Nos últimos anos, por diferentes motivos (Inteligência Artificial, novas formas de entender o trabalho, novos contextos laborais e organizacionais…), vivemos um período que marcará toda uma geração de trabalhadores e condicionará a atividade empresarial por um longo tempo. Como não poderia deixar de ser, algumas de suas consequências definirão as grandes tendências de RH para 2026.
Assim, os departamentos de RH continuarão aprofundando algumas dinâmicas que vêm dos últimos anos e já se confirmaram (digitalização do negócio, adoção de IA, trabalho remoto e híbrido, novas ferramentas de avaliação de desempenho), mas também terão de assumir novos desafios decorrentes das mudanças vividas nesse período.
Nesse cenário, a gestão de talentos assistida por IA, a hiperautomação de processos, os planos de carreira personalizados e o bem-estar integral dos colaboradores serão os grandes pilares das tendências de RH para 2026.
Descubra estas tendências e muitas outras no nosso blog de RH.
Index
- 1 10 Tendências em RH para 2026
- 1.1 A nova era da IA aplicada
- 1.2 Hiperautomação de fluxos de trabalho (Workflows)
- 1.3 Contratação inteligente e preditiva
- 1.4 Onboarding online
- 1.5 Assistência assíncrona: a IA como complemento em reuniões por videochamada, tendência de RH em 2026
- 1.6 Objetivos OKRs nas empresas
- 1.7 Upskilling & Reskilling – Melhoria de competências e requalificação
- 1.8 Mobilidade interna e retenção de talentos, tendência de RH para 2026
- 1.9 O engagement no local de trabalho é uma das tendências de RH em 2026
- 1.10 Igualdade de remuneração, obrigação + tendência de RH para 2026
- 2 Tecnologias e processos que continuarão a ser tendências de RH em 2026
- 2.1 IA generativa e agentes autônomos
- 2.2 Planos de incentivos
- 2.3 Big Data, um clássico que ganha peso ano após ano
- 2.4 People Analytics, dados no centro da tomada de decisões
- 2.5 Digitalização da gestão do tempo, uma tendência de RH em 2026
- 2.6 Trabalho híbrido e gestão de talentos à distância
- 2.7 Automação e suporte de funções como tendência para os Recursos Humanos em 2026
10 Tendências em RH para 2026
A nova era da IA aplicada
Se anos atrás falávamos do potencial, 2026 será o ano de sua aplicação total. A IA já não apenas analisa dados: ela ajuda a redigir vagas, revisar currículos, resumir avaliações e criar conteúdos de treinamento sob medida. A tendência é passar de “usar IA” para ter processos desenhados “a partir da IA”
Nossos consultores desenvolveram um conteúdo especializado e totalmente gratuito sobre IA em RH. O objetivo deste guia é desvendar seus conceitos fundamentais, destacar a relevância que a IA tem na otimização de cada tarefa ou função, identificar as áreas em que ela potencializa resultados de forma excepcional e abordar com prudência seus possíveis riscos
Os nossos consultores desenvolveram um conteúdo especializado e totalmente gratuito sobre a IA nos RH. O objetivo deste guia é desvendar os seus conceitos fundamentais, destacar a relevância da IA na otimização de cada tarefa ou função, identificar as áreas que pode potenciar de forma excecional e abordar com prudência os seus potenciais riscos.

Hiperautomação de fluxos de trabalho (Workflows)
Para a gestão de pessoal e RH, nos últimos anos surgiu a tecnologia de workflows, fluxos de trabalho que automatizam processos rotineiros e repetitivos no departamento.

Contratação inteligente e preditiva
A contratação também evolui. Para 2026, o software de recrutamento (ATS) não só facilita entrevistas remotas, como usa algoritmos preditivos para identificar quais candidatos têm mais aderência à vaga, e os recrutadores poderão analisar automaticamente centenas de currículos graças à IA

Além disso, a tendência aponta que grande parte das entrevistas iniciais seja realizada por avatares com IA ou simplesmente por voz nas ligações, capazes de interagir de forma natural e fazer uma triagem inicial de talentos muito mais ágil.
O software de recrutamento e seleção é uma ferramenta muito completa que permite aos avaliadores integrar a IA nos processos-chave de seleção e tornar o recrutamento mais eficiente e inteligente.
Onboarding online
O processo de onboarding de novos colaboradores está contemplado nos planos estratégicos das empresas mais competitivas, embora muitas ainda não tenham dado a esse aspecto a importância que ele tem.
O onboarding com suporte de chatbots e avatares de IA será uma das tendências de RH em 2026 que mais ajudará as empresas a ganhar eficiência, já que até agora tudo era muito tradicional e era necessária a presença de uma pessoa da equipe em todas as etapas desse processo.

Assistência assíncrona: a IA como complemento em reuniões por videochamada, tendência de RH em 2026
Em 2026, a tendência é otimizar o tempo de presença nas reuniões. Graças a ferramentas de IA que resumem reuniões automaticamente, já não é obrigatório que todos participem de cada chamada em tempo real. Isso permite que a equipe acesse acordos e decisões de forma assíncrona, liberando horas para tarefas estratégicas e evitando excesso de reuniões.
Objetivos OKRs nas empresas
Para muitos, soará como um termo estrangeiro… mas para aqueles que o conhecem e o aplicam, já terá conduzido ao sucesso. Chegou para ficar e está no topo das tendências de Recursos Humanos para 2026.
Uma metodologia utilizada pelas melhores empresas para aumentar o desempenho das equipas. Difere dos KPIs na medida em que são os próprios trabalhadores que definem os objectivos e não um único líder-gestor que os monitoriza. São implementados para proporcionar motivação, foco e autonomia para alcançar realizações e resultados.
Por que deve implementá-lo na sua empresa?
Upskilling & Reskilling – Melhoria de competências e requalificação
Exatamente por esta razão, as empresas vão concentrar-se na educação e formação dos seus próprios funcionários como uma das tendências mais claras dos Recursos Humanos em 2026. Oportunidades de reciclagem em termos de cargos, tarefas ou responsabilidades para qualquer membro da equipa. Atualização de competências, reciclagem profissional e manutenção da atualidade para que seja o talento interno a fazer crescer a empresa.
Como medir e ajudar a desenvolver
O software de formação ajuda a colmatar eventuais lacunas detectadas na força de trabalho e facilita muito o acompanhamento dos cursos pelos colaboradores. Os recursos de formação podem ser personalizados ao máximo graças à grande variedade de tópicos disponíveis e aos diferentes formatos existentes.

Mobilidade interna e retenção de talentos, tendência de RH para 2026
Muitos setores estão sendo afetados por alta rotatividade e escassez de talentos. Essas empresas recorrerão ainda mais à mobilidade e promoção interna para preencher vagas mais difíceis de encontrar no mercado. Apostar no talento interno será, sem dúvida, uma tendência de RH em 2026
Os planos de carreira contribuem de forma decisiva para melhorar os níveis de motivação e empenho da força de trabalho. Nesse contexto, a IA da Bizneo HR marca um antes e um depois com um modelo capaz de prever rotatividade e absenteísmo com 80% de confiabilidade. Ao analisar milhões de dados do ciclo de vida do colaborador (desempenho, ausências e engajamento), a tecnologia permite identificar top performers em risco e agir antes que deixem a empresa. Assim, o RH deixa de reagir às saídas e passa a liderar uma retenção proativa e estratégica baseada em dados reais.

6 passos para implementar um plano de carreira
O engagement no local de trabalho é uma das tendências de RH em 2026
A retenção de talentos deve ser uma prioridade para qualquer departamento e, como tal, seguirá como tendência em 2026. Uma boa estratégia de engajamento deve convencer o colaborador de que a melhor opção profissional é permanecer na empresa e para isso existem diferentes iniciativas
O employer branding (marca empregadora) costuma ser associado aos processos de seleção, mas, na realidade, também está muito ligado à gestão do time. Comunicação interna, espaços de debate e reconhecimento de desempenho contribuem para fortalecer a marca empregadora.

Porque quando uma empresa tem uma boa imagem em termos da forma como trata os seus empregados, não só será capaz de atrair os melhores talentos. Será também muito mais fácil reter os empregados mais valiosos.
Igualdade de remuneração, obrigação + tendência de RH para 2026
A entrada em vigor da lei sobre o registo de salários e a obrigação de ter planos de igualdade vai provocar mudanças na gestão do pessoal. Começarão as inspecções e qualquer empresa que não esteja preparada será sancionada.
Tecnologias e processos que continuarão a ser tendências de RH em 2026
As ferramentas tecnológicas de RH não só não foram travadas pelas convulsões de 2020-2025, como, na maioria dos casos, se intensificaram. Não é segredo que uma das principais funções da tecnologia nas empresas é responder às novas necessidades da forma mais eficiente possível.
IA generativa e agentes autônomos
Em 2026, a IA evolui de ferramenta de consulta para agente executor. A tendência será a implementação de “agentes” que não apenas analisarão dados, mas também gerenciarão processos de ponta a ponta. Esses agentes já conseguem tomar decisões baseadas em regras e executá-las automaticamente, transformando a operação de RH.
Planos de incentivos
Não só em termos de salário, mas também em termos de benefícios (ajudas de custo, descontos no ginásio), de condições de trabalho (férias ilimitadas ou conciliação familiar) ou do próprio espaço de trabalho (lazer, comunicação entre funcionários).

Big Data, um clássico que ganha peso ano após ano
Os sistemas de Big Data já estão disponíveis numa grande parte do tecido empresarial, mas o seu potencial máximo está longe de ser alcançado e promete estar novamente presente entre as tendências de RH em 2026. Todos os anos, o volume de informação que as empresas têm de tratar está a aumentar, pelo que uma gestão ineficaz dos dados pode prejudicar a sua competitividade.
People Analytics, dados no centro da tomada de decisões
A análise de dados para tomar decisões através da tecnologia será, sem dúvida, a maior tendência de RH de 2026. As estratégias empresariais têm de andar de mãos dadas com dados e informações objectivos, mensuráveis e analisáveis.

A digitalização da recolha, interpretação e visualização de objectivos e resultados com relatórios de RH será uma mais-valia para qualquer empresa.
Digitalização da gestão do tempo, uma tendência de RH em 2026
A digitalização e a automatização das dimensões relacionadas com a gestão do tempo permitem uma maior organização e a procura de um melhor desempenho das equipas. Em muitas empresas, seja por razões de espaço, de regulamentação ou de segurança, apenas uma pequena percentagem da força de trabalho está ao serviço.
Os turnos rotativos facilitam a coordenação das equipas e, assim, o cumprimento do distanciamento social nas empresas sem perder o planeamento.
Como parte dessa evolução, o uso de chatbots de IA para gestão de escalas se consolida em 2026, permitindo que a equipe consulte ou revise horários rapidamente, eliminando esperas e centralizando a comunicação em uma única interface inteligente.

Trabalho híbrido e gestão de talentos à distância
O teletrabalho já é realidade e evolui para um modelo híbrido e a distância. Uma tendência de RH para 2026 e já… para sempre.
Porquê? Muitas empresas demonstraram que durante o teletrabalho não há perda de produtividade (pode até ser aumentada). O modelo híbrido ou misto, que inclui períodos de trabalho remoto e presencial, combina o melhor dos dois tipos.
As empresas não se podem dar ao luxo de perder a flexibilidade, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e as estratégias de retenção de talentos que acompanham este modelo híbrido… caso contrário, as organizações tradicionais ou as que não adoptam plenamente o trabalho a partir de casa podem provocar uma fuga de cérebros.
Automação e suporte de funções como tendência para os Recursos Humanos em 2026
Ao contrário do que alguns gestores de RH ainda pensam, uma grande parte dos processos nesta área sensível de uma empresa pode ser totalmente automatizada. Para isso, no entanto, é essencial ter um bom software de RH.
O nosso software resolve os problemas e desafios de todas as funções empresariais. Quer saber como o pode ajudar?
Prevê-se que, ao longo dos próximos anos, uma grande parte das empresas automatize uma ou mais partes do seu negócio.


