo com o ambiente de trabalho, embora o escopo do clima organizacional vá muito além.

Pesquisas para colaboradores

Existem vários modelos organizacionais e, consequentemente, diversas abordagens para a questão do clima organizacional. 

Mas, além das diferentes perspectivas sobre o assunto, todos os modelos devem compartilhar o objetivo de maximizar o desempenho dos funcionários e criar uma cultura organizacional favorável ao desenvolvimento pessoal.

Normalmente, empresas mais abertas e que estimulam a criatividade dos colaboradores tendem a apresentar um melhor clima organizacional.

Como um clima organizacional negativo afeta as empresas

Um clima organizacional negativo pode desmotivar muito os funcionários, afetando seriamente seu desempenho no trabalho e comprometendo a realização dos objetivos da empresa. Mas essa não é a única consequência negativa para as organizações.

  • Rompimento do pacto empresarial: se o clima organizacional não for positivo, dificilmente os colaboradores vão se sentir comprometidos com o propósito da empresa.
  • Menor capacidade de gestão de talentos e retenção: Os melhores funcionários podem deixar a empresa se não desfrutarem de um clima organizacional agradável.
  • Aumento do estresse e ansiedade: o bem-estar no trabalho é um aspecto cada vez mais valorizado na gestão de RH. Mas um clima organizacional nebuloso pode contribuir para o estresse e a ansiedade nos colaboradores.
  • Falta de visão de longo prazo: se a cultura da organização limita a participação dos funcionários, é possível que falte visão de longo prazo à empresa, que pode ter dificuldades para realizar grandes projetos.
  • Dificuldades para cooperação e trabalho em equipe: não se sentir confortável na empresa pode gerar tensões nas equipes de trabalho, o que dificulta a cooperação entre os profissionais.
sistema pesquisa clima organizacional

O que é o diagnóstico de clima organizacional?

O diagnóstico de clima organizacional é um procedimento de análise de dados coletados com os colaboradores e que serve para medir o grau de satisfação deles com a empresa. 

Geralmente, essas informações são obtidas diretamente dos funcionários por meio de ferramentas como pesquisas de clima organizacional (que vamos explicar mais para frente).

tipos de pesquisas

A importância do clima organizacional está ligada a um bom diagnóstico do ambiente de trabalho, que deve considerar uma série de variáveis ponderadas para extrair uma imagem global próxima da realidade. Só assim será possível agir sobre os possíveis desequilíbrios observados.

Alguns desses indicadores são:

  • Vínculo com a empresa: a sensação de pertencimento de um colaborador é um dos indicadores mais eficientes-
  • Condições do ambiente físico de trabalho: a condição das instalações da empresa também influenciam na avaliação dos colaboradores.
  • Possibilidades de promoção: a promoção, parte fundamental dos planos de carreira, é um dos elementos que os funcionários mais levam em conta. 
  • Relacionamento com colegas: o relacionamento com outros colegas de trabalho talvez seja o aspecto que mais influencia a saúde mental dos colaboradores.
  • Relacionamento com gestores: o estilo de liderança e o modelo de gestão conduzido pelos líderes também têm papel fundamental no clima organizacional.
Você pode estar interessado em ler: Ambiente pesado no escritório? Veja como a pesquisa de clima organizacional ajuda a resolver.

5 estratégias para medir o clima organizacional

Por tudo isso, as empresas precisam implementar estratégias diferentes para construir um clima organizacional positivo. Nesse sentido, as empresas podem usar diferentes ferramentas de medição do clima organizacional em cada uma das estratégias a seguir.

1. Comunicação interna

Manter o canal de comunicação aberto entre a equipe e os gestores não contribui apenas para o clima organizacional, mas também para o próprio funcionamento da empresa. 

A qualquer momento, podem surgir dúvidas e os colaboradores gostam de contar com uma comunicação mais direta.

Uma das funções mais importantes do portal do funcionário e do gestor é permitir a troca de mensagens entre o colaborador e o gerente. 

Todas as informações compartilhadas por meio desse canal são confidenciais e ficam gravadas para consulta posterior. Assim, os funcionários se sentem ouvidos pelos gestores.

Guia Feedback colaboradores

2. Gestão de equipe

Empresas com bons exemplos de ambiente de trabalho apostam na gestão de equipe. Na convivência com os times de trabalho, os colaboradores constituem boa parte das suas opiniões sobre o funcionamento da empresa. 

Trabalhar em equipe pode fortalecer o relacionamento entre os colegas e, nesse contexto, é possível verificar a postura da empresa diante de cada situação.

A boa gestão de equipes de trabalho é, por si só, um poderoso instrumento de medição do clima organizacional. 

pesquisas mapas de calor

O contato constante com os funcionários permite coletar informações que podem ser úteis para a tomada de decisões na empresa ou no departamento. 

Além disso, é possível observar os resultados das estratégias adotadas para como melhorar o clima organizacional da empresa.

Uma das maneiras de manter sempre o bom entrosamento e desempenho da equipe, trabalhando também a cultura organizacional da empresa, é a aplicação de atividades de Team Building.

O Team Building é uma ferramenta utilizada para aprofundar as relações e aumentar o engajamento e bem estar entre os colaboradores de uma equipe.  Ele pode ser utilizado em momentos como: novas estratégias, problemas de relacionamento entre colaboradores, integrantes novos e até mesmo períodos de muitas mudanças. 

Um exemplo de Team Building que trabalha o clima organizacional e foca também nas soft skills dos colaboradores, são as experiências Vinho Tinta, que utilizam a pintura e o vinho para realizar dinâmicas personalizadas para equipes corporativas, auxiliando no desenvolvimento das habilidades e na solução de dores particulares que cada time enfrenta no seu dia a dia.

Essas experiências podem ser realizadas presencialmente em todo o Brasil ou de forma online, inclusive com facilitadores em outros idiomas.

Ciclo vida colaborador

3. Identificação de fatores de riscos psicossociais

Muitas das situações que causam mal-estar aos trabalhadores poderiam ser evitadas se os principais fatores de riscos psicossociais que podem afetá-los fossem previamente conhecidos. 

Em outras palavras, o departamento de RH pode antecipar problemas agindo rapidamente quando as possibilidades de conflito forem detectadas.

O software de pesquisa de funcionários é uma das ferramentas mais úteis para medir o clima organizacional nesse sentido. 

As pesquisas de risco psicossocial são uma das funcionalidades disponíveis no software de RH e garantem aos funcionários o máximo de privacidade na hora de expressarem suas opiniões

Graças a esses dados, as empresas podem superar  os problemas e identificá-los desde o início.

MEÇA O CLIMA ORGANIZACIONAL COM O MELHOR SOFTWARE DE PESQUISAS Solução para conhecer melhor seus colaboradores e sua empresa

4. Participação dos colaboradores nas decisões internas

Uma das melhores estratégias para fortalecer o clima organizacional é envolver os colaboradores em alguns aspectos da gestão interna da empresa

Por exemplo, no caso de reforma nas instalações da empresa ou de novos critérios para os programas de reconhecimento, vale a pena conhecer a opinião da equipe.

Guia reconhecimento no trabalho

O software de pesquisa com colaboradores destaca-se entre as ferramentas de ambiente de trabalho por permitir a realização de todo o tipo de pesquisa junto aos funcionários.

pesquisa de clima organizacional

As pesquisas podem ser personalizadas e os dados gerados são facilmente extraídos em relatórios numéricos. Por outro lado, análises dos históricos também podem ser realizadas para verificar a evolução de cada métrica.

5. Mediação de conflitos

Nas empresas, os conflitos estão na ordem do dia. A maioria deles não é grave, mas há o risco de os embates gerarem brigas maiores ou tensões permanentes entre os colegas. Contar com uma equipe de mediação é uma possível solução para este problema.

A mediação é utilizada para tentar conciliar posições opostas, expondo as razões de cada uma e buscando uma solução que satisfaça ambas as partes ou, no mínimo, chegue a um acordo para os colaboradores continuarem cooperando dentro da empresa. 

Essa medida pode ser combinada a outras ferramentas de medição do clima organizacional, como uma possível solução para os problemas detectados ou como fonte de informação complementar.

Sistema de pesquisa de clima

Deixe um comentário