Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Clima Organizacional  ›  Modelo de pesquisa de clima de trabalho | O que é + Baixe grátis
Clima Organizacional

Modelo de pesquisa de clima de trabalho | O que é + Baixe grátis

Modelo de pesquisa de clima de trabalho

Medir o ambiente de trabalho é uma tarefa complexa e isso nem sempre recebe toda a atenção necessária das empresas. Um modelo de pesquisa de clima de trabalho é uma maneira simples de começar a fazer essa medição.

Existem muitos fatores que afetam a produtividade da funcionário e, por consequência, a competitividade da empresa. Obviamente, suas habilidades desempenham um papel essencial nesse quesito. No entanto, o ambiente de trabalho pode ter uma influência ainda maior em seu desempenho. O modelo de pesquisa de clima de trabalho é um recurso muito simples e que permite medir os aspectos que mais interessam à empresa.

Esse recurso pode ser muito útil para os departamentos de Recursos Humanos, responsáveis ​​por realizar tarefas que nem sempre são visíveis, mas que têm um grande impacto nos resultados da empresa.

O que é e para que é um modelo de pesquisa de clima de trabalho?

O modelo de pesquisa de clima de trabalho é um documento fácil de usar e que permite avaliar o ambiente de trabalho em uma empresa de acordo com diferentes indicadores. Essencialmente, o modelo de pesquisa de clima de trabalho inclui uma série de itens a serem avaliados pelo funcionário.

Pesquisas para colaboradores

As partes desse modelo correspondem aos elementos que podem mais influenciar a motivação, o comprometimento e o comportamento dos trabalhadores. Essa é uma estratégia que permite que os funcionários expressem suas opiniões rapidamente e com a vantagem do anonimato. 

Bizneo HR oferece aos responsáveis de RH um exemplo de modelo de pesquisa de clima de trabalho em pdf que pode ser descarregado grátis e que pode ser totalmente personalizado de acordo com as necessidades de cada empresa:

Para departamentos de RH, a pesquisa de clima de trabalho é uma maneira simples de descobrir qual é o grau de satisfação dos funcionários. No entanto, se o objetivo for economizar tempo e automatizar a coleta, o tratamento e a visualização dos dados, o exemplo de pesquisa de clima pode ficar aquém. 

Para ter informações mais completas sobre o ambiente de trabalho, é interessante ter software de pesquisa de clima específico.

sistema pesquisa clima organizacional

Que outro exemplo de pesquisa de clima organizacional existe? 

O modelo de pesquisa de clima organizacional em PDF não é o único formato que as empresas podem usar para conhecer as opiniões de seus funcionários. De fato, muitas organizações continuam a usar o Excel ou o Word para esse processo.

Estas são duas ferramentas simples de usar, mas com algumas limitações. A precisão dessas ferramentas é muito menor em comparação com um software especializado. Consequentemente, elas não são soluções muito eficientes e, por isso, cada vez mais empresas optam por sistemas mais completos.

Pesquisa de Clima Organizacional | Solução para conhecer sua empresa
Guia para medir a satisfação de seus funcionários e detectar problemas ⚠️

Alternativa a um modelo de pesquisa de clima de trabalho

A pesquisa de clima de trabalho pode servir como termômetro do ambiente organizacional e da satisfação dos trabalhadores. Uma tecnologia é muito útil nesse processo, principalmente para empresas que têm a intenção de se digitalizar e querem se acostumar aos recursos tecnológicos. 

pesquisa de clima organizacional

De qualquer forma, o software de pesquisa com funcionários é a única ferramenta que permite automatizar todo o processo de avaliação do clima organizacional.

Desde o início, os funcionários recebem instruções específicas para preencher cada pesquisa. Ao mesmo tempo, os gerentes de recursos humanos podem escolher entre vários exemplos de modelos de questionários ou criar pesquisas personalizadas.

tipos de pesquisas

Um software permite fazer tudo isso, incluindo a coleta e o processamento dos dados obtidos e a emissão de relatórios de RH que permitem o acompanhamento dos resultados ao longo do tempo. 

enps

Como as pesquisas podem ser programadas, as empresas sempre terão dados atualizados sobre o grau de satisfação dos seus funcionários.

Software de Recursos Humanos (RH)

Deixe um comentário