Home  ›  Gestão de Talentos  ›  Gestão de Recursos Humanos: exemplos de sucesso
Gestão de Talentos

Gestão de Recursos Humanos: exemplos de sucesso

Gestao de Recursos Humanos

A gestão de Recursos Humanos está mudando a passos largos e as grandes empresas oferecem exemplos interessantes de como atrair e reter os melhores talentos.

As empresas, ao desenvolverem sua estratégia de gestão de recursos humanos, precisam de alguns exemplos para perceberem como esta aumenta o talento nas empresas líderes. Além de implementá-las, elas podem inovar e desenvolver idéias diferentes.

É pertinente perguntar se as teorias sobre como reformular a gestão em recursos humanos servem para melhorar os indicadores-chave do negócio e se todas as empresas podem implementar tais medidas.

É essencial que as empresas tomem nota e aprendam exemplos de como as maiores multinacionais do mundo fazem gestão em RH. Além disso, explicamos como a tecnologia de software RH dá ao departamento uma vantagem extra para otimizar cada processo.

O que é a gestão de recursos humanos

A gestão de recursos humanos inclui todas aquelas tarefas focadas na gestão dos funcionários de uma empresa. Esta gestão, se realizada da maneira correta, permitirá à empresa aumentar seus lucros e produtividade, reduzir custos e, em suma, ser mais competitiva.

Mas um bom departamento de RH não só tem que identificar as necessidades da empresa, mas também as dos funcionários, individualmente e em conjunto. Isto inclui recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamento e implementação de políticas para melhorar o bem-estar dos funcionários.

Indícios de uma má gestão de Recursos Humanos

Nas empresas existem determinados indicadores que podem ser sinónimo de uma má gestão em RH.

Vejamos.

Rotação excessiva, sintoma de má gestão em RH

A rotação excessiva de pessoal é um destes exemplos. Deve ser feita uma distinção entre rotatividade, rotatividade entre vagas e fuga de talentos. Não é a mesma coisa para a empresa rescindir contratos de forma muito regular como para os funcionários saírem voluntariamente.

A rotatividade entre vagas é comum em tempos de crise e geralmente acontece quando o funcionário é forçado a mudar de emprego para permanecer na empresa, porque seu emprego desapareceu.

Será essencial perguntar por que os funcionários estão saindo, se eles estão sendo devidamente reconhecidos, se as políticas salariais e de trabalho são apropriadas, etc.

Prever a rotatividade do pessoal e tomar decisões estratégicas torna-se mais fácil com nosso software de pesquisa. Um programa automatizado para criá-los e receber os resultados com relatórios muito visuais e fáceis de interpretar.

tipos de pesquisas

Com os gráficos de rotação de pessoal incluídos em nosso software de relatórios de RH, você poderá saber exatamente em qual departamento houve mais mudanças na força de trabalho, se elas foram renovadas, se permaneceram na empresa, qual gerente ou chefe de seção contrata ou demite mais pessoas e uma infinidade de variáveis que lhe permitirá tomar decisões para ter uma equipe que funcione perfeitamente.

Relatório de rotatividade de pessoal

Incerteza = má gestão de recursos humanos

É essencial estabelecer objetivos, monitorar e avaliar aquelas tarefas que visam alcançá-los, a fim de realizar uma correta gestão de recursos humanos. Caso contrário, será criada uma sensação de incerteza quanto à utilidade do que está sendo feito. Isto terá um impacto na motivação do pessoal. O planejamento também é importante.

Este aspecto inclui também a incerteza sobre o desenvolvimento profissional do funcionário dentro da empresa. É importante que eles estejam cientes de sua formação e das opções futuras na organização. Desta forma, eles se sentirão mais comprometidos com o projeto.

Absenteísmo, um claro sintoma de inadequada gestão de RH

O absenteísmo é outro sintoma da má gestão de Recursos Humanos. Quando os trabalhadores se sentem estressados, o absenteísmo aumenta. Com as consequências que isso tem sobre a produtividade, especialmente nos casos em que acaba levando a uma licença por doença.

Queda na produtividade

O desempenho está diretamente relacionado com o que o funcionário sente dentro da empresa. Um empregado feliz é mais produtivo, enquanto um empregado estressado é o oposto.

Um clima de trabalho positivo – no qual não apenas as relações humanas, mas também questões como o ambiente físico e ambiental do indivíduo são valorizadas – é outro aspecto fundamental. O mesmo vale para a motivação.

Guia Feedback colaboradores

Falta de flexibilidade na gestão de recursos humanos

Cada vez mais trabalhadores valorizam as horas de trabalho flexíveis no local de trabalho. Muitos deles consideram essencial para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e priorizam este tipo de política em relação a outros, como o salário. A possibilidade de entrar em um intervalo de tempo, trabalhar em casa, etc., entrar na equação e, juntamente com as políticas de equilíbrio trabalho-vida, são igualmente importantes para aqueles que administram Recursos Humanos.

Para resolver todos estes problemas na gestão de Recursos Humanos, as empresas podem contar com a tecnologia de um sistema de Recursos Humanos. Chegou a hora da Transformação Digital.

Gestão de RH | 10 exemplos de sucesso

A melhor maneira de mostrar como deve ser a gestão de RH é com exemplos de empresas bem conhecidas e as ações que elas tomaram para alcançá-la.

Google, exemplo inovador em gestão de recursos humanos

O Google se destaca como uma das empresas mais bem avaliadas por seus próprios funcionários. As imagens dos funcionários jogando futebol de mesa ou dormindo em confortáveis poltronas durante o dia de trabalho certamente sugerem que o pessoal desfruta de condições excepcionais.

Mas como é possível para a empresa de Silicon Valley permanecer competitiva com um modelo de gestão tão flexível e aparentemente benevolente?

Em primeiro lugar, é importante distinguir entre flexibilidade horária e clemência. A gestão de recursos humanos do Google conta com o profissionalismo de seus funcionários, que são regularmente chamados perante os gerentes.

Enquanto o desempenho permanecer em níveis ótimos, os funcionários continuarão a desfrutar de suas condições de trabalho e de teletrabalho, pois a marca constatou que quanto melhores forem tratados, mais produtivos serão os funcionários. 

Também não se pode ignorar que os funcionários do Google passaram por um processo de seleção no qual sua compatibilidade com o modelo de gestão da empresa foi validada.

Newsletter Brasil

Marks & Spencer

A Marks & Spencer é uma das maiores cadeias de varejo do Reino Unido. Naturalmente, o marketing e os preços têm muito a ver com a popularidade da marca.

Entretanto, é um exemplo de gestão de RH, seu modelo de gestão de pessoas é o elemento que realmente distingue a M&S em um mercado com tantos concorrentes. 

A empresa britânica atribui grande importância às opiniões de seus funcionários e vem seguindo uma ambiciosa estratégia de pesquisa de funcionários há muitos anos. Todos os anos, a M&S coleta feedback sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo condições de trabalho, bem como questões de imagem e experiência do cliente.

Afinal de contas, são os funcionários que estão em contato permanente com os consumidores e, portanto, recebem suas impressões em primeira mão.

O software de pesquisa de funcionários simplifica a implementação dessas pesquisas, assim como a subsequente segmentação e análise dos dados. 

enps

As pesquisas podem ser programadas para serem enviadas aos funcionários regularmente e oferecem amplas opções de personalização, adaptando-se a qualquer necessidade ou modelo de gestão

Além disso, este canal de comunicação garante a confidencialidade das opiniões expressas, favorecendo uma maior sinceridade por parte do pessoal, pois é feito de forma anônima.

SOFTWARE DE PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONALRelatórios de satisfação ou de clima.

Twitter, exemplo de gestão de Recursos Humanos

Em meados do ano passado, alguns meios de comunicação social relataram um estudo que mediu a remuneração média dos trabalhadores em grandes empresas de tecnologia. 

O ranking, compilado pela Glassdoor, classificou o Twitter como a rede social que melhor pagava a seus funcionários (levando em conta a renda regular, comissões e outros bônus). Pode-se deduzir, portanto, que a grande capacidade da empresa americana de reter talentos se deve tanto à sua remuneração quanto às suas medidas salariais emocionais. 

Na realidade, o salário médio no Twitter não é tão diferente daquele pago por outras plataformas similares, tais como Facebook ou LinkedIn. O fator diferenciador é a extraordinária flexibilidade de trabalho oferecida pela rede social do pintassilgo azul.

Um dos lemas do departamento de RH é permitir a “coexistência trabalho/vida”. Além disso, a promoção dos valores corporativos e o forte apego dos funcionários a eles.

Banner impacto software rh funcoes

Rolls-Royce

A Rolls-Royce é uma das empresas de automóveis mais exclusivas do mercado e, como convém a um fabricante de luxo inglês, elegância e distinção são duas das qualidades que tendem a acompanhar seus modelos. 

Esta abordagem poderia levar a pensar que a marca britânica está vivendo no passado, no que diz respeito à gestão de Recursos Humanos. Nada poderia estar mais longe da verdade.

Para assegurar a continuidade da filosofia da empresa e facilitar a renovação geracional sem perturbar os negócios da marca, a Rolls-Royce implementou um plano inovador de recrutamento há alguns anos. Em vez de esperar pelo acúmulo de vagas, a empresa britânica prefere hoje treinar os profissionais que poderiam um dia fazer parte de sua força de trabalho

A Rolls-Royce tem um programa de treinamento e aprendizagem altamente especializado que traz alguns dos melhores estudantes britânicos entre 16 e 18 anos para a Rolls-Royce.

Mas e quanto aos funcionários de hoje, como eles atualizam seus conhecimentos e habilidades? A Rolls-Royce também implementou um programa de treinamento contínuo para seus funcionários, tirando proveito das possibilidades das novas tecnologias.

Esta é a lógica seguida pelo software de gestão de treinamento de RH da Bizneo, que facilita a autogestão do treinamento pelos funcionários e garante níveis mais altos de utilização do curso.

Sistema de capacitação profissional

FedEx Corporation

Nos anos 70, quando a maioria das grandes empresas ainda confiava em uma abordagem tradicional (e, portanto, passiva) da gestão de Recursos Humanos, a FedEx Corporation deu um passo adiante com a equação “People-Service-Profit”.

Segundo este mantra, se a empresa trata bem seus funcionários, eles tratarão bem seus clientes, o que sempre beneficia a marca. 

O caso da FedEx é bastante marcante porque a multinacional americana tem mais de 320.000 funcionários em todo o mundo. Graças à disponibilidade de canais de comunicação fluidos e seguros, o desenvolvimento de pesquisas de clima de trabalho e o feedback entre funcionários e gerentes.

Gerenciar uma mão-de-obra tão dispersa e fazer com que os funcionários se sintam valorizados e ouvidos pela empresa seria hoje impossível sem a digitalização da gestão de RH.

Nesse sentido, um portal de recursos humanos permite que funcionários e líderes de equipe acessem suas informações pessoais a qualquer hora e em qualquer lugar.

Portal de RH

Para emular o feedback que é tão importante na FedEx, a ferramenta de RH permite enviar comunicações e documentos aos gerentes, receber notificações e avisos da empresa, e solicitar licenças, férias ou outros tipos de licenças.

Heineken, exemplo de gestão de recursos humanos a partir da seleção

Em 2019, a Forbes incluiu a Heineken em seu ranking das 50 melhores empresas para se trabalhar na Espanha. Ao mesmo tempo, a marca holandesa foi reconhecida naquele mesmo ano com o selo Top Employer, que a credencia como uma empresa de referência em termos de gestão de Recursos Humanos. Tanto que há dois anos 91% de seus funcionários recomendaram a outros profissionais que se juntassem ao projeto da cervejaria.

Juntamente com boas condições salariais e certas instalações favoráveis à família, a Heineken alcançou altas taxas de retenção de talentos graças a seus planos de carreira. 

O software de avaliação de desempenho é uma ferramenta útil para medir o desempenho dos funcionários, incentivando o esforço e criando planos de carreira que ajudam a reter os melhores trabalhadores. 

Avaliação de desempenho por competências

Os funcionários da Heineken sabem que se trabalharem duro e cumprirem ou excederem seus objetivos, eles têm a oportunidade de se candidatar a uma posição de maior responsabilidade dentro da marca. Desta forma, a ambição profissional é encorajada enquanto se cria uma cultura corporativa que é altamente apreciada pelo pessoal.

Por outro lado, os gerentes e departamentos de RH podem usar o software de avaliação para detectar lacunas de treinamento e enviar feedback mais abrangente aos funcionários. Tudo isso sem ser tendencioso ao avaliar o trabalho dos profissionais.

Sistema de avaliação de desempenho

AMX, um bom exemplo de gestão de RH

Embora talvez não seja bem conhecida do público não tecnológico, a AMX é um dos maiores fabricantes de dispositivos de controle audiovisual (embora pertença ao grupo Samsung Electronics). O DNA da empresa assenta na inovação e a gestão de pessoal não poderia ser deixada de fora desta filosofia. A AMX é famosa por seu conceito de “espaço de trabalho aberto”.

A “área de trabalho aberta” envolve a integração de todos os níveis da escada de gestão da empresa no mesmo espaço físico. Por exemplo, o gerente de vendas da empresa pode estar trabalhando a uma curta distância de um web designer que acaba de ingressar na empresa. 

A lógica por trás deste sistema é que, como o principal ativo da marca é o conhecimento, este deve ser compartilhado em todas as esferas do negócio. Além disso, a marca organiza regularmente dias abertos e cuida para facilitar o primeiro dia de trabalho para os novos funcionários.

Ford

No início do século XX, o empresário industrial Henry Ford concebeu um novo sistema de produção em massa, linha de produção em massa, o Fordismo. Este esquema promoveu a divisão do trabalho e o controle exaustivo dos horários de trabalho, entre outras variáveis. Evidentemente, o tempo não passou em vão e o atual modelo de gestão de mão-de-obra da Ford tem pouca semelhança com o que tinha em suas origens.

É verdade que tanto as exigências quanto a disciplina que têm caracterizado historicamente a marca são mantidas. Entretanto, os funcionários sabem que têm múltiplas oportunidades de promoção, o que resulta em maiores níveis de motivação de trabalho e, portanto, de produtividade. 

A Ford também está ciente da importância de não desperdiçar os dados gerados pelos funcionários em seu trabalho diário. Com estas informações, melhores decisões podem ser tomadas e mudanças de mercado podem ser antecipadas em uma indústria altamente contestada. 

Os relatórios de RH permitem medir o impacto sobre os funcionários de quaisquer decisões tomadas pela empresa e identificar os pontos fortes e fracos do negócio de forma mais rápida e precisa. 

Relatório de turnover de funcionários

Este programa facilita a produção de estatísticas e relatórios, com diferentes opções de segmentação de dados e reduzindo significativamente o tempo necessário para compilar as informações. Toda esta documentação pode ser trocada entre pessoas autorizadas com a máxima segurança.

LinkedIn, por que todos querem trabalhar aqui?

Como é o caso do Twitter, o LinkedIn não se caracteriza exatamente por uma abordagem convencional de gestão do trabalho. A taxa de rotatividade de pessoal é de apenas 8% e quase dois em cada dez funcionários são, em algum momento, promovidos a mais altos cargos. 

Ao mesmo tempo, Glassdoor, a agência mencionada acima, classificou a LinkedIn em 12º lugar no ranking das 100 melhores empresas para se trabalhar em 2020. As razões? Seu investimento em funcionários (treinamento e instalações) e sua política de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Sob o lema “trabalhar duro, jogar duro”, o LinkedIn organiza celebrações regulares para o pessoal, com dias temáticos de todos os tipos e uma boa dose de música e entretenimento em suas próprias instalações. É claro que, de antemão, o pessoal demonstrou que leva seu trabalho a sério e que é capaz de manter ou melhorar os resultados comerciais. 

Obviamente, este exemplo de gestão de RH exige que todos os funcionários estejam fortemente comprometidos com a marca e sejam capazes de trabalhar sob condições tão benevolentes, porém exigentes. Portanto, é essencial que a organização tenha cuidado em seu processo de recrutamento para excluir candidatos que não se enquadrem em sua filosofia corporativa.

Test de Compétences

Ter um software de recrutamento agiliza a busca e seleção de mais de 200 fontes de recrutamento para atrair os melhores talentos. 

DOWNLOAD GRATUITO: MODELO DE RECRUTAMENTO EM EXCELProjeto simples para gerenciar um processo de seleção simples e de baixo volume.

Unilever

O nome Unilever pode não significar muito para a maioria dos leitores, mas enumeramos algumas das muitas marcas que compõem este grupo (Frigo, Flora, Knorr, Hellmann’s, Ligeresa, TRESemmé, Timotei, Axe/Lynx, Rexona, Dove…) e o reconhecimento é imediato. 

A holding anglo-holandesa está convencida da necessidade de avançar em direção à transformação digital dos negócios e dá o exemplo na gestão de RH. 

As marcas que compõem a Unilever estão em grande parte comprometidas com um modelo de gestão de competência de funcionários. Assim, os funcionários da empresa não são designados para um trabalho específico, mas agrupados de acordo com suas habilidades e conhecimentos

Neste esquema, o trabalho dos funcionários é otimizado o máximo possível, pois eles preferem trabalhar em tarefas para as quais são altamente qualificados.

Este modelo facilita a promoção interna, permite a criação de planos de carreira que retêm os melhores talentos e ajuda a construir uma cultura corporativa compartilhada por todas as partes.

Sistema de RH

Deixe um comentário