Home  ›  Recrutamento e seleção  ›  Descrição de cargo | O que é + modelo grátis
Recrutamento e seleção

Descrição de cargo | O que é + modelo grátis

descrição de cargo

Neste artigo te explicamos o que é, para que serve e como se redige uma descrição de cargo de sucesso. Confira agora mesmo!

Uma boa descrição de cargo possui dois objetivos: transmitir de forma clara os requisitos do posto de trabalho oferecido e atrair os candidatos mais adequados para o desempenho da função.

Sem dúvida, definir os cargos de uma empresa não é uma tarefa simples. Por isso, antes de publicar uma vaga de emprego é importante que você aprenda como escrevê-la de forma tão clara e objetiva. Saiba como fazer descrição de funções agora mesmo!

O que é a descrição de cargo?

Antes de mais nada, a descrição de cargo em uma empresa (também conhecida como job description em termos anglo-saxões) é uma ferramenta de Recursos Humanos.

Além disso, a descrição de cargos é uma prática que consiste em colocar no papel (por escrito) as funções e responsabilidades que compõem cada um dos postos de trabalho incluídos no profissiograma, detalhando:

  • A missão e o objetivo que perseguem de acordo com a estratégia da empresa.
  • Os conhecimentos, as qualidades pessoais, as características, as habilidades e as atitudes com as quais deverão contribuir as pessoas que venham a ocupar o cargo.
Tudo o que você precisa saber sobre recrutamento e seleção de pessoas
Como isso ajuda na supervisão e motivação de seus funcionários

A triagem curricular do ATS permite graças à tecnologia analisar os currículos dos candidatos do processo e verificar quais se enquadram na empresa, e quais não se enquadram. A triagem ainda é responsável por selecionar os maiores talentos com técnicas de exclusão, como Killer Questions.

Sistema de recrutamento e seleção

Nosso ATS possui a funcionalidade perfeita para escolher o candidato ideal: os scorecards. São estabelecidas as competências que o posto de trabalho necessita, e se analisa se o candidato cumpre ou não com os requisitos.

Seja com killer questions, testes psicométricos ou após a entrevista, os currículos são selecionados para capturar os talentos diferenciados.

Ferramenta scorecards

Por que a descrição de cargo é tão importante?

Se feita corretamente, a descrição de cargo promove benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores:

  • Funciona como guia para o recrutamento e a seleção de pessoal.
  • Permite definir vencimentos e salários de forma mais justa e equilibrada.
  • Permite definir planos de remuneração e incentivos aos empregados.
  • Proporciona clareza ao trabalhador em relação às exigências do cargo.
  • Serve como uma base para uma avaliação de desempenho.
  • Facilita a implementação de planos de carreira na empresa.
  • Maximiza a produtividade dos trabalhadores.

Caso seja utilizado o ATS (applicant tracking system) durante o processo de recrutamento, você poderá escanear os currículos em busca de palavras-chave. Ademais, as killer questions viabilizam a exclusão de perfis que não interessam à empresa. Somente os talentos que se encaixam na organização passarão para a próxima etapa.

Software de recrutamento ATS con multiposting

Considerações para a descrição e análise de cargos

Os processos de descrição de funções deveriam estar na base de qualquer ideia ou iniciativa empresarial. Logo, se queremos favorecer a atração, a retenção e o comprometimento de pessoas com talento, devemos começar com uma preparação correta de nossos processos de recrutamento e seleção.

Antes de publicar uma vaga de emprego, será necessário:

  • Determinar os objetivos que a companhia possui (abrir novos postos, estimar a remuneração de um determinado cargo, melhorar a marca empregadora, entre outros).
  • Escolher o modelo de análise de cargo mais adequado para a ocasião. Os modelos mais conhecidos são o profissiograma por fatores (descrição de trabalho baseada nas características que a organização está buscando nos candidatos) e o profissiograma por competências (descrição baseada nas competências e nos conhecimentos que o candidato possui).
  • Realizar uma análise dos postos de trabalho através de um processo sistemático de coleta de informação sobre as obrigações, responsabilidades e tarefas de cada cargo.
  • Elaborar uma descrição de cargos sintetizando toda a informação adquirida durante o processo de análise dos cargos. Sem dúvida, para evitar confusões, é indispensável que isso seja feito por escrito.
AS 10 ETAPAS ESSENCIAIS DA SELEÇÃO DE PESSOAS
Descubra como encontrar o talento ideal para a sua empresa.

Nosso software de RH integra uma solução de triagem e seleciona automaticamente os melhores candidatos com base no modo que se encaixam na descrição do trabalho.

Provas psicométricas de seleção de pessoal

Assim, através de provas e testes psicométricos se pode analisar em que competências se encaixa mais e, principalmente, em quais daquelas marcadas como “chaves” para o cargo o candidato atende ao cenário estabelecido.

Provas psicometricas

Ou seja, um candidato pode tirar uma nota ruim em alguma avaliação, e ainda assim ser o mais preparado para a vaga, uma vez que se destaca nas competências necessárias.

Esta ferramenta é altamente confiável quando se trata de analisar o desenvolvimento do potencial do trabalhador. Pois ela consegue estimar com precisão em quais competências cada candidato se destaca.

Software de recrutamento e seleção com TESTS PSICOMÉTRICOS Capte talento com um sistema que seleciona os candidatos de forma objetiva

Como fazer descrição de cargo| 9 elementos-chave

A descrição de cargos e funções em uma empresa é um processo ordenado e sistemático que deve considerar os seguintes elementos:

  • Objetivos do cargo: qual papel desempenha e quais objetivos há na organização.
  • Organograma de localização do cargo: onde se representa graficamente a localização do cargo em nível superior e inferior de sua escala.
  • Tarefas associadas: quais tarefas são realizadas, com qual frequência e quanto tempo é necessário para completar cada uma.
  • Relações internas: com quais outros departamentos o empregado se relaciona e com que frequência. Para determinar esse ponto é necessário conhecer detalhadamente todos os postos de uma empresa e sua relação recíproca.
  • Mobilidade: viagens e traslados necessários, especificando a frequência e duração dos mesmos.
  • Condições ambientais: em quais condições ambientais o trabalho é realizado (é importante, especialmente, quando as condições podem ser adversas ao trabalhador. Por exemplo, nas situações em que o trabalho é desempenhado num ambiente ruidoso).
  • Riscos: risco de acidentes de trabalho que coloquem em perigo o trabalhador e/ou as pessoas externas à organização.
  • Jornada de trabalho: horário de trabalho, possibilidade de trabalho noturno e/ou aos finais de semana, bem como limitações no gozo das férias anuais.
  • Faixa salarial: remuneração por cargo – determinada por uma série de fatores como o grau de responsabilidade, o número de pessoas responsáveis, dificuldades concernentes à posição, formação e experiência necessária, entre outros.

Como elaborar a estrutura de uma descrição de funções?

Ainda que a estrutura das descrições de cargo seja flexível e possa se adaptar às necessidades de sua empresa, estes são os principais pontos que não devem faltar:

  • Nome do cargo ou job title: define o trabalho e não costuma conter mais de uma ou duas palavras. É importante que o título “venda” a posição de maneira efetiva.
  • Descrição de cargo ou job description: descreve o posto de trabalho oferecido (missão, funções, tarefas e responsabilidades associadas ao cargo).
  • Nível do cargo: especifica a posição que um cargo ocupa na estrutura hierárquica de uma organização.
  • Departamento: descreve o departamento ao qual pertence a praça ou o posto de trabalho.
  • Supervisor e supervisionados: indica quem são o supervisor e os subordinados diretos.
  • Jornada de trabalho: horários, turnos e férias.
  • Local de trabalho e eventuais condições ambientais adversas.
  • Formação exigida: detalha a formação acadêmica que o candidato ideal deve possuir.
  • Experiência profissional anterior: detalha o tipo de trajetória profissional exigida.
  • Competências e habilidades: especifica as habilidades e qualidades pessoais que o candidato ideal deve possuir. Incluem: nível de idiomas, conhecimentos de informática, certificados e habilitações.
  • Requisitos extras: por último, logicamente, define requisitos específicos do cargo como ter veículo próprio, a idade do candidato, características físicas, entre outros.
  • Salário e outros benefícios.

Modelo de descrição de cargo grátis

Baixe um modelo de descrição de cargo gratuito para ter uma lista abrangente de tarefas e habilidades necessárias para cada posição. Você pode então facilmente comparar se o novo candidato ou funcionário atende às suas expectativas. O Excel é recomendado apenas para alguns poucos trabalhadores ou empresas que estão apenas começando sua digitalização.

Para empresas com um grande número de funcionários, recomenda-se o uso de software de RH que aperfeiçoa tanto a redação e descrição do cargo quanto sua avaliação futura com relação às expectativas do cargo. Ele cumpre ou não cumpre as expectativas? Ele precisa de treinamento?

definição e descrição do cargo de trabalho

Agora que você já sabe como criar uma descrição de cargo eficiente, compartilhe este conteúdo com colegas da área que também precisam dessa informação!

ATS de recrutamento e seleção com multiposting

Deixe um comentário