Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Clima Organizacional  ›  O que é e como calcular o eNPS (Employee Net Promoter Score)
Clima Organizacional Gestão de Talentos

O que é e como calcular o eNPS (Employee Net Promoter Score)

O que é e como calcular o eNPS (Employee Net Promoter Score)

A lealdade e o comprometimento dos funcionários são essenciais para o sucesso de qualquer empresa e a pesquisa eNPS é o melhor indicador para verificar isso.

Transformar funcionários em promotores da marca é uma estratégia que vem ganhando adeptos pelos ​​benefícios que oferece às empresas. Essa é uma das vantagens de medir o indicador com uma pesquisa eNPS.

Sua empresa deve estimular o quadro de funcionários, que conhece melhor do que ninguém os benefícios da empresa, a recomendá-la a consumidores ou a outros profissionais que possam ter interesse em trabalhar nela.

Mas como saber se nossos funcionários se sentem comprometidos com a marca? O eNPS ajuda você a descobrir.

Diferença entre eNPS e NPS

O eNPS ou Employee Net Promoter Score é uma métrica que permite conhecer o grau de satisfação dos trabalhadores com a sua empresa. Ela consiste em uma pesquisa com seus funcionários e que está baseada na seguinte pergunta: “Você recomendaria um amigo para trabalhar na sua empresa?”

As respostas a esta pergunta se somam a outros elementos, como o fator emocional dos colaboradores e permitem descobrir o nível de satisfação de um profissional com a organização.

De certa forma, esse indicador é semelhante ao NPS ou Net Promoter Score, que é usado para medir  a satisfação dos clientes com a marca e tem como objetivo descobrir se eles recomendariam os produtos ou serviços para conhecidos. 

Ambos os indicadores enfatizam questões um pouco subjetivas; os critérios mais técnicos ou a mera observação dos números do negócio são deixados de lado.

Pesquisa de Clima Organizacional | Solução para conhecer sua empresa
Guia para medir a satisfação de seus funcionários e detectar problemas ⚠️

Por que você deve medir o envolvimento dos funcionários com o eNPS?

 O cálculo e a análise do eNPS permitem ter informações valiosas e atualizadas sobre o comprometimento dos colaboradores e a satisfação deles em relação às suas condições de trabalho.

Pesquisas para colaboradores

Ter dados como esses pode ajudar, por exemplo, no cálculo da rotatividade de pessoas ou na delegação de projetos. Em um sentido mais amplo, o eNPS pode ser o primeiro passo para realizar uma mudança radical na operação da empresa.

Benefícios de calcular o eNPS

Para além de saber o grau de satisfação dos trabalhadores, as empresas têm diversos benefícios ao fazer o cálculo do eNPS e adotar estratégias para aumentar a satisfação e o comprometimento dos colaboradores

O cálculo deste indicador deve ser associado a outras ações para que seja realmente útil para o negócio.  

Descubra com o eNPS as principais lacunas

Uma das principais vantagens do eNPS é a identificação precoce de possíveis problemas que podem impactar nos processos da empresa. 

Talvez esses problemas ainda não estejam sendo valorizados, mas acabem impactando o negócio no médio prazo, ou que já estejam interferindo no desempenho dos funcionários.

pesquisas mapas de calor

Por outro lado, não se deve esquecer que mesmo questões aparentemente menores podem se enraizar e causar grandes transtornos. O Employee Net Promoter Score permite que você aja de forma proativa para resolver esses problemas.

Verifique a confiança nos gerentes e na gestão

Graças ao sigilo das pesquisas de opinião entre os funcionários, os trabalhadores se sentem mais à vontade para avaliar a empresa.

Os dados da pesquisa eNPS são triados e armazenados de forma automática e enviados aos responsáveis ​​pelo RH. Essas informações podem oferecer estatísticas muito úteis sobre a situação dos colaboradores e o seu grau de comprometimento.

Ao mesmo tempo, na pesquisa eNPS, podem surgir avaliações sobre o papel dos gerentes ou da administração. Esse tipo de informação dificilmente seria obtida de outras formas. 

Otimize com eNPS o que não funciona 

Às vezes, quando algo não vai bem na empresa, fecham-se os olhos para o problema. Mas isso não deveria acontecer.

O cálculo do eNPS e as informações obtidas nas pesquisas de satisfação dos funcionários podem ajudar a identificar falhas que precisam ser corrigidas com mais rapidez e precisão. Assim, os esforços da gestão são mais eficazes e mais valorizados pelos funcionários.

sistema pesquisa clima organizacional

Promova um clima de confiança e uma cultura de feedback

Alinhado às vantagens da pesquisa eNPS, um sistema especializado permite que os trabalhadores façam críticas e/ou comentários construtivos sem se sentirem observados. Isso favorece um clima organizacional de confiança na organização e ajuda a prevenir problemas.

tipos de pesquisas

Da mesma forma, o feedback é a melhor forma para os colaboradores verificarem se as suas opiniões são valorizadas. Esse é um dos aspectos que mais contribui para o aumento da satisfação e da lealdade do funcionário.

Divulgue os valores da empresa e melhore a imagem da marca

Como consequência indireta da implementação de sistemas para medir o comprometimento dos colaboradores, a empresa pode melhorar a sua imagem, além de ganhar visibilidade e prestígio no mercado.

Dessa forma, novos talentos terão interesse em trabalhar para a organização e a empresa aumenta sua capacidade de retenção de profissionais

E esse é um dos objetivos do cálculo e da pesquisa eNPS

10 fatores que tornam as ferramentas de RH essenciais para sua empresa
Descubra as vantagens das ferramentas de Recursos Humanos

Fórmula, cálculo e exemplo do Employee Net Promoter Score (eNPS)

Ao contrário de outros indicadores de produtividade ou satisfação dos funcionários, o eNPS é muito fácil de calcular, porque usa uma pergunta específica.

Essa pergunta pode ser facilmente inserida em nosso software para pesquisa de clima organizacional e ser combinada com outras questões relacionadas.

planilhas de pesquisa de clima organizacional

Como calcular o eNPS (Employee Net Promoter Score) e quais perfis de funcionários podemos encontrar

Para calcular o Employee Net Prometer Score, são seguidos os mesmos critérios do Net Promoter Score (NPS). Em uma escala de 1 a 10, os funcionários devem avaliar até que ponto recomendariam um amigo para trabalhar em sua empresa.

A pesquisa eNPS é realizada individualmente e o objetivo é obter a sinceridade máxima dos colaboradores. Depois, os resultados são segmentados de acordo com a avaliação feita por cada funcionário.

Em termos gerais, as avaliações entre 1 e 6 representam a falta de comprometimento ou a baixa satisfação por parte do funcionário (considerados “detratores” nesse caso).

Colaboradores que respondem entre 7 e 8 são considerados neutros.

Já as notas entre 9 e 10 correspondem aos profissionais “promotores”, ou seja, que recomendariam a sua empresa, um sinal de que estão satisfeitos com a situação atual.

As a escala pode ser personalizadas com cores de acordo com cada perfil.

Uma vez que todos os dados foram coletados, é possível identificar as porcentagens correspondentes a cada perfil de colaborador segundo as categorias da pesquisa eNPS.

O interessante dessa metodologia é que, se as pesquisas forem realizadas com uma certa periodicidade (todos os meses ou todos os trimestres, por exemplo), é possível observar a evolução do grau de satisfação dos trabalhadores. Isso permite verificar se as ações adotadas cumpriram as metas estabelecidas. 

enps

Fórmula para calcular o eNPS

Para além da identificação dos diferentes perfis de colaboradores, um dos dados mais interessantes da pesquisa eNPS para as empresas é a sua pontuação absoluta dentro dos parâmetros do eNPS.

Fórmula para calcular o eNPS

Para fazer isso, você tem que considerar o número de promotores, subtrair o número de detratores, dividir o valor resultante pelo número total de trabalhadores pesquisados ​​e multiplicar esses dados por 100. Com base no exemplo anterior e considerando 100 trabalhadores (para facilitar os cálculos), taxa eNPS seria calculada da seguinte maneira:

Promotores (47) – Detratores (29) / Número total de trabalhadores (100) x 100 = 18 eNPS.

Os dados acima mostram que a empresa está na faixa inferior do eNPS, o que significa que a empresa deve implementar mudanças rapidamente para melhorar os índices de satisfação dos funcionários.

Além disso, considere que os dados podem ser negativos se o número de detratores for maior que o número de promotores.

Dicas para aplicar e analisar uma pesquisa eNPS

Para que os resultados da pesquisa eNPS correspondam verdadeiramente à situação atual da empresa, é aconselhável seguir uma série de orientações durante a sua coleta e o tratamento de dados:

  • O processo deve ser totalmente confidencial: os funcionários podem não se sentir confortáveis se não tiverem certeza de que suas respostas serão anônimas. Pesquisas de satisfação e de ambiente de trabalho ajudam a obter respostas sinceras dos colaboradores.
  • As amostras devem ser colhidas em momentos neutros: qualquer levantamento realizado em  situações excepcionais, tanto no sentido negativo (carga de trabalho pesada) quanto positivo (aumento salarial recente), pode ser influenciado por esse contexto e trazer resultados enviesados. 
  • As amostragens devem ser realizadas regularmente e com os mesmos critérios: ao monitorar a evolução do eNPS, a empresa deve coletar amostras regularmente e sempre respeitando os mesmos métodos, para que os resultados sejam comparáveis.

Com o software de pesquisa de clima organizacional , você ajuda a sua empresa a ir mais longe e fortalecer os laços com os funcionários. Uma ferramenta como essa contribui para medir o impacto de suas ações e a desenvolver uma cultura de feedback e melhoria contínua.

MEÇA O CLIMA ORGANIZACIONAL COM O MELHOR SOFTWARE DE PESQUISAS Solução para conhecer melhor seus colaboradores e sua empresa

Exemplo de pesquisa eNPS em empresas

É natural que empresas que nunca calcularam sua taxa de eNPS queiram saber quais são os dados de outras organizações, principalmente aquelas do mesmo setor.

No entanto, o eNPS é um indicador difícil de se comparar fora do âmbito de uma mesma empresa, principalmente, porque não é possível saber se as outras organizações seguiram exatamente os mesmos critérios.

Além disso, existem fatores externos à empresa, como a legislação trabalhista ou a situação econômica do país, que impactam tanto o eNPS, como as comparações com organizações internacionais.

De qualquer forma, existem alguns estudos, como o realizado pela plataforma Comparably em 2017. De acordo com esse relatório, Snap (57), Facebook (53) ou Alphabet (42) destacaram-se como empresas que obtiveram excelentes avaliações por parte de seus próprios funcionários.

Na faixa inferior da amostra, encontramos empresas como Oracle (-31), IBM (-33) e HP (-35). Embora estes últimos dados possam causar espanto, é preciso levar em consideração que as expectativas dos funcionários influenciam muito nos resultados finais da pesquisa eNPS. E isso não significa que a empresa ofereça más condições de trabalho.

Sistema de pesquisa de clima

1 comentário

  • Teresa Almeida disse:

    Podem enviar um exemplo de questionário eNPS e autores?

Deixe um comentário