Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Capacitação  ›  7 tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas
Capacitação

7 tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas

tipos de treinamento e desenvolvimento

Você sabe quais são os tipos de treinamento e desenvolvimento para empresas otimizarem a produtividade dos seus funcionários? Há diversos modelos que focam em determinados objetivos, como desenvolvimento das habilidades técnicas ou comportamentais.

São muitas as estratégias para treinar equipes com eficiência e de maneira humanizada. Com a tecnologia, esse modelo ganha ainda mais força, já que existe a possibilidade de realizar diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento online e criar processos gamificados.

No post de hoje, trouxemos alguns exemplos de treinamento e desenvolvimento de pessoas para você aplicar na sua empresa. Confira!

Tipos de treinamento e desenvolvimento de funcionários 

Os tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas podem ser muito úteis para as empresas que querem alinhar as equipes em um mesmo objetivo, melhorar a produtividade dos funcionários e motivar os times na entrega de resultados. 

A seguir, separamos 7 tipos de treinamentos para você testar na sua empresa de acordo com os seus objetivos!

Ciclo vida colaborador

Treinamento de Onboarding

O treinamento de Onboarding, também conhecido como integração, tem o objetivo de receber os novos funcionários e integrá-los na dinâmica da empresa. 

Com esse tipo de treinamento, os novos colaboradores podem estabelecer vínculos mais rapidamente com outros colegas e incorporar a cultura organizacional com mais facilidade.

Para fazer um treinamento de Onboarding eficiente, é importante transmitir a missão, os objetivos e os valores da empresa para os novos integrantes. Também é fundamental explicar para esses funcionários quais as responsabilidades que terão e quais funções irão desempenhar, alinhando as expectativas entre empresa e colaborador

Assim, o treinamento de Onboarding busca preparar os funcionários para os desafios dessa nova trajetória profissional e inseri-los no contexto e na rotina da empresa.

Sistema de capacitação profissional

Treinamento de soft skills

O treinamento de soft skills, também conhecido como treinamento comportamental, tem o objetivo de desenvolver as habilidades comportamentais dos funcionários. Alguns exemplos são: inteligência emocional, escuta ativa, criatividade e colaboração. 

Ao promover esse modelo de treinamento, a sua empresa estimula o desenvolvimento dos funcionários, que se sentem mais preparados, confiantes e motivados para realizar o trabalho.

gestão por competências

Esse engajamento se reflete em melhores índices de produtividade e menor rotatividade de colaboradores, que se sentem mais parte da sua organização e, por isso, têm menos chances de pedir o desligamento da empresa. 

O que são indicadores de desempenho (KPIs)
5 indicadores de desempenho essenciais em uma empresa

Treinamento de hard skills

O treinamento de hard skills, ou treinamento técnico, tem o objetivo de desenvolver as habilidades técnicas dos funcionários, como uso de softwares, proficiência em línguas e domínio do pacote Office. 

A ideia é preparar o funcionário para lidar com os desafios da sua função. Se o trabalho envolve, por exemplo, o uso diário de um sistema de gestão, o colaborador precisa estar apto para utilizá-lo e saber quais funcionalidades essa ferramenta oferece, para que possa tirar o melhor proveita dela. 

Software para o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores

As empresas podem providenciar esse modelo oferecendo workshops de desenvolvimento em determinada habilidade. Cursos gratuitos ou com descontos e treinamentos online que expliquem como determinado software funciona também são boas alternativas. 

Treinamento e desenvolvimento de pessoas | GUIA
Como construir um programa de treinamento e desenvolvimento

Treinamento motivacional

Entre os tipos de treinamentos existentes, um dos mais conhecidos é o treinamento motivacional.

Como o termo sugere, o objetivo desse modelo é motivar e engajar os funcionários, para que eles desempenhem suas funções com mais satisfação e leveza, o que impacta positivamente em sua produtividade. 

Se você observa que os seus colaboradores estão sofrendo com a falta de motivação, é importante identificar as causas para isso, como falta de alinhamento com a empresa, problemas com as lideranças ou falta de perspectiva. 

Assim, é possível oferecer treinamentos mais eficientes e que ataquem a causa do problema, além de promover melhores políticas de avaliação de desempenho para os funcionários.

MEÇA O CLIMA ORGANIZACIONAL COM O MELHOR SOFTWARE DE PESQUISAS Solução para conhecer melhor seus colaboradores e sua empresa

Treinamento rotativo

O treinamento rotativo é baseado na troca de papéis entre colaboradores dentro da empresa. Assim, alguém da área de atendimento pode trabalhar por alguns dias no setor de RH. Ou alguém do marketing pode desempenhar algumas funções em vendas, por exemplo. Também é possível criar essa rotatividade dentro de um mesmo setor.

Com esse tipo de treinamento, os funcionários podem vivenciar o dia a dia dos colegas e desenvolver outras habilidades que a sua função habitual não exige. Para a empresa, esse modelo é eficiente para descobrir talentos, otimizar processos da gestão de pessoas e encontrar soluções criativas para os problemas.

O treinamento rotativo forma funcionários mais completos, dinâmicos e preparados para enfrentar quaisquer desafios que se apresentem. 

Software para o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores

Treinamento organizacional

O treinamento organizacional tem o objetivo de avaliar o organização e identificar o que precisa ser desenvolvido de acordo com a urgência da situação. 

Esse modelo pode envolver todas as áreas e setores da empresa com o objetivo de desenvolver habilidades e transmitir conhecimentos que poderão ser utilizados na rotina de trabalho. 

Por exemplo, se a sua organização vai passar a adotar determinado sistema que englobe várias áreas, é preciso oferecer o treinamento adequado para todos os setores envolvidos, mostrando por que a ferramenta está sendo adotada e como utilizá-la. 

Capacitação profissional e treinamento de pessoal

Treinamento de lideranças

O treinamento de lideranças, ou formação de lideranças, tem o objetivo de desenvolver líderes dentro da empresa

Esses profissionais são fundamentais para a motivação e o e boa gestão de desempenho dos times e para o crescimento da organização.

O processo de formação de lideranças deve ajudar os profissionais a tomar melhores decisões, agir com estratégia, mediar conflitos, pensar criticamente, resolver problemas complexos, liderar projetos e melhorar a gestão de pessoas

Agora que você já conhece alguns tipos de treinamento nas empresas, confira como um sistema de RH pode ajudar a implementar esses diferentes modelos na sua organização.

Saiba mais sobre tecnologia para o setor de RH neste post: Tipos de Sistema RH e como implementá-los.

Como a tecnologia ajuda nos tipos de treinamento e desenvolvimento dos funcionários?

Sistemas de gestão podem otimizar a eficiência dos diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento para funcionários. 

Com a tecnologia, é possível avaliar os resultados dos treinamentos e a evolução dos funcionários, assim como identificar lacunas e pontos de melhoria nos processos. 

Nosso software de gestão de treinamentos e desenvolvimento conta com controle de itinerário de treinamento. Além disso, a ferramenta também permite acompanhar o desempenho dos funcionários e criar programas de desenvolvimento dos colaboradores.

Software Capacitação Profissional

A plataforma também possibilita criar planos de capacitação para melhorar a performance dos colaboradores, desenvolver cursos online próprios para o desenvolvimento de determinadas habilidades e criar um processo gamificado de treinamento.

Além disso, o software de RH de Bizneo HR centraliza todos os cursos e tipos de treinamento e desenvolvimento para o seu time em um único lugar, mantendo as informações de desempenho de colaboradores atualizadas.

Com isso, a sua organização consegue oferecer um ambiente de trabalho que motive os colaboradores e dê espaço para que eles explorem suas capacidades, contribuindo para o crescimento da equipe e da empresa.

Sistema de treinamento e desenvolvimento de pessoal

Deixe um comentário