Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Banco de talentos perfeito para o recrutamento de candidatos
Recrutamento e seleção

Banco de talentos perfeito para o recrutamento de candidatos

banco de talentos

Um banco de dados de candidatos melhora a gestão de talentos em uma empresa, mas deve ter as características corretas.

O banco de talentos é a compilação automática de candidatos de um processo de recrutamento. Estamos falando de um registro de candidatos ou banco de dados de currículos a serem aproveitados em processos futuros, pois ele armazena outros perfis e CVs profissionais que, embora não tenham sido contratados ou utilizados em um momento específico, podem ser de interesse para outros cargos ou aplicações.

Esta ferramenta ajuda a responder às necessidades de recrutamento da empresa. Além disso, enfatizamos como é importante aproveitar os candidatos que, embora não tenham passado a fase anterior, ainda são interessantes. Desta forma, você obtém o máximo do talento disponível, mas sem gastar muito em sua busca, aproveitando ao máximo todos os esforços e dinheiro nos processos de seleção.

Para explorar suas capacidades, é necessário saber o que é um banco de talentos e como gerenciá-lo. Ao mesmo tempo, é essencial ter um software de recrutamento e seleção que se integre a este banco de dados de candidatos para garantir uma otimização perfeita para o recrutamento.

O que é um banco de talentos?

Um banco de dados de candidatos coleta e armazena informações sobre os funcionários e candidatos de uma empresa. Ele tem seus perfis profissionais em um só lugar e facilita seu processamento. Os candidatos podem ser filtrados de acordo com palavras-chave, habilidades profissionais, experiência, cargo, responsabilidade, idade ou educação, entre outras características.

Isto simplifica a gestão de pessoas, os processos de seleção e avaliação de candidatos de uma empresa. Informações completas sobre os participantes estão disponíveis. Eles participaram previamente de um procedimento, foram recomendados ou foram aplicados espontaneamente.

Banco de talentos ou candidatos

Qualquer que seja a razão de sua participação, o banco de talentos os registra e os torna disponíveis para os recrutadores. Seus perfis, mesmo que não tenham ultrapassado a primeira fase, ainda são valiosos para a empresa. Eles podem ser necessários no futuro para preencher uma vaga ou para expandir a força de trabalho, por isso vale a pena tê-los a bordo.

7 erros comuns de recrutamento

Características de um banco de candidatos

Cada banco de candidatos tem uma série de características chave para avaliação de candidatos de RH. Estas moldam sua natureza e a tornam uma das grandes ferramentas de recrutamento. De entre as várias qualidades, estas são as mais interessantes:

  • Dados unificados. Ele armazena todas as informações sobre os candidatos em um único lugar. Indexa-os a partir de qualquer portal de trabalho ou agregador ao qual esteja conectado. Também recebe currículos de outros meios de comunicação. Independentemente da origem, os dados são centralizados, algo que ocorre automaticamente.
  • Fácil acessibilidade. As versões mais modernas, como as utilizadas no software de recrutamento e seleção, são acessíveis a partir de qualquer dispositivo. Isto é possível mantendo o banco de talentos na nuvem, o que simplifica a disponibilidade das informações.
  • Atualização automática. Os dados que são armazenados são atualizados quando um candidato os modifica, o que economiza trabalho para a equipe de RH. Também, caso um candidato se candidate a vários processos de recrutamento e envie seu currículo, o mais recente e completo será sempre selecionado.
  • Ações em massa. É possível realizar ações em massa, tais como o upload de CV. Desta forma, a digitalização destes documentos se torna mais eficiente. O banco de candidatos os organizará de acordo com critérios pré-estabelecidos.
  • Deteção de duplicados. Os candidatos podem se candidatar a uma oferta de trabalho em vários canais. Também é possível que eles o façam mais de uma vez. O banco de currículos deteta essas entradas e elimina as informações duplicadas, enquanto adiciona as informações que faltam para completar o perfil.
  • Permite a filtragem. Revisar centenas de perfis à mão é impensável. Em resposta a este problema, os bancos de talentos têm um mecanismo de busca integrado. Permite filtrar de acordo com o que é necessário e de forma personalizada.
  • Comunicação com os candidatos. Quando um candidato passa por um processo de recrutamento, o banco de dados de candidatos permite que você entre em contato com ele. Mas não somente isto: é possível enviar mensagens em massa. Desta forma, a marca da empresa pode ser impulsionada e o tratamento personalizado pode ser oferecido.
RECRUTAMENTO PESSOAS COLABORATIVO
  • Geração de relatórios. Esta é outra forma de processar dados para obter informações sobre diferentes aspetos.
Relatório de avaliação por competências

Quer seja o número de finalistas em um processo, descartados ou duplicados, os relatórios coletarão esses dados e os mostrarão de forma abrangente.

Relatórios de recrutamento e seleção de pessoal
4 passos essenciais.

Para que serve um banco de talentos

O banco de candidatos atende a uma série de diferentes propósitos. Sua razão de ser é o armazenamento e manuseio de grandes volumes de informações, que podem ser processados de acordo com as necessidades da equipe de RH, o que será feito em pouco tempo. Graças às ações e filtros em massa, entre outras funções, é muito fácil de gerenciar.

Além disso, ela garante a segurança dos dados, aos quais apenas alguns profissionais têm acesso. Os limites de sua posse são estabelecidos por lei, o que impede o uso fraudulento, manipulação ou alteração. O software de recrutamento e seleção ajuda a cumprir os regulamentos, como as leis de proteção de dados. Além disso, a criptografia das informações torna difícil ou impossível o seu roubo.

É uma ferramenta útil para a gestão de talentos. Ao ser capaz de filtrar as informações, é possível encontrar os perfis mais destacados. Também enriquece os dados ao incluir os resultados dos testes passados pelo candidato ou suas respostas às killer questions. Isto facilita o processo de encontrar o profissional certo.

Ferramenta scorecards

No final, a análise e o processamento de dados é a utilidade mais valiosa. Simplesmente armazená-lo seria inútil, mas o estudo do conteúdo e a elaboração de relatórios sobre ele permite tomar melhores decisões.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

As informações coletadas são convertidas em conhecimento, que é utilizado na avaliação dos candidatos de RH.

O MELHOR SOFTWARE DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA A SUA EMPRESAAtraia os melhores talentos com a tecnologia mais rica em recursos do mercado

Passos para gerenciar seu banco de talentos

Acessibilidade para toda a equipe

O banco de dados de currículos deve ser acessível a todos os membros da equipe de recrutamento. Todos devem conhecer os códigos de acesso, os critérios de seleção de perfis e o uso do sistema. Isto permitirá uma melhor coordenação e uma maior rapidez de trabalho.

O acesso deve ser permitido a partir de qualquer dispositivo e local, para o qual é recomendado o uso de bancos de talentos na nuvem. Qualquer pessoa envolvida no processo de recrutamento será capaz de verificar seu status sempre que precisar e onde quer que esteja.

Monitoramento de perfis e tarefas de triagem

Perfis precisam ser definidos, filtros precisam ser criados e processos de controle precisam ser estabelecidos. É uma questão de definir critérios de qualidade que facilitem a recuperação e análise de dados. É importante lembrar que este último aspeto é de grande valor, pois é a chave para encontrar os profissionais mais talentosos.

A eficiência de um banco de talentos depende, em grande parte, da rapidez com que ele recupera informações. Para conseguir isso, é importante desenvolver critérios apropriados. É necessário descrever as habilidades que são de interesse para a empresa, estabelecer categorias que mostrem o progresso do candidato nos testes de recrutamento ou se ele foi ou não entrevistado, entre outros.

Software de seleção

A escolha dos critérios dependerá da empresa e da forma como ela aborda o recrutamento.

Manutenção do banco de candidatos

A manutenção é essencial para manter o banco de talentos eficiente e útil. As ações de limpeza e organização devem ser realizadas a cada poucos meses. Isto eliminará possíveis duplicados que tenham persistido ou candidatos inativos. O espaço de armazenamento não é ilimitado, por isso é importante cuidar e fazer bom uso dele.

Sem a manutenção adequada, o banco de currículos conteria muito ruído. Em outras palavras, muitas das informações não seriam úteis, seja porque estariam desatualizadas, demasiado abundantes, ou por causa de outros problemas.

sistema de recrutamento e seleçao

O poder de um ATS com um banco de dados de candidatos

Para obter o máximo rendimento de um banco de dados de currículos, um ATS (Applicant Tracking System) é a solução mais apropriada. É um programa projetado para a seleção de pessoal, entre outras funcionalidades. Possui um conjunto de ferramentas voltadas para a gestão do capital humano de uma empresa.

Ela é capaz de gerar um banco de talentos automaticamente e adaptado à empresa. Ele permite segmentar, organizar, gerenciar milhões de currículos, exibi-los de acordo com vários parâmetros (data, pontuação, idade, geolocalização, etc.) ou pode ser estruturado de acordo com as fases do processo de seleção.

Sistema de recrutamento e seleção

Ele também ajuda os recrutadores a fazer uma melhor avaliação dos candidatos. Eles têm todas as ferramentas necessárias: testes de todos os tipos (testes psicotécnicos, testes de inteligência, seleção baseada em competência, etc.), triagem de currículos com killer questions ou resultados de entrevistas com scorecards.

Também está conectado aos principais portais de trabalho (mais de 200). Desta forma, há um controle total sobre as fontes de recrutamento, o que acelera a publicação das ofertas e a recepção das candidaturas.

Software de recrutamento e seleção

1 comentário

Deixe um comentário