Um fluxograma dos processos de recrutamento e seleção é uma ferramenta que não deve ser subestimada. Quando se trata de adquirir talentos diferenciados, é necessário refinar ao máximo o procedimento para encontrá-los. Isso pode ser alcançado por meio da compreensão completa do diagrama e da visualização de seu desenvolvimento.
Precisamente, o fluxograma de processo de recrutamento e seleção mostra as relações entre cada etapa e as consequências que ela gera. Dessa forma, o acompanhamento do processo de recrutamento e seleção é simplificado, bem como a verificação de falhas em alguma parte dele ou se ele se encaixa no que a empresa está procurando. Portanto, é uma boa ideia descobrir como aproveitá-lo ao máximo.
Ao longo deste post, explicaremos o que é o fluxograma de recrutamento e seleção, as etapas para elaborá-lo e como um software de recrutamento e seleção pode aprimorá-lo.
Index
O que é um fluxograma de recrutamento e seleção?
O fluxograma de recrutamento e seleção é uma ferramenta gráfica que mostra as etapas que serão executadas durante o processo. Ele funciona como um guia para os membros do departamento de Recursos Humanos, pois estabelece as relações entre cada fase e as consequências que elas acarretam para o candidato.

Ele ajuda a aumentar o controle do processo, conhecendo seu andamento completo e detalhado, ao mesmo tempo em que o otimiza e o torna mais eficaz. Ao mostrar cada estágio no fluxograma de RH recrutamento e seleção, é fácil entender como ele funciona e ver possíveis erros. Talvez uma delas seja redundante, seja continuamente ignorada ou não esteja atendendo às expectativas.
Além disso, ele não deixa dúvidas sobre como executar o processo, o que o torna previsível e intuitivo. É por isso que ele é considerado uma diretriz, que pode ser aprimorada no futuro ou adaptada conforme a necessidade da empresa.

Qual é a importância do fluxograma de recrutamento e seleção?
O fluxograma de processo de recrutamento e seleção não é obrigatório, mas é altamente recomendado. Ao mostrar visualmente as relações entre as fases do processo, este deixa de ser abstrato.

Portanto, é um grande aliado da equipe de RH, que poderá cumprir suas tarefas com mais eficiência. Mas esse não é o único motivo para implementá-lo, há outros:
- Ele observa em quais fases o processo foi acelerado ou em quais esteve em um estágio mais elevado para avançar os candidatos (recrutamento, triagem, entrevista, testes de aptidão);
- Analisa o desempenho dos recrutadores;
- Fornece informações úteis para melhorar o desempenho do departamento de RH e sua gestão de talentos;
- Facilita o compartilhamento e a apresentação do processo de recrutamento a outros departamentos, gerentes de grupo ou à gerência da empresa. Também melhora o gerenciamento da equipe;
- Permite que você analise o processo e entenda quais problemas ou obstáculos existem em seu desenvolvimento;
- Melhora o trabalho da equipe de RH e o uso dos recursos alocados;
- O fluxograma do processo de recrutamento e seleção é uma ferramenta intuitiva, fácil de entender e de se adaptar à realidade da empresa e às suas necessidades de pessoal.
Quais são as fases do fluxograma de recrutamento e seleção?
O recrutamento e seleção são pilares essenciais para formar equipes de alta performance. Vamos agora explorar em detalhe as fases do fluxograma desse processo. Compreender cada um destes passos ajuda a tornar o processo mais ágil, estratégico e alinhado aos objetivos da organização.
- Pré-seleção e descrição do cargo: escolha o perfil a ser incorporado. Habilidades, aptidões, responsabilidades, experiência ou tarefas a serem cobertas;
- Publicação da oferta: estabelecer em um anúncio todos os requisitos necessários para cobrir o cargo ou a vaga a ser recrutada;
- Coleta e triagem de CVs: nesse caso, é melhor ter um sistema automatizado para incluir os CVs em um banco de dados de candidatos e filtrá-los de acordo com as condições que escolhemos. Dessa forma, somente aqueles que se enquadram nas características do cargo passarão para as próximas etapas;
- Testes de seleção: muitas empresas realizam testes psicométricos ou psicotécnicos para descobrir sua inteligência, aspectos de sua personalidade, como você se relaciona com as pessoas ou se você realmente tem uma habilidade profissional muito técnica e específica;
- Entrevista de seleção: nesse caso, nos reunimos (pessoalmente ou por entrevista em vídeo) com o candidato que já passou pelas fases anteriores e tentamos analisar se ele realmente atende aos requisitos do cargo e como ele é em nível pessoal;
- Dinâmica de seleção de pessoal: por meio de ações em grupo para ver como são suas funções, como reagem a uma determinada situação ou como se relacionam com outros candidatos;
- Análise e escolha final: é aqui que o fluxo final de recrutamento apareceria. O ideal é ter relatórios de recrutamento e seleção para tomar a decisão certa com dados objetivos sobre como foi cada etapa, a compilação de todas as informações sobre os candidatos que chegaram às etapas finais ou o desempenho de cada recrutador.

Etapas para a elaboração de um fluxograma de recrutamento e seleção funcional
Ao elaborar um fluxograma de processo de recrutamento e seleção, há uma série de etapas a serem seguidas. O objetivo é agir de forma ordenada para criar um fluxograma funcional, lógico e fácil de entender. O objetivo final é facilitar a compreensão dos recrutadores e compartilhá-lo com outros departamentos ou com a gerência.
Estas são as etapas a serem seguidas.
Determinar as fases do fluxograma de recrutamento e seleção
O fluxograma de RH recrutamento e seleção deve incorporar todas as fases envolvidas. Ele detalhará os objetivos que elas perseguem, sua importância em relação às outras ou às pessoas envolvidas em seu desenvolvimento. Dessa forma, são estabelecidas as informações necessárias para entender como ele funciona e quais etapas devem ser seguidas.

Além disso, é possível criar vários diagramas com fluxos de recrutamento e seleção, um para cada cargo ou um geral. Se a última opção for escolhida, ela deve ser flexível o suficiente para ser adaptada conforme necessário.
Ordenar o diagrama de processo de recrutamento e seleção
A ordem das atividades é cronológica, ou seja, as primeiras são aquelas relacionadas ao fluxo de recrutamento ou início do processo (pré-seleção, recrutamento de CVs com a publicação de ofertas) e as últimas, o fluxograma de seleção ou recrutamento, são aquelas que o encerram (triagem, filtros, testes ou seleção do candidato a ser incorporado).
Por exemplo, não faria sentido colocar uma entrevista baseada em competências no início e o recebimento de currículos no final. Nesse caso, o fluxograma de recrutamento e seleção não seria útil, pois carece de lógica.

Deve-se ter em mente também que o processo pode incluir entradas e saídas no meio. Algumas etapas levarão ao descarte de candidatos antes do recrutamento, por exemplo. Mas outras podem permitir novos recrutamentos ou re-seleções, o que depende da empresa e das decisões do departamento de RH.

Relacionar as fases
As fases estão relacionadas entre si de forma causal, o que significa que uma leva à outra. Para estabelecer as relações, basta marcá-las com setas indicando a direção a ser seguida. Dessa forma, em um piscar de olhos, qualquer recrutador entenderá como agir de acordo com o momento em que se encontra.
Vale lembrar que algumas etapas do fluxograma de recrutamento e seleção envolverão avanços e retrocessos. Por exemplo, um candidato pode ter sido aprovado nos testes psicotécnicos e de habilidade, mas os recrutadores não consideram que ele deva fazer a seleção final devido ao resultado da entrevista de seleção. Portanto, ele seria rejeitado e não faria parte do contrato.

Revisão contínua do fluxograma de recrutamento e seleção
O fluxograma de RH recrutamento e seleção precisa estar sujeito a revisões. Isso ocorre porque o processo pode mudar, seja para um cargo específico ou em termos gerais. As necessidades da empresa evoluem, surgem novos tipos de recrutamento e o fluxograma não é perfeito, portanto, é sempre possível otimizá-lo.
As tendências de RH estão mudando, e você precisa se adaptar para não perder a competitividade. Otimizar o recrutamento e suas diferentes fases é essencial, pois é a maneira de obter o talento de que você precisa.
Como melhorar um fluxograma de recrutamento e seleção
Como vimos, é aconselhável elaborar um fluxograma para os processos de recrutamento e seleção. Com a ajuda dessa ferramenta, é possível controlar as diferentes fases do procedimento, seus resultados e relações entre si. No entanto, não é razoável elaborá-lo à mão e distribuí-lo por meio de fotocópias ou fazê-lo com um Excel ou algum procedimento antiquado de computador.
Com a ajuda da tecnologia de software de recrutamento e seleção, é possível criar um diagrama personalizado para a empresa. Qualquer uma das fases pode ser personalizada em detalhes, assim como seus relacionamentos ou gerentes. Além disso, ele é alimentado pelo banco de dados usado pelo programa, o que ajuda a acelerar seu desenvolvimento e evita a necessidade de inserir novas informações.

Também facilita sua distribuição entre os membros do departamento, que terão acesso total por meio do ATS. Isso automatiza o fluxograma de recrutamento até que a decisão seja tomada, reduz o erro humano e possibilita a criação de um fluxograma mais flexível de todo o processo de recrutamento e seleção.

