Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  7 erros no processo de recrutamento e seleção
Recrutamento e seleção

7 erros no processo de recrutamento e seleção

erros no processo de recrutamento e seleção

Os problemas de recrutamento e seleção de pessoal comuns devem ser resolvidos antes de aumentarem, mas como fazer isso?

Os problemas e erros de recrutamento e seleção de pessoal são inevitáveis. Por mais que o processo seja aprimorado, eles continuarão ocorrendo. No entanto, isso não é desculpa para deixar de encontrar soluções ou interromper a melhoria contínua.

Apesar das dificuldades na busca por candidatos talentosos, é necessário encará-las de maneira construtiva, positiva e ativa, para alcançar o sucesso na contratação. Mas para conseguir isso, primeiro, é necessário entender com que tipo de problema estamos lidando. Os erros no processo de recrutamento e seleção são muito variados e vêm de várias fontes, portanto, é necessário agir com cautela.

Ao longo deste artigo, vamos explicar alguns desses problemas. Confira!

7 erros no processo de recrutamento e seleção

Os problemas de recrutamento e seleção de pessoal são resultado de alguma dificuldade ou falta de experiência na gestão desses processos. Nem sempre é fácil encontrar o profissional mais capacitado. Infelizmente, o talento é escasso e, além disso, não sabemos exatamente onde ele está.

Erros que não são corrigidos levam a problemas de contratação ou a limitações na seleção de pessoas, que se tornarão cada vez mais graves. Com isso, o departamento de Recursos Humanos perderá seu pilar estratégico, deixando de ser confiável. Portanto, para economizar custos, é importante levar em consideração essas falhas.

7 erros comuns de recrutamento

Erro de recrutamento: oferecer falsas expectativas de trabalho

Os candidatos, especialmente os mais interessados, prestam muita atenção às ofertas de emprego. Se essas ofertas trouxerem falsas expectativas de trabalho, a ideia que eles terão será irreal. Caso cheguem ao final do processo de seleção, isso pode afetar sua satisfação com a vaga ou, pior, eles podem até se sentir enganados pela empresa, o que afetará seu desempenho.

Chatbot para recrutamento de pessoas

Isso também se aplica às possibilidades de crescimento profissional. É importante sempre demonstrar honestidade e não esconder informações. Continuar com essa atitude afetará negativamente a visão das pessoas sobre a empresa. Como resultado, será mais difícil atrair novos talento, levando a problemas mais graves.

Ofertas pouco atraentes, um dos problemas no processo de recrutamento e seleção

Juntamente com o erro anterior, uma oferta pouco atraente se torna um problema. Muitas vezes, na descrição das vagas, elementos importantes não são mostrados, como salário ou responsabilidades do cargo. Informações vagas sobre a empresa, não deixar claros os requisitos ou se é necessária experiência prévia são outros erros que devem ser evitados.

definição e descrição do cargo de trabalho

Embora não seja necessário criar a oferta perfeita, é necessário fornecer uma descrição do cargo com os aspectos essenciais e apresentá-los de forma clara para os candidatos. Também não é necessário incluir muitas informações, pois a pessoa pode se sentir sobrecarregada e desistir de se candidatar.

Para evitar esses erros, um software de recrutamento é de grande ajuda. Essa ferramenta facilita muito o processo de seleção, automatizando o envio da vaga para os principais portais de emprego (+ de 200 disponíveis em todos os países). Dessa forma, economizamos tempo para nos dedicarmos a tarefas valiosas, como a criação de uma boa oferta de emprego.

Software de recrutamento e seleção de pessoas

Falta de pessoal no departamento de Recursos Humanos

Esse é outro erro no processo de recrutamento e seleção. A falta de pessoal no RH é um problema, porque os profissionais entendem as características e peculiaridades do cargo.

É um erro pequeno, mas que pode ter consequências mais profundas. Com as pessoas certas, é possível fazer uma melhor pré-seleção de candidatos. Ao não tê-las na equipe, a empresa perde a capacidade de análise e seleção.

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE RECRUTAMENTO EM EXCELProjeto simples para gerenciar um processo de seleção simples e de baixo volume.

Procurar o candidato perfeito, problema comum de recrutamento e seleção de pessoal

Um dos riscos no processo de recrutamento e seleção de pessoal é buscar apenas candidatos perfeitos. É importante deixar claro que esse perfil não existe e, na verdade, não devemos querer que os candidatos atendam a todos os requisitos. Mas também não é recomendável ficar com o primeiro que se candidatar à vaga.

Banco de talentos ou candidatos

É bom manter um nível alto de exigência ou, pelo menos, adaptado às necessidades da empresa e ajudar o profissional a crescer junto da organização.

No entanto, quando caímos no idealismo, começam a surgir problemas. Acabaremos contratando pessoas superqualificadas pensando que são as mais adequadas, mas em pouco tempo elas deixarão a empresa. Afinal, o cargo que ocupam se tornará pequeno para elas, elas não se encaixarão no ambiente de trabalho ou na forma de trabalhar da empresa.

Esperar um substituto idêntico, outro problema do recrutamento e seleção de pessoal

É uma erro comum para a maioria dos recrutadores ao substituir um funcionário demitido ou que saiu. Nesse caso, o RH procura um candidato com habilidades e características semelhantes ou idênticas, o que abre espaço para diferentes viéses e outros problemas no processo de recrutamento e seleção. O processo ficará contaminado por suposições que não ajudarão a encontrar o talento certo.

Isso leva a não avaliar os novos candidatos de forma imparcial e de acordo com os critérios exigidos para a vaga. Além disso, agir dessa maneira pode levar a um recrutamento mais demorado do que o normal, o que contribuirá para aumentar seus custos.

O ideal, como mencionamos, é ter claro o que é necessário para a vaga e buscar o melhor candidato sem a obrigação de repetir o perfil anterior.

Ferramenta scorecards

Para isso, as ferramentas de recrutamento para filtrar os candidatos são fundamentais para o sucesso do processo.

sistema de recrutamento e seleçao

Entrevistas muito roteirizadas

A fase de entrevistas de seleção é importante, porque se trata de um contato inicial com os candidatos mais promissores. A maioria já foi filtrada por um motivo ou outro, o que permite personalizar mais o processo. No entanto, cair na tentação de padronizar as perguntas é muito forte. Afinal, isso economizaria tempo e esforço.

O problema de agir dessa maneira é que não conheceremos o candidato profundamente. O recrutador não vai conseguir se aprofundar na sua experiência, conhecimentos, habilidades ou personalidade. Poderíamos ter a pessoa certa à nossa frente e descartá-la apenas por recorrer a uma série de perguntas padronizadas que fornecem pouca informação. E esse é um dos grandes riscos no processo de recrutamento e seleção de pessoal.

Sistema de vídeo entrevistas para recrutamento

Falta de estratégia, último problema do processo recrutamento e seleção

A falta de estratégia é um dos principais erros do processo de recrutamento e seleção de pessoal. Nesse caso, não há objetivos claros ou uma maneira sistemática de agir, o que leva a resultados ruins ou a uma sucessão de erros. No final, o processo pode fracassar e consumir recursos muito valiosos.

Como resolver os problemas de recrutamento e seleção de pessoal mais comuns?

Os efeitos de um recrutamento inadequado serão sentidos mais cedo ou mais tarde. As vagas não serão preenchidas pelos profissionais adequados, a empresa não terá as habilidades necessárias ou a equipe não se dará bem, o que afetará o ambiente de trabalho. Para evitar essas e outras consequências, é necessário encontrar as soluções adequadas.

Para ajudá-lo em seu dia a dia, na Bizneo HR oferecemos um guia gratuito com os sete problemas mais comuns de recrutamento e seleção.

Além disso, nossos especialistas em RH elaboraram uma solução para cada um deles, aproveitando toda a automação e otimização de nosso software de recrutamento e seleção. Dessa forma, você saberá como agir a tempo de encontrar o talento diferencial que está procurando.

Software de recrutamento e seleção

Deixe um comentário