Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Fontes de recrutamento, chave na busca de candidatos
Recrutamento e seleção

Fontes de recrutamento, chave na busca de candidatos

fontes de recrutamento

Contar com diversas fontes de recrutamento é essencial para encontrar os candidatos mais adequados para a empresa.

Encontrar o talento mais adequado para cada empresa é uma tarefa dos Recursos Humanos que nem sempre é fácil e que envolve escolher as fontes de recrutamento mais adequadas para divulgar as ofertas de emprego.

No post de hoje, vamos mostrar como você pode escolher as melhores bases de candidatos com um software de recrutamento.

Tipos de fontes de recrutamento

As referências de funcionários são uma das fontes mais relevantes para se encontrar funcionários. Mas esse é apenas um dos modelos disponíveis. 

Como sabemos, existem dois tipos básicos de recrutamento de pessoal: o recrutamento externo – que busca talentos fora da empresa – e o recrutamento interno – que tenta encontrá-lo dentro dela. Diferentes fontes são usadas para cada um deles:

Tipos de recrutamento | Como saber qual escolher?
Externo, interno, misto, social… Qual E o melhor para cada caso?

Fontes de Recrutamento Externas

As fontes externas de recrutamento são aquelas que não pertencem à empresa, como redes de emprego online, outras organizações terceirizadas e também headhunting.

Vantagens de fontes externas de recrutamento

Suas principais vantagens são:

  • Ter acesso a uma enorme quantidade de talentos
  • Economizar no treinamento
  • Promover a competitividade e a diversidade
  • Incorporar novas ideias, ferramentas e técnicas de recrutamento e seleção.

No entanto, é importante saber quais são as fontes de recrutamento disponíveis para garantir um processo de qualidade.

9 fontes externas de recrutamento de pessoal

  1. Portais de emprego: quanto maior a qualidade do portal de emprego, melhor o processo de recrutamento.
  2. Redes sociais: que também permitem agregar valor à marca. 
  3. Eventos: especializados no setor. Essa é uma forma muito eficiente de garantir que o candidato está focado no que a empresa procura e no seu respectivo setor de atuação. 
  4. Quadros de empregos: universidades e escolas geralmente têm quadros de empregos onde os alunos se registram. Esta é uma fonte interessante para recrutar pessoas que estão começando no mercado de trabalho. 
  5. Feiras de emprego: esta é uma opção muito interessante para selecionar talentos e atrair perfis mais específicos.
  6. Página de emprego da empresa: em que a organização pode expor as ofertas abertas e os valores organizacionais.
  7. Blog corporativo: com o mesmo objetivo e formato do ponto anterior. 
  8. Conteúdo multimídia: vídeos no YouTube ou similares que mostram os aspectos positivos de trabalhar na empresa, por exemplo.
  9. Agências de colocação: que pode ajudar a empresa em alguns casos específicos, principalmente se o processo de contratação tiver que ser rápido.

Fontes de Recrutamento Interno

O recrutamento interno consiste no preenchimento de uma vaga por meio da realocação de um funcionário que já pertence à empresa. Por isso, realizar o processo seletivo internamente pode ser muito positivo para a organização.

Isso inclui a recomendação de pessoas por outros funcionários que já trabalham na empresa. 

Caso a empresa finalmente decida realizar o processo seletivo internamente, existem várias fontes para encontrar o candidato ideal para o novo cargo:

Banco de dados de funcionários

Quando falamos de banco de dados de candidatos como uma das fontes de recrutamento interno, nos referimos a dois tipos de perfis: aqueles que já fazem parte da organização e outros que passaram por ela mas acabaram não sendo integrados por diferentes motivos. É o caso, por exemplo, dos candidatos que chegaram ao final de um processo seletivo. 

Banco de talentos ou candidatos

Em relação ao banco de dados de funcionários, é conveniente ter essas informações armazenadas e atualizadas. Ou seja, ter um histórico dos dados dos candidatos e funcionários. Infelizmente, existem muitas empresas que ainda não possuem um sistema que permita centralizar todas essas informações.

O software de recrutamento e seleção se apresenta como uma excelente solução, pois mantém um arquivo atualizado e centralizado de colaboradores, atende às normas de segurança e proteção de dados, permite automatizar tarefas de gestão de pessoal, consultar os dados em um só lugar e acessar o histórico de interações.

Além disso, é facilmente integrado a outros softwares de RH e é uma plataforma de recrutamento e seleção amigável e responsiva, acessível de qualquer lugar.

sistema de recrutamento e seleçao

Base de dados de ex-candidatos

Essa funcionalidade se refere à busca por candidatos que não estão no quadro de funcionários, mas inclue-se no banco de dados da empresa, seja porque um dia mostraram interesse em trabalhar na empresa ou porque participaram de outro processo seletivo.

Para construir um banco de dados, é importante compilar adequadamente o número de currículos que chegaram até a empresa, cumprindo a legislação vigente.

Assim, o software de recrutamento interno permite tanto a análise das candidaturas armazenadas, como a gestão de um processo interno, contando com o talento que já existe na organização. A ferramenta também ajuda na criação de fluxos de aprovação para que os gerentes aprovem ou rejeitem solicitações de funcionários da empresa.

Sistema de recrutamento e seleção

Estagiários como fontes de recrutamento interno

Os estagiários são um grande ativo para a empresa, porque eles trabalham arduamente para provar o seu valor e as suas competências. Mas eles também podem escolher as empresas para trabalhar com base nos valores organizacionais.

As empresas devem levar os estagiários em consideração nesses processos de recrutamento para identificar talentos e não deixá-los escapar.

Divulgação da vaga por meio de diferentes canais

Hoje, a comunicação das empresas com seus funcionários pode ser feita por e-mail e essa é uma ferramenta interessante para divulgar novas vagas de trabalho na empresa para que os funcionários interessados ​​participem do processo, facilitando o trabalho dos Recursos Humanos. Mas outros canais podem e devem ser utilizados nessa comunicação também. 

Software de recrutamento e seleção com killer questions

Programas de referência para recrutamento interno

O programa de indicação consiste em solicitar aos trabalhadores da empresa que recomendem uma pessoa qualificada para ocupar um novo cargo.

Os candidatos selecionados desta forma são mais adequados porque conhecem antecipadamente os valores da empresa e como ela funciona. Além disso, eles se esforçarão mais para não decepcionar a pessoa que os recomendou, sendo mais produtivos. 

O nosso software de Recursos Humanos ajuda a criar facilmente processos internos de recomendação, trazendo um excelente retorno sobre o investimento para a empresa.

Recrutamento por indicação

Recontratação como fonte de recrutamento interno

Às vezes, as empresas são obrigadas a demitir trabalhadores porque aquela posição específica não é mais necessária ou porque a demanda diminuiu e elas não precisam ter tantos funcionários contratados.

Isso não significa que a organização estava descontente com o funcionário. Por isso, quando surge novamente uma necessidade dentro da empresa, é aconselhável recorrer à recontratação. Afinal, o gestor já sabe que o funcionário trabalha corretamente, conhece os processos e está relacionado aos valores da entidade.

Ferramentas de recrutamento e seleção que todo recrutador deve usar
7 ferramentas essenciais para sua empresa

Planos de crescimento, ferramenta de recrutamento interno

Se a empresa estiver comprometida com o crescimento profissional de seus colaboradores e utilizar ferramentas de avaliação de desempenho e treinamento para promovê-lo, obterá informações muito valiosas sobre qual profissional se encaixa melhor em um novo cargo.

Matriz de talento

Vantagens e Desvantagens das Fontes de Recrutamento Interno

Vantagens do recrutamento interno

  • O recrutamento interno motiva os colaboradores, aumentando sua eficácia e engajamento ao ver que seu talento está sendo reconhecido.
  • Não requer um processo de adaptação (pelo menos tão rigoroso ou específico) do funcionário à empresa ou seus valores porque o colaborador já está familiarizado com os processos.
  • Evita a fuga de cérebros, permitindo que sua equipe cresça profissionalmente dentro da empresa.
  • O recrutamento interno salva a empresa porque ela não precisa passar por um processo de recrutamento externo e começar do zero.
  • A empresa pode investir em outros treinamentos específicos para os funcionários.
  • O recrutamento interno fortalece os planos de carreira e promoções dos colaboradores.

Desvantagens do Recrutamento Interno

Como em todos os processos, ao realizar um processo de recrutamento interno, existem aspectos negativos que a empresa deve avaliar:

  • Limitação na escolha de alguém mais qualificado para o cargo, pois ao restringir o processo seletivo ao pessoal da empresa, fecha-se a oportunidade de encontrar novos talentos fora.
  • A empresa pode estagnar. Assim, o recrutamento interno perde a oportunidade de incorporar novos talentos com ideias inovadoras. Às vezes, os colaboradores estão tão familiarizados com os processos que perdem o frescor e a capacidade de se reinventar.
  • O recrutamento interno pode causar rivalidade entre os trabalhadores ou desconforto se o processo não for cuidado.
  • Se o trabalhador não atender às expectativas do novo cargo, é muito difícil para a empresa realocá-lo no cargo anterior, então, corre-se o risco de perder um bom profissional em outra área.

Fluxos de comunicação em fontes de recrutamento internas e externas

Independentemente da fonte de recrutamento utilizada, interna ou externa, é relevante gerar mecanismos para que a comunicação entre as pessoas seja ágil e clara.

Cartas para RH

Ter modelos de comunicação irá ajudar a empresa a agilizar processos. Com um software de recrutamento, você tem acesso a mensagens automatizadas explicando em que fase o candidato está, contato direto e simples para agendamento de entrevistas ou testes, entre outros. 

Chatbot para recrutamento de pessoas

A importância de escolher bem as fontes de recrutamento

Para encontrar os candidatos ideais, é necessário escolher bem as fontes de recrutamento. A questão se agrava quando se trata de uma empresa de médio ou grande porte, com mais de 30 processos seletivos por ano.

Para atender às nossas necessidades e a esse volume de recrutamento de talentos, é preciso divulgar as ofertas ao máximo e no maior número de canais e portais. Nesse cenário, o software de recrutamento e seleção pode ser de grande ajuda. Essa ferramenta permite, por exemplo, acessar mais de 200 fontes de recrutamento de forma automatizada, sem precisar postar a oferta em cada portal, universidade, agregador, escola de negócios e etc.

Software de recrutamento e seleção de pessoas


Ao gerir todo o processo a partir de uma mesma ferramenta de recrutamento e seleção, a empresa otimiza o processo de divulgação das ofertas de emprego. E isso, sem dúvida, ajuda a supervisionar e monitorar o retorno sobre o investimento do processo de recrutamento. O sistema de recrutamento contribui para acabar com os processos repetitivos e manuais e automatizar e otimizar todas as etapas de recrutamento.

Software de recrutamento e seleção

Deixe um comentário