Home  ›  Gestão de pessoal  ›  CIPA | O que é, importância, se é obrigatório e como funciona!
Gestão de pessoal

CIPA | O que é, importância, se é obrigatório e como funciona!

CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes)

Você já ouviu falar em CIPA? Essa é uma importante comissão interna das empresas para garantir a segurança e a saúde dos colaboradores. Ela desempenha um papel fundamental para que todas as normas e diretrizes de segurança em uma organização.

Mas quais são as funções da CIPA, como ela funciona e qual a importância dela para as empresas? Além disso, vamos ver como um software de RH pode ajudar à comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA) no estabelecimento e no cumprimento das diretrizes de segurança e saúde.

O que é CIPA e para que ela serve?

CIPA é a sigla para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, um setor organizacional responsável por prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na empresa e promover a saúde dos colaboradores. 

Geralmente, a CIPA conta com funcionários e gestores em sua formação, que devem trabalhar em conjunto para desenvolver iniciativas de promoção da saúde e da segurança das equipes. 

Essas pessoas podem atuar em conjunto com a área de RH para aumentar a eficiências das ações. Outro setor da organização que pode participar das reuniões com a CIPA é o SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).

A Comissão pode ser formada por meio de votações ou indicações anuais para representar os funcionários e líderes. Já a quantidade de pessoas que formam a CIPA varia de empresa para empresa e depende do tamanho e do setor da companhia. 

Algumas características da CIPA (Comissão interna de prevenção de acidentes) e objetivos incluem:

  • Avaliar os riscos de trabalho aos quais os funcionários estão submetidos;
  • Criar estratégias de prevenção de acidentes e doenças;
  • Estabelecer objetivos para promover melhores resultados de saúde na empresa;
  • Desenvolver planos de ação para atingir as metas estabelecidas;
  • Planejar palestras e treinamentos de segurança específicos para funcionários.
O que é um canal de ética?
Diferença com o canal de denúncias

O que a legislação diz e quem fiscaliza a CIPA?

O artigo 163 da Constituição Brasileira está diretamente relacionado à CIPA, estabelecendo algumas diretrizes para essa Comissão. O Ministério do Trabalho é o responsável governamental pelo funcionamento da CIPA e por demais atribuições desse grupo.

Já a Portaria nº 247, de 12 de junho de 2011, da Secretaria de Inspeção do Trabalho, determina as diretrizes para a eleição, as reuniões e os calendários anuais da CIPA. Essas informações devem ficar disponíveis para o Ministério do Trabalho fazer a devida fiscalização.

Canal de denúncias | Tudo o que precisa de saber
Sistema de alertas na sua empresa

Qual a importância da CIPA? 

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é fundamental para garantir a proteção dos funcionários no ambiente de trabalho. 

Consequentemente, a Comissão é importante para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Isso contribui para aumentar a satisfação deles e para reduzir o turnover. 

Além disso, a CIPA tem um papel importante em evitar acidentes de trabalho, que comprometeriam a saúde dos funcionários e trariam prejuízos para a empresa, e reduzir as chances de processos trabalhistas.  

A CIPA faz isso de forma organizada e consistente, para que a segurança dos funcionários faça parte da cultura da empresa. 

Além disso, a Comissão tem o objetivo de desenvolver iniciativas para promover a saúde física e mental entre os colaboradores, garantindo o equilíbrio dos funcionários. Isso reduz as chances de afastamento por doenças ocupacionais, por exemplo. 

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE PESQUISAS DE CLIMAProjeto simples para realizar pesquisas de satisfação e clima de sua equipe.

Qual a função de uma solução de RH para a CIPA?

Como dissemos, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e o RH devem trabalhar em conjunto para garantir os melhores resultados para os trabalhadores. Nesse cenário, um software de RH pode ser de grande ajuda para otimizar as iniciativas da CIPA. 

A seguir, confira os benefícios que algumas funcionalidades de um sistema especializado trazem para a CIPA.

Canal de denúncias

O canal de denúncias é especialmente importante para registrar denúncias anônimas sobre o que supostamente está comprometendo a saúde dos funcionários na organização, ponto previsto na normas CIPA. 

Isso pode estar relacionado tanto ao comportamento de chefes ou colegas tóxicos, como ao comprometimento da saúde física dos funcionários por alguma falha de segurança

Software de canal de denúncias

Assim, sempre que alguém identificar que determinada norma de segurança não está sendo cumprida na empresa, pode recorrer ao canal de denúncias e assim cumprir a legislação CIPA. 

Isso se aplica, inclusive, para identificar situação de clima organizacional tóxico, que prejudica a saúde mental dos funcionários. Como as denúncias são anônimas, aumentam as chances de um funcionário se sentir à vontade para reportar uma situação como essa.

Canal de denuncias ou canal ético

A suite da Bizneo HR integra o canal de denúncias, facilitando o processo de filtragem e análise das solicitações. Isso agiliza a execução das sugestões feitas, melhorando o clima organizacional

Software de RH com canal de denúncias e ético Envios anônimos para colaboradores + fácil processamento para a empresa.

Capacitação profissional

O módulo de capacitação profissional ajuda a CIPA a organizar treinamentos de segurança para os funcionários. 

Com essa funcionalidade, a empresa consegue formar funcionários e orientá-los de acordo com as diretrizes necessárias para o cumprimento de todas as normas de seguranças. 

Além dos treinamentos, a capacitação também envolve o acompanhamento dos programas de desenvolvimento de cada profissional. Isso ajuda a garantir que o time estará sempre atualizado em relação às regras de segurança estabelecidas pela CIPA. 

Sistema de capacitação profissional

O software de Gestão de Treinamentos e Desenvolvimento permite organizar diferentes cursos de desenvolvimento de profissionais em um só lugar, tornando o processo mais simples e acessível.

Com a ajuda de um sistema de capacitação, os gestores conseguem identificar necessidades específicas dos colaboradores e personalizar treinamentos de acordo com essas necessidades e lacunas de conhecimento. 

Capacitação profissional e treinamento de pessoal

Pesquisa de clima organizacional

Outro módulo importante para ajudar a CIPA em suas funções é a o software para Pesquisa de Clima Organizacional, que permite identificar a satisfação dos funcionários e suas principais reclamações. 

A partir dos resultados da pesquisa de clima, a CIPA consegue ver quais os principais incômodos dos colaboradores e analisar se há solicitações em relação à segurança e à saúde das pessoas na empresa.

tipos de pesquisas

A pesquisa funciona como um canal de comunicação interna pelo qual os funcionários conseguem se expressar e se sentir ouvidos. Além disso, do ponto de vista da CIPA, esse módulo é interessante para identificar riscos e situações negativas ou para fazer consultas concretas sobre algum assunto que está sendo analisado pela organização. 

Com a pesquisa, a empresa também consegue fazer perguntas para avaliar o nível de consciência dos colabores em relação às normas de segurança estabelecidas pela CIPA. A partir disso, é possível organizar treinamentos personalizados de acordo com os resultados da pesquisa. 

Assim, um software de RH equipado com todos os módulos descritos acima é de grande ajuda para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Em conjunto com o RH, a CIPA deve avaliar as possibilidades trazidas por um sistema especializado a fim de implementá-lo em suas operações. 

Software de canal de denuncias

Deixe um comentário