Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Avaliação de desempenho  ›  Reconhecimento profissional: importância e exemplos
Avaliação de desempenho

Reconhecimento profissional: importância e exemplos

reconhecimento profissional

Ser um bom profissional implica, entre outras coisas, que os funcionários estejam cientes de quais são seus deveres, independentemente das recompensas que advêm do seu cumprimento. Uma boa estratégia de reconhecimento profissional por parte da empresa pode ajudá-los a aumentar sua produtividade.

São vários os estudos que revelam que uma grande parte dos trabalhadores não recebe qualquer tipo de reconhecimento profissional por parte da sua empresa. Este é um problema comum que afeta claramente a produtividade dos colaboradores.

O reconhecimento no trabalho é uma necessidade para a grande maioria dos profissionais. É também uma boa estratégia da empresa que pode gerar benefícios interessantes para o negócio. No entanto, para que as medidas de reconhecimento profissional sejam eficazes, devem ser implementadas correctamente e no momento certo.

O que é o reconhecimento profissional

O reconhecimento do trabalho é qualquer iniciativa empresarial destinada a valorizar o trabalho dos funcionários ou qualquer conduta que tenha beneficiado a empresa. Existem diferentes tipos de reconhecimento profissional. Ao contrário das suposições comuns, nem todas as recompensas precisam ser financeiras.

Cada uma das técnicas de valorização profissional torna possível avaliar uma situação específica da atividade de trabalho dos funcionários. Assim, as empresas têm diferentes alternativas à sua disposição para responder às necessidades atuais da força de trabalho.

Em um contexto marcado pelo aumento do teletrabalho e por medidas de reconciliação familiar cada vez mais comuns, o reconhecimento do trabalho ganha maior importância na gestão diária. Graças a este recurso, é mais fácil manter altos níveis de motivação e comprometimento entre os funcionários, mesmo quando eles não estão fisicamente presentes na empresa.

Guia reconhecimento no trabalho

Importância do reconhecimento no trabalho

O reconhecimento profissional tem um efeito muito positivo sobre a força de trabalho. Gera um efeito de feedback que incentiva o funcionário a continuar a superar as metas. Também promove uma competição saudável entre os funcionários, como todos podem ser reconhecidos.

Esta questão está intimamente ligada ao que é conhecido como remuneração emocional. Isto é, o conjunto de medidas de reconhecimento de emprego que não têm uma base econômica. A possibilidade de conseguir mais dias de folga, opções reais de promoção interna, maiores níveis de autonomia ou presentes para os funcionários são alguns exemplos.

Como criar um bom plano de capacitação profissional
Rentabilize o talento e aumente a motivação dos seus colaboradores.

Evidentemente, as ações de reconhecimento no trabalho devem ter diretrizes específicas e devem ser conhecidas com antecedência pelos funcionários. Isto não exclui a possibilidade de recompensar comportamentos excepcionais, mas é mais aconselhável seguir critérios objetivos que permitam aos funcionários saber como eles podem ser reconhecidos.

Em um sentido mais amplo, as técnicas de valorização profissional são uma pedra angular de qualquer programa de reconhecimento de colaboradores. O capital humano está se tornando cada vez mais importante no ambiente corporativo. Por isso, manter os melhores desempenhos não é apenas uma questão de oferecer boas condições, é também uma questão de manter as melhores pessoas.

Avaliação de desempenho por competências

Para reconhecer o trabalho, primeiro é preciso avaliá-lo. Nosso software de avaliação de desempenho permite identificar os funcionários com melhor desempenho e aqueles que estão demonstrando mais habilidades e competências na empresa. Assim, você pode tomar decisões com base em dados objetivos.

Guia Feedback colaboradores

Reconhece quais colaboradores não estão atendendo às expectativas e lhes oferece treinamento e desenvolvimento com o único objetivo de capacitá-los a atingir seu pleno potencial. É uma ferramenta para garantir o desenvolvimento de talentos.

Matriz de talento

Exemplos de reconhecimento laboral

Existem numerosos exemplos de reconhecimento profissional que podem ser usados para:

  • melhorar o clima de trabalho;
  • aumentar o bem-estar dos funcionários e
  • alcançar níveis mais altos de competitividade empresarial.

Reconhecimento profissional público

As técnicas de reconhecimento no local de trabalho podem ter um caráter público, especialmente quando se trata de destacar o desempenho de um funcionário para outros colegas ou mesmo fora da empresa.

Alguns dos exemplos mais significativos de valorização profissional dentro deste grupo seriam o reconhecimento profissional das mídias sociais, comunicados de imprensa, a existência de um muro da fama, cerimônias de premiação ou ranking de funcionários.

Tais ações já trazem um benefício moral ao trabalhador, independentemente das implicações concretas do reconhecimento, uma vez que seu trabalho se torna de conhecimento público.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE PESQUISAS DE CLIMAProjeto simples para realizar pesquisas de satisfação e clima de sua equipe.

Reconhecimento profissional privado

Em alguns casos, pode ser mais aconselhável que o reconhecimento do funcionário não seja divulgado e só seja comunicado ao funcionário. Estes reconhecimentos assumem um caráter mais pessoal e reforçam o compromisso dos funcionários com a missão da empresa.

E-mails personalizados, chamadas ou reuniões com a gerência, entrega de presentes ao domicílio são exemplos de valorização profissional que não precisam ser de domínio público (ou podem complementar o acima mencionado).

Software de gestão de capital humano |
Descubra 5 funções TOP para RH

Reconhecimento profissional com benefícios para o funcionário

Independentemente de ser público ou privado, a forma mais comum de reconhecimento de emprego é a concessão de uma série de benefícios ou presentes para o trabalhador.

A promoção a cargos de maior responsabilidade é um dos reconhecimentos clássicos que melhor são recebidos pelo pessoal.

Sabe o que é gestão de desempenho e de que forma ela impacta sua empresa e seus colaboradores? Gestão de desempenho.

Dias de folga, horário de trabalho flexível, nomeação de “embaixadores de marca”, fornecimento de produtos promocionais de marca ou assinaturas de serviços de todo tipo. Por outro lado, o treinamento gratuito e de qualidade é um tipo de reconhecimento profissional que oferece vantagens tanto para o funcionário quanto para a empresa.

Naturalmente, presentes motivacionais para funcionários ou recompensas financeiras também são úteis para aumentar a produtividade. Seja um bônus na folha de pagamento, pagamento extra, descontos em determinados serviços ou participação na partilha de um grande pote comum para todos os funcionários.

Software de avaliação de desempenho

Deixe um comentário