Home  ›  Tendências  ›  10 tendências de RH para 2024
Tendências

10 tendências de RH para 2024

tendências de RH para 2024

Os departamentos de RH são obrigados a permanecer na vanguarda das mudanças tecnológicas e metodológicas para gerenciar com eficiência todo o ciclo de vida do colaborador. Estas são as tendências em Recursos Humanos para 2024.

Os últimos anos (muito por causa da pandemia) foram anos que, por diferentes razões, marcarão toda uma geração de trabalhadores e condicionarão a atividade empresarial por um longo período de tempo. Como não poderia deixar de ser, algumas das suas consequências marcarão as grandes tendências de RH para 2024.

Assim, os departamentos de RH continuarão a aprofundar algumas das dinâmicas que se têm vindo a confirmar nos últimos anos (digitalização do negócio, teletrabalho, novas ferramentas de avaliação de desempenho), mas terão também de assumir novos desafios decorrentes das mudanças vividas entre 2020 e 2023.

Neste domínio, a gestão remota de talentos, a automatização dos relatórios de trabalho, os planos de carreira e o bem-estar dos trabalhadores serão os principais pilares das tendências de Recursos Humanos para 2024.

Descubra estas tendências e muitas outras no nosso blogue de RH.

10 tendências de Recursos Humanos para 2024

O grande ano da Inteligência Artificial?

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem entrado em quase todas as listas das principais tendências de RH.

E a verdade é que a sua implementação não tem sido tão rápida como as empresas gostariam. É por isso que a Fundação Bankinter está empenhada na consolidação definitiva da IA e de machine learning como tendência nos Recursos Humanos até 2024.

Os nossos consultores desenvolveram um conteúdo especializado e totalmente gratuito sobre a IA nos RH. O objetivo deste guia é desvendar os seus conceitos fundamentais, destacar a relevância da IA na otimização de cada tarefa ou função, identificar as áreas que pode potenciar de forma excecional e abordar com prudência os seus potenciais riscos.

Guia inteligencia artifical

Workflows e automatizações de fluxos de trabalho

Para a gestão de pessoal e RH, nos últimos anos surgiu a tecnologia de workflows, fluxos de trabalho que automatizam processos rotineiros e repetitivos no departamento.

Workflows software RH

A contratação online continuará a ser uma tendência de RH

Outra consequência direta da pandemia que ainda se arrasta está relacionada com a implementação de um novo paradigma para os processos de recrutamento e seleção. O recrutamento online já estava presente em muitas empresas, com entrevistas em vídeo e outros procedimentos remotos, mas para outras tem sido uma novidade e será uma das tendências de RH de 2024.

Sistema de vídeo entrevistas para recrutamento

Melhorar a coordenação dos recrutadores e facilitar o acompanhamento do processo pelos candidatos são temas actuais dos Recursos Humanos 2024 que continuarão a ser discutidos.

O software de recrutamento e seleção é uma ferramenta abrangente que permite aos avaliadores registar todos os comentários feitos durante o processo, simplificando assim as deliberações. O sistema pode ser facilmente integrado nos principais testes de avaliação dos candidatos.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

Onboarding online

O processo de onboarding está incluído nos planos estratégicos das empresas mais competitivas, embora muitas ainda não tenham dado a este aspeto a importância que merece.

O Onboarding Digital será uma das tendências de Recursos Humanos para 2024 que ajudará as empresas a ganhar em eficiência, pois até agora tudo era muito tradicional e a partir do próprio escritório.

Portal de RH

Reuniões de trabalho online: mais uma grande tendência de RH para 2024

As reuniões de trabalho à distância são um desafio logístico para muitas empresas. O formato e a condução destas reuniões não podem seguir a mesma dinâmica das reuniões convencionais, daí a necessidade de continuar a recorrer a ferramentas de RH para agilizar os debates e a troca de ideias.

Objetivos OKRs nas empresas

Para muitos, soará como um termo estrangeiro… mas para aqueles que o conhecem e o aplicam, já terá conduzido ao sucesso. Chegou para ficar e está no topo das tendências de Recursos Humanos para 2024.

Uma metodologia utilizada pelas melhores empresas para aumentar o desempenho das equipas. Difere dos KPIs na medida em que são os próprios trabalhadores que definem os objectivos e não um único líder-gestor que os monitoriza. São implementados para proporcionar motivação, foco e autonomia para alcançar realizações e resultados.

SOFTWARE OKR
Por que deve implementá-lo na sua empresa?

Upskilling & Reskilling – Melhoria de competências e requalificação

Exatamente por esta razão, as empresas vão concentrar-se na educação e formação dos seus próprios funcionários como uma das tendências mais claras dos Recursos Humanos em 2024. Oportunidades de reciclagem em termos de cargos, tarefas ou responsabilidades para qualquer membro da equipa. Atualização de competências, reciclagem profissional e manutenção da atualidade para que seja o talento interno a fazer crescer a empresa.

AVALIAÇÃO DE POTENCIAL
Como medir e ajudar a desenvolver

O software de formação ajuda a colmatar eventuais lacunas detectadas na força de trabalho e facilita muito o acompanhamento dos cursos pelos colaboradores. Os recursos de formação podem ser personalizados ao máximo graças à grande variedade de tópicos disponíveis e aos diferentes formatos existentes.

Sistema de capacitação profissional

Mobilidade interna, outra das grandes tendências de RH para 2024

Muitos sectores sofreram perdas devido à pandemia e às medidas por ela causadas. Estas empresas vão depender ainda mais da mobilidade e da promoção interna para preencher cargos importantes. A aposta no talento interno será, sem dúvida, uma tendência dos RH em 2024.

Os planos de carreira contribuem de forma decisiva para melhorar os níveis de motivação e empenho da força de trabalho. Uma das tendências de RH que poderá ter o maior impacto em 2024 é a conceção de um plano de carreira que satisfaça as exigências de colaboradores ambiciosos.

PLANO DE CARREIRA PROFISSIONAL
6 passos para implementar um plano de carreira

O engagement no local de trabalho é uma das tendências de RH em 2024

A retenção de talentos deve ser uma das prioridades de qualquer departamento e, como tal, continuará a ser uma tendência dos RH em 2024. Uma boa estratégia de engagement no emprego deve persuadir os trabalhadores de que a sua melhor opção de carreira é permanecer na empresa, para o qual existem várias iniciativas diferentes.

O Employer Branding está frequentemente ligado aos processos de recrutamento, mas na realidade está também intimamente relacionado com a gestão da força de trabalho. Aspectos como a comunicação interna, os espaços de discussão ou o reconhecimento do desempenho contribuem para reforçar o Employer Branding.

Software para o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores

Porque quando uma empresa tem uma boa imagem em termos da forma como trata os seus empregados, não só será capaz de atrair os melhores talentos. Será também muito mais fácil reter os empregados mais valiosos.

Ciclo vida colaborador

Igualdade de remuneração, obrigação + tendência de RH para 2024

A entrada em vigor da lei sobre o registo de salários e a obrigação de ter planos de igualdade vai provocar mudanças na gestão do pessoal. Começarão as inspecções e qualquer empresa que não esteja preparada será sancionada.

Tecnologias e processos que continuarão a ser tendências de RH em 2024

As ferramentas tecnológicas de RH não só não foram travadas pelas convulsões de 2020-2024, como, na maioria dos casos, se intensificaram. Não é segredo que uma das principais funções da tecnologia nas empresas é responder às novas necessidades da forma mais eficiente possível.

Planos de incentivos

Não só em termos de salário, mas também em termos de benefícios (ajudas de custo, descontos no ginásio), de condições de trabalho (férias ilimitadas ou conciliação familiar) ou do próprio espaço de trabalho (lazer, comunicação entre funcionários).

Guia reconhecimento no trabalho

Big Data, um clássico que ganha peso ano após ano

Os sistemas de Big Data já estão disponíveis numa grande parte do tecido empresarial, mas o seu potencial máximo está longe de ser alcançado e promete estar novamente presente entre as tendências de RH em 2024. Todos os anos, o volume de informação que as empresas têm de tratar está a aumentar, pelo que uma gestão ineficaz dos dados pode prejudicar a sua competitividade.

People Analytics, dados no centro da tomada de decisões

A análise de dados para tomar decisões através da tecnologia será, sem dúvida, a maior tendência de RH de 2024. As estratégias empresariais têm de andar de mãos dadas com dados e informações objectivos, mensuráveis e analisáveis.

Indicadores de Recursos Humanos

A digitalização da recolha, interpretação e visualização de objectivos e resultados com relatórios de RH será uma mais-valia para qualquer empresa.

Banner impacto software rh funcoes

Digitalização da gestão do tempo, uma tendência de RH em 2024

A digitalização e a automatização das dimensões relacionadas com a gestão do tempo permitem uma maior organização e a procura de um melhor desempenho das equipas. Em muitas empresas, seja por razões de espaço, de regulamentação ou de segurança, apenas uma pequena percentagem da força de trabalho está ao serviço.

Os turnos rotativos facilitam a coordenação das equipas e, assim, o cumprimento do distanciamento social nas empresas sem perder o planeamento.

Sistema de escala de trabalho

Trabalho híbrido e gestão de talentos à distância

O teletrabalho veio para ficar e, uma vez ultrapassada a pior parte da pandemia, evoluiu para um modelo de trabalho híbrido e remoto. Uma tendência de RH para 2024 e já… para sempre.

Porquê? Muitas empresas demonstraram que durante o teletrabalho não há perda de produtividade (pode até ser aumentada). O modelo híbrido ou misto, que inclui períodos de trabalho remoto e presencial, combina o melhor dos dois tipos.

As empresas não se podem dar ao luxo de perder a flexibilidade, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e as estratégias de retenção de talentos que acompanham este modelo híbrido… caso contrário, as organizações tradicionais ou as que não adoptam plenamente o trabalho a partir de casa podem provocar uma fuga de cérebros.

Automação e suporte de funções como tendência para os Recursos Humanos em 2024

Ao contrário do que alguns gestores de RH ainda pensam, uma grande parte dos processos nesta área sensível de uma empresa pode ser totalmente automatizada. Para isso, no entanto, é essencial ter um bom software de RH.

O nosso software resolve os problemas e desafios de todas as funções empresariais. Quer saber como o pode ajudar?

Prevê-se que, ao longo dos próximos anos, uma grande parte das empresas automatize uma ou mais partes do seu negócio.

Software de Recursos Humanos (RH)

Deixe um comentário